A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FÍSICA PROF. Antônio Carlos REVISÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FÍSICA PROF. Antônio Carlos REVISÃO."— Transcrição da apresentação:

1 FÍSICA PROF. Antônio Carlos REVISÃO

2 Movimento Uniformemente Variado
15 m/s 15 m/s A velocidade do móvel sofre variações iguais em intervalos de tempo iguais

3 MOVIMENTO ACELERADO E RETARDADO
O módulo da velocidade aumenta. O módulo da velocidade diminui.

4 DINÂMICA é a parte da mecânica que estuda os movimentos analisando suas causas e efeitos.
Força: É todo agente capaz de modificar o movimento de um corpo (variando sua velocidade) ou então deformá-lo Tipos de força: Força de contato e Força de campo. A unidade de força no SI é N (Newton) O instrumento que mede a intensidade de força é chamado de dinamômetro. Força é uma grandeza vetorial, pois, necessita de módulo (intensidade), direção e sentido.

5 Sistema de forças: É o conjunto de duas ou mais forças atuando num único corpo
FORÇA RESULTANTE É a força que substitui um sistema de força, produzindo nele o mesmo efeito que todas as forças aplicadas.

6 Principio da Inércia ou 1º Lei de Newton.
LEIS DE NEWTON Principio da Inércia ou 1º Lei de Newton. Todo corpo que esta em repouso tende a permanecer em repouso, a não ser que uma força faça-o se movimentar. Todo corpo que esta em movimento tende a permanecer em movimento, a não ser que uma força faça-o parar.

7 Principio Fundamental da Dinâmica ou 2º Lei de Newton.
A resultante das forças que agem sobre um corpo é igual ao produto de sua massa pela aceleração adquirida. Unidades no SI: FR=>Newton (N) m=> quilograma (kg) a=>(m/s2)

8 Principio da Ação e Reação ou 3° Lei de Newton.
A toda ação corresponde uma reação de mesmo modulo, mesma direção e sentidos contrários. O par de “ação e reação” são sempre iguais não importa o que aconteça, e jamais se anulam, pois estão aplicados em corpos diferentes. FAÇÃO = FREAÇÃO

9 FORÇA GRAVITACIONAL ou PESO (P).
Peso é a força que atrai os corpos para o centro da terra (para baixo). P = m.g g = 9,81 m/s ou 10 m/s Massa é a medida da inércia de um corpo

10 TRABALHO DE UMA FORÇA CONSTANTE
O significado da palavra trabalho, em FÍSICA, é diferente do seu significado habitual, empregado na linguagem comum. Trabalho, em FÍSICA, é sempre relacionado a uma força e a um deslocamento. Uma força aplicada a um corpo realiza trabalho quando produz um deslocamento do corpo. d F UNIDADE DE TRABALHO: No S.I.  J (Joule) Obs: Se a força F tem o mesmo sentido do deslocamento d o trabalho é dito motor. Se tem sentido contrário o trabalho é denominado resistente.

11 Nestas condições o trabalho da força peso é dado por:
TRABALHO DO PESO  Considere um corpo de massa m, lançado do solo, verticalmente para cima, e atingindo uma altura h ou abandonado da mesma altura em ralação ao solo, num local onde a aceleração da gravidade é igual a g. Como o corpo fica sujeito à força peso P, ela realiza um trabalho resistente durante a subida e um trabalho motor durante a descida. ● Subida m h P ● Descida Nestas condições o trabalho da força peso é dado por:

12 Importante: Note que o trabalho da força peso independe da trajetória, isto é, depende somente das posições inicial e final do corpo. m h

13 POTÊNCIA A potência média de uma força representa a rapidez (eficiência) com que ela realiza um trabalho, ou ainda, a rapidez com que a energia é transformada. Quanto menor for o tempo gasto, maior será a rapidez com que uma força realiza um trabalho. Potência é a relação entre trabalho e o tempo gasto para realizá-lo. UNIDADE DE POTÊNCIA: No S.I.  W (Watt)  Cavalo-Vapor (CV) 1CV = 735 W  Horse-Power (HP) 1HP = 746 W

14 OBS: Também podemos obter a potência média do seguinte modo:
FIM


Carregar ppt "FÍSICA PROF. Antônio Carlos REVISÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google