A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Impulsão, Lei de Arquimedes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Impulsão, Lei de Arquimedes"— Transcrição da apresentação:

1 Impulsão, Lei de Arquimedes
Todos nós já experimentamos a sensação de leveza quando tomamos um banho de imersão ou um banho de mar.

2 Porque será que isto acontece?
Também já nos questionámos sobre a razão porque os barcos flutuam …

3 Qualquer corpo mergulhado ou parcialmente num fluido é atuado por uma força vertical, dirigida para cima designada de IMPULSÃO, ou IMPULSÃO

4 Esta diferença deve-se à Impulsão, , exercida pelo líquido.
O módulo da Impulsão, , é a diferença entre os valores registados nas duas leituras do dinamómetro, corpo suspenso no ar e corpo suspenso no líquido.

5 O módulo da Impulsão, , é igual ao módulo do peso do fluído
deslocado pelo corpo.

6 Lei de Arquimedes Qualquer corpo mergulhado total ou parcialmente num fluido sofre, da parte deste, uma impulsão vertical, dirigida de baixo para cima e de intensidade igual à do peso do volume de fluido deslocado pelo corpo.

7 Princípio de Arquimedes
O saco está em equilíbrio estático; O fluido exerce sobre o saco uma força para cima denominada Impulsão; A Impulsão é originada pela diferença de pressões ; É numericamente igual ao peso do volume de líquido deslocado.

8 A IMPULSÃO é uma força que se faz sentir sempre que um corpo está total ou parcialmente imerso num fluido, quer seja líquido, quer seja um gás.

9 Exemplo: Qualquer corpo em contacto com ar também sofre impulsão.
Quanto maior for o balão, maior é o peso de ar deslocado e maior é a impulsão.

10 Equilíbrio de corpos flutuantes
Corpo imerso no fluido Três situações podem acontecer: Pode ir para o fundo; Vir à superfície; Ou ficar a flutuar dentro do fluido. Porquê? Diferença de Densidade entre o corpo e o fluido onde é imerso.

11 Exercicíos 1. Um icebergue flutua no mar, sendo a massa volúmica da água salgada x 103 kg m-3. Qual é a fracção do seu volume imerso?

12 2.Um corpo sólido maciço, de massa 2,4 kg, está em equilíbrio na interface dos dois líquidos A e B, homogéneos e imiscíveis. Tendo metade do seu volume imerso em cada um dos líquidos. As massas volúmicas dos líquidos A e B são, respetivamente, =0,80 x 103 kg m-3 e = 1,6 x 103 kg m-3 2.1 Determina a massa volúmica do corpo 2.2 Deduza uma expressão que permita determinar o valor ρ da massa volúmica do corpo, em função das massas volúmicas, e , dos líquidos .


Carregar ppt "Impulsão, Lei de Arquimedes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google