A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O universo e sua composição fundamental MATÉRIA (M ) ENERGIA ( E ) ESPAÇO (L ) TEMPO ( T )

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O universo e sua composição fundamental MATÉRIA (M ) ENERGIA ( E ) ESPAÇO (L ) TEMPO ( T )"— Transcrição da apresentação:

1 O universo e sua composição fundamental MATÉRIA (M ) ENERGIA ( E ) ESPAÇO (L ) TEMPO ( T )

2 Biofísica é o estudo da matéria,energia espaço e tempo nos sistemas biológicos Matéria : pelos objetos ;corpos ;alimentos..Energia : pelo calor; luz ;som; pelo trabalho físico. Espaço : pelas distâncias ;áreas e volume dos objetos. Tempo : pela sucessão dos dias e das noites ; pela espera dos acontecimentos e pela duração da vida.

3 Grandeza Física é tudo aquilo que pode ser medido e associado um valor numérico e a uma unidade. Exemplos: tempo, comprimento, velocidade, aceleração, força, energia, trabalho, temperatura, pressão. tempocomprimentovelocidade aceleraçãoforçaenergiatrabalho temperaturapressão tempocomprimentovelocidade aceleraçãoforçaenergiatrabalho temperaturapressão

4 As grandezas físicas estão relacionadas aos rítmos biológicos circadianos ; por ex. ritmos da termorregulação ; ritmos no sistema respiratório e rítmos no sistema cardiovascular.

5 Os seres vivos e a composição do universo São compostos de matéria ( Massa ) Utilizam e produzem energia Ocupam lugar no espaço próprio e Vivem na dimensão Tempo. Na vida comum, o tempo pode ser avaliado por qualquer fenômeno periódico como os batimentos cardíacos ou as estações do ano.

6 Aplicações das grandezas MASSA : MEDIDA DA QUANTIDADE DE MATÉRIA DE UM SER VIVO.Sob ação da gravidade exerce uma força que é o peso corporal. Indicar do estado de Higidez do indivíduo. ÁREA e Volume : superfície corporal a relação massa/ volume é a densidade quantidade de matéria existente na unidade de volume de um corpo corpo. a relação massa/ volume é a densidade quantidade de matéria existente na unidade de volume de um corpo corpo.

7 Velocidade : espaço percorrido /pelo tempo decorrido OS SERES VIVOS, SUAS PARTES ( MEMBROS; ÓRGÃOS ; SANGUE ETC. ESTÃO EM CONSTANTE MOVIMENTOS. Força : massa x aceleração (mudança da velocidade em função do tempo ) Pressão : P =força /área Viscosidade atrito interno visível no escoamento de um líquido.( representada pela letra grega eta) Tensão superficial : força que deve ser feita para a penetração de objetos em uma superfície líquida.( sigma ). Temperatura é medida da intensidade da energia térmica (ET ) e calor é a quantidade de E T.

8 Frequência Fenômenos biológicos repetitivos em função do tempo.Unidade de medida é o Hertz( um evento por segundo ). As grandezas físicas estão relacionadas aos rítmos biológicos circadianos ; por ex. ritmos da termorregulação ; ritmos no sistema respiratório e rítmos no sistema cardiovascular.

9 Tensão superficial Tensão superficial : força que deve ser feita para a penetração de objetos em uma superfície líquida.( sigma ).

10 Pressão : P =força /área

11 Grandeza escalar é uma grandeza que é determinada apenas por um valor numérico chamado de módulo. Por exemplo, um carro se move a 100 km / h. Nesse caso, o movimento do carro é tratado como Grandeza Escalar. Não dizemos COMO ele está se movimentando.

12 Grandeza Vetorial é uma grandeza que, além do módulo, é determinada por uma direção e um sentido. Por exemplo, um carro se move na direção horizontal, da esquerda para direita e a 100 km / h. Nesse caso, o movimento do carro é tratado como uma Grandeza Vetorial, com módulo, direção e sentido. 100 km / h Essa seta chamada vetor () é o ente usado para determinar as Grandezas Vetoriais. Ele determina a direção (horizontal, vertical ou inclinada).

13 A temperatura, área, volume, são também grandezas escalares.

14 grandezas vetoriais: velocidade, aceleração, força... Módulo (distância), direção e sentido, são denominadas grandezas vetoriais.

15 Módulo do vetor - é dado pelo comprimento do segmento em uma escala adequada (d = 5 cm). Direção do vetor - é dada pela reta suporte do segmento (30o com

16 Sentido do vetor - é dado pela seta colocada na extremidade do segmento.

17 Moderação


Carregar ppt "O universo e sua composição fundamental MATÉRIA (M ) ENERGIA ( E ) ESPAÇO (L ) TEMPO ( T )"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google