A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA"— Transcrição da apresentação:

1 UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
ENGENHARIA ELETRICIDADE E CALOR (AULA 3) 1º SEM/2010

2 1- O CÁLCULO DE E Colocando uma carga de prova q0 a uma distância r de um carga puntiforme q, o módulo da força que atua sobre q0 será A intensidade do campo elétrico no ponto onde se encontra q0 é dado por

3 1.1 VÁRIAS CARGAS PUNTIFORMES
Para calcular o campo E produzido por várias cargas puntiformes num dado ponto, fazemos o seguinte: Calculamos o campo En produzido por cada carga nesse ponto, como se somente essa carga existisse; Somamos vetorialmente os campos produzidos por cada carga.

4 2.2 DISTRIBUIÇÃO CONTÍNUA DE CARGAS
Se a distribuição de cargas for contínua (um fio carregado, por exemplo), o campo produzido num ponto P pode ser calculado dividindo-se a carga total de carga dq. Esta carga dq (agora puntiforme) produz o campo dE, cujo módulo é dado por

5 Figura 1 – Anel carregado que foi dividido em pequenos pedaços (infinitesimais)

6 O campo resultante no ponto P é calculado pela soma (integração) das contribuições de cada elemento de carga dq. Exemplo 1: Calcular o valor de E nos pontos do eixo de um anel, que distam x do seu centro. O anel possui raio r e esta carregado com uma carga q.

7 3. UMA CARGA PUNTIFORME EM UM CAMPO ELÉTRICO
Uma carga puntiforme colocada em um campo elétrico sofrerá a ação de uma força, conforme já foi visto, e por conseqüência adquirirá uma velocidade e uma aceleração. Onde m é a massa da partícula.

8 Exemplo 2: Uma partícula de massa m e carga q é abandonada em repouso num campo elétrico uniforme, movendo-se, então, sob ação desse campo. Descrever o seu movimento, deduzindo as equações da aceleração, velocidade e posição.

9 O movimento é semelhante ao de um corpo em queda livre no campo gravitacional.
Aceleração: a = F/m = qE/m Velocidade: Posição: Energia Cinética: K =

10 4 – UM DIPOLO EM UM CAMPO ELÉTRICO
Um dipolo elétrico é formado por duas cargas, uma positiva +Q e outra negativa -Q de mesmo valor, separadas por uma distância d.


Carregar ppt "UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google