A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROPRIEDADES FÍSICAS DA ÁGUA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROPRIEDADES FÍSICAS DA ÁGUA"— Transcrição da apresentação:

1 PROPRIEDADES FÍSICAS DA ÁGUA buemo5@unifebe.edu.br

2 Propriedades físicas da água Os efeitos terapêuticos e fisiológicos da água são espantosamente amplos. Esta circunstância é resultado de uma notável série de efeitos relacionados a forças físicas atuando sobre o organismo dentro da água (RUOTI, 2000).

3 Todo movimento nos desportos é influenciado pelo fluído em que ocorre.

4 Na água, a habilidade de um corpo é importante na maioria dos exercícios aquáticos, fazendo com que o indivíduo diminua seu peso hidrostático e conseqüentemente as forças compressivas que diminuem o estresse nas articulações (KRUEL, 1994). A fim de compreender os princípios das atividades desenvolvidas em meio líquido, é necessário adquirir conhecimento acerca das propriedades físicas da água.

5 1 Densidade A densidade (D) é a denominação que recebe a relação entre massa (m) e unidade de volume (v) de uma substância, que se dá pela seguinte fórmula: D=m/v (SKINNER & THOMPSON, 1985).

6 A densidade do ar é de proximadamente 1,2 kg.m3. (McGINNIS, 2000). A água pura tem uma densidade de 1000 kg.m3. (a 4 ºC), sendo que a do corpo humano é ligeiramente menor com uma média de 974 kg.m3.

7 Conseqüente mente, o corpo humano desloca um volume de água que pesa ligeiramente mais do que o corpo, forçando o corpo para cima por uma força igual ao volume de água deslocado (RUOTI, 2000).

8 2 Flutuação: É a força experimentada como empuxo para cima que atua em sentido oposto ao da força da gravidade.(SKINNER & THOMPSON, 1985).

9 Esse princípio, descoberto por Arquimedes, é a razão pela qual flutuamos e onde a água pode ser usada com vantagens em indivíduos que exigem ausência de sobrecarga de peso (RUOTI, 2000).

10 3 Viscosidade Segundo Skinner e Thompson (1985), viscosidade seria o tipo de atrito que ocorre entre as moléculas de um líquido e que causa resistência ao movimento debaixo da água em qualquer direção, provocando uma turbulência maior ou menor de acordo com a velocidade que executamos o movimento.

11 Se a temperatura aumenta, a viscosidade diminui, porque as moléculas ficam mais separadas. A viscosidade do ar é menor do que a da água. Portanto, pode- se notar uma maior resistência no trabalho na piscina do que em terra (MIYOSHI et al., 2004).

12 4 Pressão hidrostática A pressão é definida como força por unidade de área, em que a força por convenção é suposta atuando perpendicularmente à área de superfície (RUOTI, 2000). Os líquidos exercem pressão em todas as direções. Se uma pressão desigual estiver sendo exercida, o ponto se moveria até que as pressões fossem equilibradas sobre ele. A pressão de um líquido aumenta com a profundidade e é diretamente relacionada à densidade do líquido (RUOTI, 2000). Arborelius et al. (1972) cita que a pressão hidrostática é um dos principais fatores a influenciar os parâmetros fisiológicos durante a imersão em meio líquido, conduzindo a vários ajustes cardiovasculares.

13

14 5 Temperatura da água A natureza térmica do meio ambiente é de fundamental importância porque a regulação térmica humana depende da manutenção do balanço entre a produção e perda de calor metabólico. (COSTILL et al., 1967). Isso ocorre porque a temperatura corporal reflete um equilíbrio meticuloso entre a produção e a perda de calor, que é regulada e mantida em níveis normais pelo centro termorregulador. (WILMORE & COSTILL, 2001). Durante o exercício, a regulação da temperatura corporal na água é diferente da terra, visto que a evaporação, que é a forma principal de dissipação de calor na terra, não ocorre na água. Em contrapartida, sua perda ou seu ganho através da convecção e condução é muito maior na água que em ambientes terrestre. (Nielsen apud FUJISHIMA et al., 2001).


Carregar ppt "PROPRIEDADES FÍSICAS DA ÁGUA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google