A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aonde está a energia? Numa usina hidrelétrica Num pedaço de carvão Nos alimentos No Sol Num arco e flecha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aonde está a energia? Numa usina hidrelétrica Num pedaço de carvão Nos alimentos No Sol Num arco e flecha."— Transcrição da apresentação:

1 Aonde está a energia? Numa usina hidrelétrica Num pedaço de carvão Nos alimentos No Sol Num arco e flecha

2 A energia não se cria nem se destrói, mas apenas se transforma de um tipo em outro, em quantidades iguais.

3 Trabalho força produz deslocamento de seu ponto de aplicação. Energia capacidade de realizar trabalho. TRABALHO & ENERGIA Então podemos dizer que a energia relaciona-se diretamente com o trabalho. Se um sistema físico possui energia, ele é capaz de realizar trabalho. Realizando trabalho um agente promove uma transferência de energia.

4 Suco de acerola 2 min Suco de acerola 8 min O que é POTÊNCIA ?

5 Um homem que precisa carregar uma mala do térreo ao quinto andar de um edifício pode pegá-la com a mão e transportá-la lentamente pela escada. Ou pode colocá-la no elevador, que rapidamente a levará edifício acima. Em ambos os casos, o trabalho realizado (pelo homem ou pelo motor do elevador) é o mesmo. Esse trabalho é dado pelo produto do peso da mala pela altura em que se encontra o quinto andar.

6 Mesmo que o trabalho realizado pelo homem ou pelo motor do elevador seja o mesmo, há entre os dois modos de realizá- lo uma diferença. O homem o executa lentamente, enquanto o elevador o realiza com rapidez. Em outras palavras, o motor do elevador é mais possante que o homem.

7 Assim, uma locomotiva capaz de transportar em 2h um trem de uma cidade para outra é mais possante do que outra locomotiva que leva 3h para puxar o mesmo trem ao longo do mesmo percurso, ou seja, para realizar o mesmo trabalho.

8 Para exprimir a potência de uma pessoa ou de um motor, é necessário conhecer o tempo que cada um deles gasta para realizar um determinado trabalho. Generalizando, podemos dizer que a potência com que uma força realiza um trabalho é a razão entre esse trabalho e o tempo gasto em sua realização.

9 Em Física, potência é uma grandeza, de símbolo P, definida como o quociente do, trabalho desenvolvido por uma força e o tempo gasto para realizá-lo. P = W/t

10 A unidade do Sistema Internacional (S.I.) é o watt, cujo símbolo é W. O nome desta unidade surgiu em homenagem a James Watt, engenheiro escocês. 1 CV(cavalo-vapor) = 735 W 1 HP(horse-power) = 746 W Como watt é uma medida muito pequena usa-se o kW = 1.000W

11 O que é potência? Se um certo sistema recebe ou fornece uma certa quantidade de energia E durante um dado intervalo de tempo t, definimos a potência média como: QUILOWATT-HORA, o que é isso?

12 O cavalo-vapor (cv) é uma unidade de potência que equivale a 75 kgf·m/s. Um kgf·m corresponde ao trabalho gasto para se elevar uma massa de um quilograma a um metro de altura ao nível do mar.

13 Potência é também o produto da força pela velocidade. P = F. v

14 Potência e Velocidade Da definição de potência Podemos dizer que E = W. Você lembra da definição de velocidade?

15 Exercícios pagina 135 Problema de Aplicação Problemas Propostos 287, 288, 290, 291, 293.


Carregar ppt "Aonde está a energia? Numa usina hidrelétrica Num pedaço de carvão Nos alimentos No Sol Num arco e flecha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google