A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Propriedades físicas da água

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Propriedades físicas da água"— Transcrição da apresentação:

1 Propriedades físicas da água

2 MASSA É a quantidade de matéria que ela compreende. DENSIDADE A densidade de uma substância é a relação entre sua massa e seu volume d = massa unidade: Kg/m3 ou g/cm3 volume

3 DENSIDADE RELATIVA (gravidade específica)
Relação entre a massa de um dado volume da substância e a massa do mesmo volume de água dr água = 1 um corpo com densidade relativa < flutuará um corpo com densidade relativa > afundará na água Exemplo: obesidade ? magro ? Osteoporose? espasticidade ? aumento da tensão muscular =?

4 Flutuação - (Lei de Arquimedes)
Força do EMPUXO : é uma força vertical de baixo para cima com intensidade igual ao peso do vl. de água deslocado pelo corpo em imersão, atuando em sentido oposto à força da gravidade Variações do peso aparente em porcentagem do peso real segundo o nível de imersão. 1: Imersão External; 2: Imersão Xifoideana; 3: Imersão Umbilical; 4: Imersão Púbica; 5: Imersão Femoral; 6: Imersão Tibial.

5 METACENTRO Quando os centros De flutuação e de gravidade estão na mesma linha vertical. O corpo é mantido em equilíbrio estável ou Metacentro Positivo.

6 Momento de força - É o efeito rotatório da força em torno de um ponto.
Momento ou torque de Flutuação Torque de flutuação aumenta quando o MMSS ou MMII se afastam do corpo, por causa do aumento do braço de alavanca.

7 Meio Aquático e a sobrecarga na coluna vertebral
A sobrecarga compressiva sobre a coluna produz uma redução entre os discos intervertebrais resultando numa diminuição da estatura do indivíduo. A redução média de estatura em indivíduos que realizaram 30 minutos de corrida fora d’água foi de 4,6 à 5,5mm (DOWZER et al., 1998).

8 Pressão Hidrostática Pressão que a água exerce na
superfície de qualquer corpo imerso. Lei de Pascal - a pressão do líquido é exercida igualmente sobre todas as áreas da superfície de um corpo imerso em repouso, a uma determinada profundidade.

9 O efeito da pressão hidrostática depende:
Profundidade densidade “ Meias de uso terapêutico apresentam pressões de compressão variando de 18,4mmHg a 59mmHg. A pressão à profundidade de 1m na piscina é de 76mmHg, maior que a pressão fornecida pelas meias de uso clínico.” (KRAEMER et al.)

10 Coesão É à força de atração entre as moléculas vizinhas do mesmo tipo de matéria Adesão É à força de atração entre as moléculas vizinhas de diferentes tipos de matéria Tensão superficial É a força exercida entre as moléculas da superfície de um líquido(coesão), funciona como resistência ao movimento. (Atua como resistência ao movimento)

11 Tensão superficial É a força exercida entre as moléculas da superfície de um líquido(coesão), funciona como resistência ao movimento. (Atua como resistência ao movimento)

12 Viscosidade É o tipo de atrito (fricção) que ocorre entre as moléculas de um líquido e que causa resistência ao fluxo o líquido. A viscosidade atua como resistência ao movimento. Se a temperatura é elevada a resistência é reduzida. EFEITOS DA VISCOSIDADE Resistência ao movimento Aumento do tempo de resposta para reações de equilíbrio do paciente Quando você sai da água, você carrega até 7 galões de água com você (coesão e adesão)

13 Refração É a deflexão de um raio quando ele passa de um meio mais
denso a um menos denso ou vice-versa.

14 BENIFÍCIOS TERAPÊUTICOS DA FLUTUAÇÃO
Diminui as forças de compressão na articulação Menor esforço com movimentos contra a gravidade Facilita o manuseio do terapeuta Colabora na elevação do membro com fraqueza muscular Diminuição do medo de queda DESVANTAGENS DA FLUTUAÇÃO Pode dificultar ao terapeuta em manter-se em posição fixa Dificulta a estabilização do paciente Flutuação do membro inferior flácido

15 Efeitos do EMPUXO Diminuição da pressão intra-articular, facilitando a movimentação e a nutrição articular Atua na redução da atividade dos músculos anti-gravitacionais, diminuindo a tensão e o espasmo muscular O efeito do empuxo auxilia a postura ortostática em pacientes que não suportam o seu peso corporal. O empuxo oferece também, resistência ou assistência ao movimento, quando os objetivos são o fortalecimento, a resistência muscular e as amplitudes de movimento.

16 EFEITOS DA PRESSÃO HIDROSTÁTICA
Redução de edema Aumenta o Retorno Venosa Regulariza o estímulo tátil por estímulo sensorial Colabora no fortalecimento da musculatura respiratória inspiratória e assiste na expiração


Carregar ppt "Propriedades físicas da água"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google