A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Física Aula 9 ° ANO Professor : Diego. Massa e Peso A massa m de um objeto é o quociente entre o módulo da força F que atua sobre ele e o valor da aceleração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Física Aula 9 ° ANO Professor : Diego. Massa e Peso A massa m de um objeto é o quociente entre o módulo da força F que atua sobre ele e o valor da aceleração."— Transcrição da apresentação:

1 Física Aula 9 ° ANO Professor : Diego

2 Massa e Peso A massa m de um objeto é o quociente entre o módulo da força F que atua sobre ele e o valor da aceleração a por ele adquirida m = F a O peso P de um objeto é a força de atração gravitacional que a Terra exerce sobre um corpo. P = m.g onde g = aceleração da gravidade.

3 Massa e Peso O peso e a massa são grandezas diferentes: a massa é uma propriedade exclusiva do corpo; não depende do local de onde é medida.Já o peso depende.

4 Massa e Peso Exemplo Suponha que certo bloco seja puxado com uma força F = 80 N sobre uma superfície horizontal sem atrito, adquirindo movimento retilíneo, com aceleração a = 5m/s 2. Qual é a massa do bloco ? m = F = 80 = 16kg a 5

5 Massa e Peso Exemplo Suponha que você tenha subido em uma balança e visto que o valor de sua massa é m = 60kg (este valor fornecido na balança não representa, portanto, seu peso). Considerando g = 10 m/s 2, calcule o valor de seu peso. P = m.g P = = 600 N

6 Lei da Inércia A primeira lei de Newton diz que todo corpo tende a manter o seu movimento. Se em repouso, irá permanecer em repouso, desde que não haja forças atuando sobre este corpo, ou se elas estiverem em equilíbrio.

7 Exemplo: Um trem metrô quando dá a sua arrancada para dar partida ao seu movimento, as pessoas que estão em repouso tendem a ficar em repouso indo então para trás, quando o trem inicia o movimento.

8 Segunda Lei de Newton A aceleração que um objeto adquire é diretamente proporcional à força que atua sobre ele e tem a mesma direção e o mesmo sentido dessa força : F = m. a

9 Segunda Lei de Newton Exemplo Um bloco de massa m = 2kg é puxado sobre uma superfície horizontal sem atrito por uma força horizontal F e adquire movimento retilíneo com aceleração a = 6 m/s 2. Qual o valor da força F? F = m. a F = 2. 6 = 12 N

10 3ª Lei da Ação e Reação "Para toda força que surgir num corpo como resultado da interação com um segundo corpo, deve surgir nesse segundo uma outra força, chamada de reação, cuja intensidade e direção são as mesmas da primeira mas, cujo sentido é o oposto da primeira."

11 Exemplos: Ação/Reação


Carregar ppt "Física Aula 9 ° ANO Professor : Diego. Massa e Peso A massa m de um objeto é o quociente entre o módulo da força F que atua sobre ele e o valor da aceleração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google