A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Energia Energia. Algumas frases com a palavra energia… A liberação da energia atômica mudou tudo, menos nossa maneira de pensar. Albert Einstein A liberação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Energia Energia. Algumas frases com a palavra energia… A liberação da energia atômica mudou tudo, menos nossa maneira de pensar. Albert Einstein A liberação."— Transcrição da apresentação:

1 Energia Energia

2 Algumas frases com a palavra energia… A liberação da energia atômica mudou tudo, menos nossa maneira de pensar. Albert Einstein A liberação da energia atômica mudou tudo, menos nossa maneira de pensar. Albert EinsteinAlbert EinsteinAlbert Einstein Se tudo o que existe no mundo possuísse uma fonte de energia, com certeza a minha seria você.desconhecido Se tudo o que existe no mundo possuísse uma fonte de energia, com certeza a minha seria você.desconhecidodesconhecido Se alguem lhe bloquear a porta, não gaste energia com o confronto, procure as janelas.Lembre-se da sabedoria da água."A água nunca discute com os seus obstáculos... mas os contorna."Algusto Cury Se alguem lhe bloquear a porta, não gaste energia com o confronto, procure as janelas.Lembre-se da sabedoria da água."A água nunca discute com os seus obstáculos... mas os contorna."Algusto CuryAlgusto CuryAlgusto Cury

3 Energia Embora seja uma palavra familiar, é algo de difícil definição, mas podemos perceber as suas manifestações.

4 Energia solar É a energia radiante emitida pelo Sol. Fornece calor e Luz. É a energia radiante emitida pelo Sol. Fornece calor e Luz.

5 Energia química É produzida por transformações químicas. Liberada pelos alimentos, nutre todos os seres vivos para que seus corpos possam funcionar. Os carros, os aviões e os barcos dependem da energia de combustão da gasolina ou do diesel. É produzida por transformações químicas. Liberada pelos alimentos, nutre todos os seres vivos para que seus corpos possam funcionar. Os carros, os aviões e os barcos dependem da energia de combustão da gasolina ou do diesel.

6 Energia química Uma velha locomotiva a vapor transforma energia química em energia cinética. Uma velha locomotiva a vapor transforma energia química em energia cinética.locomotiva energia química energia cinéticalocomotiva energia química energia cinética A combustão de madeira ou carvão na caldeira é uma reação química que produz calor, obtendo vapor que dá energia à locomotiva. A combustão de madeira ou carvão na caldeira é uma reação química que produz calor, obtendo vapor que dá energia à locomotiva.combustão madeiracarvão caldeira calorcombustão madeiracarvão caldeira calor

7 Energia eólica É a energia produzida pelo vento. Ela é que faz, por exemplo, girar moinhos e acionar barcos à vela. É a energia produzida pelo vento. Ela é que faz, por exemplo, girar moinhos e acionar barcos à vela.

8 Energia elétrica É a energia que, nas residências, proporciona iluminação e calefação. Geralmente é convertida em outras formas de energia para realizar trabalho. É a energia que, nas residências, proporciona iluminação e calefação. Geralmente é convertida em outras formas de energia para realizar trabalho.

9 Energia nuclear É a energia liberada quando certos átomos são divididos. É usada, por exemplo, para produzir eletricidade e acionar submarinos. É a energia liberada quando certos átomos são divididos. É usada, por exemplo, para produzir eletricidade e acionar submarinos. Uma usina de energia nuclear. Vapor não-radioativo sai das torres de resfriamento Uma usina de energia nuclear. Vapor não-radioativo sai das torres de resfriamentoVapor

10 Princípio da conservação da Energia A energia nunca é criada nem destruída, mas apenas transformada de um tipo em outro ( ou outros). O total da energia existente antes da transformação é igual ao total da energia obtido depois da transformação.

11 Energia Podemos associar a energia ao movimento... Exemplo: Energia Cinética E c = m.v 2 2onde: m = massa do corpo v = velocidade do corpo

12 No entanto... No entanto um corpo pode estar em repouso e possuir energia apenas devido a posição que ele ocupa. Exemplo: Energia Potencial Ep = m.g.h onde: m = massa do corpo g = aceleração da gravidade g = aceleração da gravidade h = altura h = altura P.S. A energia potencial gravitacional depende do nível de referência a partir do qual é medida a altura.

13 A água de uma cachoeira... pode movimentar uma turbina... e gerar energia elétrica. Sua caracterização será feita através da descrição de várias modalidades de energia e da explicação de fenômenos da natureza. Sua caracterização será feita através da descrição de várias modalidades de energia e da explicação de fenômenos da natureza.

14 Energia Localizada Energia Localizada É a modalidade de energia localizada nos corpos.

15 Exemplos: Energia Mecânica - depende do movimento e da posição do corpo. Energia Mecânica - depende do movimento e da posição do corpo. Energia Térmica - medida pela temperatura do corpo. Energia Térmica - medida pela temperatura do corpo. Energia Atômica - pode ser liberada numa reação nuclear. Energia Atômica - pode ser liberada numa reação nuclear. Energia Química - é a energia armazenada numa bateria por exemplo. Energia Química - é a energia armazenada numa bateria por exemplo.

16 Energia em Trânsito É uma forma de energia que se manifesta apenas em trânsito, resultante da transferência da energia de um corpo para outro.

17 Exemplos: Trabalho Mecânico - transferência de energia de um corpo para outro através da aplicação de uma força. Trabalho Mecânico - transferência de energia de um corpo para outro através da aplicação de uma força. Calor - transferência de energia de um corpo para o outro em virtude da diferença de temperatura existente entre ambos. Calor - transferência de energia de um corpo para o outro em virtude da diferença de temperatura existente entre ambos. Energia Luminosa - forma de energia em trânsito que se transmite no espaço emitindo luz e calor. Energia Luminosa - forma de energia em trânsito que se transmite no espaço emitindo luz e calor.

18 Energia Cinética e o Trabalho O trabalho da resultante das forças agentes em um corpo em determinado deslocamento mede a variação da energia cinética ocorrida nesse deslocamento.

19 Relação entre trabalho e Energia Cinética Se a resultante realiza um trabalho motor, a energia cinética aumenta. Se a resultante realiza um trabalho motor, a energia cinética aumenta. Quando um corpo cai, o peso realiza um trabalho motor e a energia cinética aumenta.

20 Relação entre trabalho e Energia Cinética Se a resultante realiza um trabalho resistente, a energia cinética diminui. Se a resultante realiza um trabalho resistente, a energia cinética diminui. Quando um corpo é lançado verticalmente para cima, ao subir o peso realiza um trabalho resistente: a energia cinética diminui.

21 Relação entre trabalho e Energia Cinética Caso a energia cinética não tenha variado entre duas posições, significa que a resultante das forças agentes sobre o corpo realizou um trabalho nulo: = 0 Caso a energia cinética não tenha variado entre duas posições, significa que a resultante das forças agentes sobre o corpo realizou um trabalho nulo: = 0 E c = constante ou E c final = E c inicial Um satélite em MCU tem velocidade escalar constante: a energia cinética não varia e o trabalho da força agente é nulo.

22 Forças Conservativas São aquelas as quais está associada uma energia potencial, como o peso e a força elástica.

23 Forças Conservativas Quando um corpo está sob a ação de uma força conservativa que realiza trabalho resistente, a energia cinética diminui, mas em compensação ocorre um aumento da energia potencial.

24 Forças Conservativas Quando a força conservativa realiza trabalho motor, a energia cinética aumenta, o que ocorre com a diminuição equivalente da energia potencial.

25 Forças Conservativas Exemplo: Uma esfera lançada para cima no vácuo... - o peso realiza um trabalho resistente na subida. (Ec diminui e a Ep aumenta) - na descida o peso realiza um trabalho motor (Ec aumenta e a Ep diminui)

26 Conservação da energia mecânica Ec + Ep = constante A energia mecânica de um sistema permanece constante quando este se movimenta sob a ação de forças conservativas e eventualmente de outras forças que realizam um trabalho nulo.

27 Resumindo… Aqui está uma lista parcial dos diferentes tipos de energia, seguida de um exemplo: Aqui está uma lista parcial dos diferentes tipos de energia, seguida de um exemplo: Cinética (um carro em movimento tem isto) Potencial gravitacional (pense na água armazenada em uma represa) Elástica (uma mola esticada tem isto) Calor (é forma de energia, mas não confunda com temperatura!) Química (gasolina tem muito disto em sua massa) Radiante (luz e calor radiante; pensa na luz do Sol incidindo em sua pele) Nuclear (tipicamente proveniente da quebra de átomos; pense na potência atômica) Elétrica (aquela que está fazendo meu computador funcionar enquanto digito isso!) Sonora (bem óbvio; gritando as crianças emitem muito dela) Cinética (um carro em movimento tem isto) Potencial gravitacional (pense na água armazenada em uma represa) Elástica (uma mola esticada tem isto) Calor (é forma de energia, mas não confunda com temperatura!) Química (gasolina tem muito disto em sua massa) Radiante (luz e calor radiante; pensa na luz do Sol incidindo em sua pele) Nuclear (tipicamente proveniente da quebra de átomos; pense na potência atômica) Elétrica (aquela que está fazendo meu computador funcionar enquanto digito isso!) Sonora (bem óbvio; gritando as crianças emitem muito dela)

28 Curiosidades – Carros solares

29 Carros solares também encontram-se em desenvolvimento, apesar de sua utilização ser, ainda, inviável economicamente. Além dos carros solares, que armazenam a energia solar convertida em baterias, há também os carros híbridos, que combinam a tecnologia de conversão de energia através de células fotovoltaicas com as células de combustível (fuel cells). A energia obtida, além de poder ser armazenada em baterias, pode ser utilizada para a produção de hidrogênio (através da eletrólise da água), o qual alimentará a célula de combustível, que acionará o motor. Carros solares também encontram-se em desenvolvimento, apesar de sua utilização ser, ainda, inviável economicamente. Além dos carros solares, que armazenam a energia solar convertida em baterias, há também os carros híbridos, que combinam a tecnologia de conversão de energia através de células fotovoltaicas com as células de combustível (fuel cells). A energia obtida, além de poder ser armazenada em baterias, pode ser utilizada para a produção de hidrogênio (através da eletrólise da água), o qual alimentará a célula de combustível, que acionará o motor.

30 Fim

31 Os anjos existem, mas algumas vezes não possuem asas e passamos a chamá-los de amigos... Mantenha em alta sua confiança e auto-estima.


Carregar ppt "Energia Energia. Algumas frases com a palavra energia… A liberação da energia atômica mudou tudo, menos nossa maneira de pensar. Albert Einstein A liberação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google