A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA 1896 – Nasce Lev Semmenovick Vygotsky; 1934 – Morre de Tuberculose; 1962 – Publicação do livro Pensamento e Linguagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA 1896 – Nasce Lev Semmenovick Vygotsky; 1934 – Morre de Tuberculose; 1962 – Publicação do livro Pensamento e Linguagem."— Transcrição da apresentação:

1 A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA 1896 – Nasce Lev Semmenovick Vygotsky; 1934 – Morre de Tuberculose; 1962 – Publicação do livro Pensamento e Linguagem nos Estados Unidos; 1984 – Publicação da Coletânea A Formação Social da Mente no Brasil; 1987 – Publicação de Pensamento e Linguagem no Brasil;

2 O momento histórico vivido por Vygotsky, na Rússia Pós-Revolução, contribuiu para explicar os mecanismos cerebrais subjacentes ao funcionamento psicológico, como o desenvolvimento do individuo e da espécie humana, ao longo de um processo sócio- histórico. Foco da pesquisa: Funções psicológicas superiores ( percepção, atenção e memória)

3 A discussão do pensamento de Vygotsky na área da educação e da psicologia nos remete a uma reflexão sobre as relações entre ele e Piaget. Nasceram no mesmo ano, 1986, mas Vygotsky teve uma vida muito curta: Piaget faleceu quase cinqüenta anos depois de Vygotsky. Vygottsky chegou a ler e discutir, em seus textos, os dois primeiros trabalhos de Piaget ( A linguagem e o pensamento da criança, de 1923), e O raciocínio na criança, de 1924). Piaget por outro lado só foi tomar conhecimento da obra de Vygotsky aproximadamente 25 anos depois de sua morte, tendo escrito o texto “Comentários sobre as observações críticas de Vygotsky”, como apêndice à edição norte americana de 1962 do livro Pensamento e Linguagem, de Vygotsky.

4 Vygotsky – base epistemológica = materialismo histórico e dialético (Marx e Engel) Via no materialismo histórico e dialético de Engels uma fonte importante para suas próprias elaborações teóricas.O homem é um ser histórico, que se constrói através de suas relações com o mundo natural e social. O processo de trabalho (transformação da natureza) é processo privilegiado nessas relações homem/mundo. A sociedade humana é uma totalidade em constante transformação. As transformações qualitativas ocorrem por meio da chamada “síntese dialético” onde a partir de elementos presentes numa determinada situação, fenômenos novos emergem. Essa é exatamente a concepção de síntese utilizada por Vygotsky ao longo de sua obra.

5 As idéias de Vygotsky sobre a escrita tem pontos em comum com a teoria de Emília Ferreiro e seus colaboradores a partir dos anos 70. - é a consideração da escrita como um sistema de representação da realidade, e do processo de alfabetização como domínio progressivo desse sistema ( que começa muito antes do processo escolar de alfabetização.) Vygotsky tem uma abordagem genética da escrita: preocupa-se com o processo de sua aquisição o qual se inicia antes da entrada na escola e se estende por muitos anos. Para compreender o desenvolvimento da escrita na criança é necessário estudar o que ele chama de “ a pré-história da linguagem escrita”, isto é, o que se passa com a criança antes de ser submetida a processos deliberados de alfabetização.

6 A principal condição necessária para que uma criança seja capaz de compreender adequadamente o funcionamento da língua escrita é: que ela descubra que a Língua Escrita é um sistema de signos que não tem significados em si; - Os signos representam outra realidade, isto é, o que se escreve tem uma função instrumental, funciona como um suporte para a memória e a transmissão de idéias e conceitos.

7 DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA NA CRIANÇA SEGUNDO VYGOTSKY E LÚRIA: Alexander Romanovich Luria (1929) = colaborador de Vygotsky que desenvolveu o estudo experimental sobre o desenvolvimento da escrita “A história da escrita na criança começa muito antes de um professor colocar um lápis em sua mão e começar a lhe ensinar o desenvolvimento das letras” (Luria, 1929) Solicitava as crianças que não sabia ler e escrever que memorizassem uma série de sentenças faladas por ele.

8 MARCAS TOPOGRÁFICAS = trabalha com marcas diferentes em sua escrita que podem ser relacionadas com o conhecimento do material a ser memorizado – descobriu a natureza instrumental da escrita. Depois passa a utilizar representação pictográfica = desenhos – são utilizados como instrumentos, como signos mediados que representam conteúdos determinados. Passa para a escrita simbólica, inventando formas de representar informação difíceis de serem desenhadas – exemplo: um círculo escuro para representar a noite. Este é um processo que envolve o contexto em que a criança vive. EX: a criança pode assimilar bem cedo a diferença entre desenhar e escrever e não chega a utilizar a representação pictográfica por não aceitá-la como escrita. O percurso sofrerá variação conforme a experiência concreta das crianças.

9 A aquisição da língua escrita, para Vygotsky é a aquisição de um sistema simbólico de representação da realidade, também contribui para esse processo o desenvolvimento dos gestos, dos desenhos, e do brinquedo simbólico, pois são também de caráter representativo, isto é, utilizam-se de signos para representar significados.

10 “(...) desenhar e brincar deveriam ser estágios preparatórios ao desenvolvimento da linguagem escrita das crianças. Os educadores devem organizar todas estas ações e todo complexo processo de transição de um tipo de linguagem escrita para outro. Deve acompanhar esse processo através de seus momentos críticos, até o ponto da descoberta de que se pode desenhar não somente objetos, mas também a fala.” “o que se deve fazer é ensinar as crianças a linguagem escrita e não apenas a escrita de letras.”

11 “Na verdade, o segredo do ensino da linguagem escrita é preparar e organizar adequadamente essa transição natural. Uma vez que ela é atingida, a criança passa a dominar o princípio da linguagem escrita, e resta então, simplesmente aperfeiçoar esse método.” Um conceito central para a compreensão das concepções Vygotskyanas sobre o funcionamento psicológico é o conceito de mediação.


Carregar ppt "A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA 1896 – Nasce Lev Semmenovick Vygotsky; 1934 – Morre de Tuberculose; 1962 – Publicação do livro Pensamento e Linguagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google