A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRANDEZAS FÍSICAS. Da Pré-História aos dias de hoje, as medidas de espaço, volume, massa e outras tantas foram de tal forma incorporadas às nossas vidas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRANDEZAS FÍSICAS. Da Pré-História aos dias de hoje, as medidas de espaço, volume, massa e outras tantas foram de tal forma incorporadas às nossas vidas."— Transcrição da apresentação:

1 GRANDEZAS FÍSICAS

2 Da Pré-História aos dias de hoje, as medidas de espaço, volume, massa e outras tantas foram de tal forma incorporadas às nossas vidas que é impossível imaginar a civilização sem elas. Da Pré-História aos dias de hoje, as medidas de espaço, volume, massa e outras tantas foram de tal forma incorporadas às nossas vidas que é impossível imaginar a civilização sem elas.

3 GRANDEZAS FÍSICAS Grandeza física é tudo aquilo que pode ser medido. Grandeza física é tudo aquilo que pode ser medido. Medir é comparar. Medir é comparar.

4

5 Grandezas físicas escalares são aquelas que ficam bem representadas com a utilização de um número e de uma unidade. Por exemplo: uma pessoa que vá ao supermercado e peça ao vendedor 5 kg de arroz, estará dando todas as informações necessárias. O vendedor não terá dúvidas sobre o que a pessoa deseja. são aquelas que ficam bem representadas com a utilização de um número e de uma unidade. Por exemplo: uma pessoa que vá ao supermercado e peça ao vendedor 5 kg de arroz, estará dando todas as informações necessárias. O vendedor não terá dúvidas sobre o que a pessoa deseja. Algumas grandezas físicas escalares: comprimento, massa, tempo etc. Algumas grandezas físicas escalares: comprimento, massa, tempo etc.

6 Grandezas físicas vetoriais são aquelas que necessitam, para ficarem bem representadas, além do número e da unidade, de uma direção e um sentido. Por exemplo: uma pessoa pede à outra que aplique uma força de 5N sobre a lateral de uma mesa. Se ela não disser também qual a direção e o sentido que a força deve ser aplicada, haverá dúvidas na realização do pedido. são aquelas que necessitam, para ficarem bem representadas, além do número e da unidade, de uma direção e um sentido. Por exemplo: uma pessoa pede à outra que aplique uma força de 5N sobre a lateral de uma mesa. Se ela não disser também qual a direção e o sentido que a força deve ser aplicada, haverá dúvidas na realização do pedido. Algumas grandezas físicas vetoriais: velocidade, aceleração, força etc. Algumas grandezas físicas vetoriais: velocidade, aceleração, força etc. OBS: Cuidado para não confundir o que é direção (horizontal, vertical, inclinado de 30º etc) e o que é sentido (norte, sul, leste, nordeste, para cima, para esquerda etc). OBS: Cuidado para não confundir o que é direção (horizontal, vertical, inclinado de 30º etc) e o que é sentido (norte, sul, leste, nordeste, para cima, para esquerda etc).

7 VETOR – Segmento de reta orientado

8 Para indicar um vetor, podemos usar qualquer uma das formas indicadas abaixo: Para indicar um vetor, podemos usar qualquer uma das formas indicadas abaixo:

9 Direção e sentidoDireção e sentido É de costume confundir o que é sentido e direção. Uma pista dupla ela tem a mesma direção, mas os carros passam em sentidos opostas. É de costume confundir o que é sentido e direção. Uma pista dupla ela tem a mesma direção, mas os carros passam em sentidos opostas.

10 Direção é uma noção que se associa a uma reta. Retas paralelas têm a mesma direção, e retas não-paralelas definem direções diferentes. Direção é uma noção que se associa a uma reta. Retas paralelas têm a mesma direção, e retas não-paralelas definem direções diferentes. Sentido: a cada direção associam- se dois sentidos. Sentido: a cada direção associam- se dois sentidos.

11 Sistema Vetorial Vetores iguais Vetores colineares Vetores iguais Vetores colineares Vetores opostos Vetores paralelos Vetores opostos Vetores paralelos Vetores ortogonais Vetores concorrentes Vetores ortogonais Vetores concorrentes

12 Adição de Vetores Podemos somar dois ou mais vetores, para obter um vetor soma. Adição de Vetores Podemos somar dois ou mais vetores, para obter um vetor soma. Regra do polígono: Ligam-se os vetores origem com extremidade. O vetor soma é o que tem origem na origem do 1º vetor e extremidade na extremidade do último vetor. Regra do polígono: Ligam-se os vetores origem com extremidade. O vetor soma é o que tem origem na origem do 1º vetor e extremidade na extremidade do último vetor.


Carregar ppt "GRANDEZAS FÍSICAS. Da Pré-História aos dias de hoje, as medidas de espaço, volume, massa e outras tantas foram de tal forma incorporadas às nossas vidas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google