A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DINÂMICA LEIS DE NEWTON Professor: Marcelo Alano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DINÂMICA LEIS DE NEWTON Professor: Marcelo Alano."— Transcrição da apresentação:

1 DINÂMICA LEIS DE NEWTON Professor: Marcelo Alano

2 DINÂMICA Sir Isaac Newton nasceu em 4 de janeiro de 1643 em e faleceu em 31 de março Foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filosofo natural e teólogo. Sua obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica,Philosophiae Naturalis Principia Mathematica é considerada uma das mais influentes em história da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da Gravitação Universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica.

3 DINÂMICA Lei da Inércia Primeira Lei de newton

4 DINÂMICA LEI DA INÉRCIA. Newton enunciou que: Todo objeto permanece em seu estado de repouso ou movimento uniforme numa reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado devido às forças imprimidas sobre ele.

5 DINÂMICA

6

7

8

9 A massa dos corpos pode interferir? Quanto maior a massa de um corpo maior sua inércia, ou seja maior sua tendência em permanecer em repouso ou em movimento retilíneo uniforme. Portanto massa é a característica que mede a inércia de um corpo.

10 DINÂMICA Lei Fundamental da Dinâmica Segunda lei de Newton.

11 DINÂMICA A segunda lei de Newton nos fornece a relação entre a aceleração, a força resultante e a inércia do corpo. A resultante das forças que atuam sobre um corpo é igual ao produto da sua massa pela aceleração com a qual ele irá se movimentar.

12 DINÂMICA Essa lei diz que a soma de todas as forças que atuam sobre um corpo é igual a força resultante deste. É essa força resultante que indicará a direção e o sentido em que o corpo se moverá. Quando uma força resultante está presente numa partícula, esta adquire uma aceleração na mesma direção e sentido da força, segundo um referencial inercial.

13 DINÂMICA

14 F = força (N) Unid. de força no S.I: (N) Newton m = massa (kg) a = aceleração (m/s 2 )

15 DINÂMICA -Como força é uma grandeza vetorial, para encontrarmos a força resultante é necessário fazer uma soma vetorial. -Se a força resultante for nula,, o corpo estará em repouso (equilíbrio estático) ou em movimento retilíneo uniforme (equilíbrio dinâmico).

16 DINÂMICA 2º Lei de Newton Por exemplo, se um bloco escorrega, descendo um plano inclinado com atrito, teremos o seguinte diagrama de corpo livre para o bloco: A aceleração adquirida por um corpo é diretamente proporcional à intensidade da resultante das forças que atuam sobre o corpo, tem direção e sentido dessa força resultante e é inversamente proporcional à sua massa.

17 DINÂMICA Quando um corpo executa um movimento circular com velocidade constante surge uma força central cuja aceleração tem sentido para o centro da circunferência.

18 DINÂMICA O módulo da força é diretamente proporcional a massa

19 DINÂMICA Lei da Ação e Reação A terceira lei de Newton

20 DINÂMICA " Para toda força que surgir num corpo como resultado da interação com um segundo corpo, deve surgir nesse segundo uma outra força, chamada de reação, cuja intensidade e direção são as mesmas da primeira mas, cujo sentido é o oposto da primeira."

21 DINÂMICA

22 - Estão associadas a uma única interação, ou seja, correspondem às forças trocadas entre apenas dois corpos; Têm sempre a mesma natureza (ambas de contato ou ambas de campo), logo, possuem o mesmo nome ("de contato" ou "de campo"); É indiferente atribuir a ação a uma das forças e a reação à outra.

23 DINÂMICA Estas forças são caracterizadas por terem:Estas forças são caracterizadas por terem: -Mesma direção -Mesma direção -Sentidos opostos -Sentidos opostos -Mesma intensidade -Mesma intensidade -Aplicadas em corpos diferentes, logo não se anulam. -Aplicadas em corpos diferentes, logo não se anulam. - - Uma força nunca aparece sozinha. Elas sempre aparecem aos pares (uma delas é chamada de ação e a outra, de reação).

24 DINÂMICA

25

26

27

28

29 Abraço a todos!!!!!!!! Professor: Marcelo Alano


Carregar ppt "DINÂMICA LEIS DE NEWTON Professor: Marcelo Alano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google