A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DINÂMICA Parte da mecânica que estuda as causas do movimento e de que forma um corpo influência o movimento do outro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DINÂMICA Parte da mecânica que estuda as causas do movimento e de que forma um corpo influência o movimento do outro."— Transcrição da apresentação:

1 DINÂMICA Parte da mecânica que estuda as causas do movimento e de que forma um corpo influência o movimento do outro.

2 Conceito de massa Massa é uma medida da inércia. A massa também mede quantidade de matéria do objeto. Massa é uma grandeza escalar medida em quilogramas no S.I.

3 Equilíbrio 1o - Equilíbrio Estático: Velocidade vetorial é sempre nula  FR = 0. 2o - Equilíbrio Dinâmico: Velocidade vetorial sempre constante e não nula (MRU).  FR = 0.

4 Força É a ação mútua entre os corpos, causando alterações em sua forma e/ou em seu estado de movimento. Obs.: FR  de várias forças é a força que, sozinha, produz o mesmo efeito que todas as forças reunidas.

5 Leis de Newton 1a Lei: Princípio da Inércia: “Todo corpo permanece em seu estado de repouso ou de MRU, a menos que uma força resultante externa não nula atuar sobre ele.

6 Leis de Newton 2a Lei: Princípio da Proporcionalidade da Ação das Forças: “A aceleração de um corpo é diretamente proporcional à resultante das forças que atuam sobre ele, na mesma direção e sentido.” FR = m.a Força Peso: Atração gravitacional. P = m.g

7 Exemplificação da 2a Lei
N F F FR = m.a, portanto, F1 - F2 = m.a P P  Força peso. N  Normal de plano. (igual a força aplicada sobre a superfície).

8 Unidade em Fr = m.a

9 Leis de Newton 3a Lei - Princípio de Ação e Reação: “ A toda ação corresponde uma reação de mesma direção e mesma intensidade, porém de sentido oposto.” Ação e reação nunca se anulam, pois são aplicadas em corpos diferentes. Obs. Peso e Normal não constituem exemplos de ação e reação.

10 Exercícios

11 FORÇA GRAVITACIONAL OU PESO
É a força de atuação a distância e representa a força com que o objeto é atraído para o centro da terra. P = m.g

12

13

14


Carregar ppt "DINÂMICA Parte da mecânica que estuda as causas do movimento e de que forma um corpo influência o movimento do outro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google