A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eletrostática - Força elétrica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eletrostática - Força elétrica"— Transcrição da apresentação:

1 Eletrostática - Força elétrica
Existe uma força que atua entre cargas elétricas. Essa força é dada pela expresão: Fel = K . |Q1 | . |Q2 | / (d12)2 Fel  Força elétrica K  constante que depende do meio. No vácuo: K = N . m2 / C2 Q  carga elétrica. d  distância entre as cargas.

2

3 Sobre a Força Elétrica:
A mesma força que Q1 exerce em Q2, Q2 exerce em Q1 (ação e reação). No caso de esferas carregadas, a distância utilizada na equação é medida a partir do centro das esferas. A força é uma grandeza vetorial e deve ser somada vetorialmente. Em alguma somas vetoriais é necessária a Lei dos Cossenos. Lei dos Cossenos: Fr2 = F12 + F F1 . F2 . cos Θ

4 Força elétrica – Exemplo Considerando que as três cargas da figura estão em equilíbrio, determine qual o valor da carga Q1 em unidades de 10-9 C. Considere Q3 = -3 x 10-9 C. Resolução: Para que aconteça o equilíbrio a força resultante deve ser nula. Deve-se estudar as forças na carga que não queremos determinar e que não é conhecida, pois seu valor será cortado. Estudaremos as forças atuando em Q2.

5 Q2 sofre duas forças, F12 e F32, feitas pelas cargas Q1 e Q3
Para que Q2 fique em equilíbrio essas forças devem se anular, o que significa que seus módulos são iguais. F12 = F32  K . Q1 . Q2 / (d12)2 = K . Q3 . Q2 / (d32)2 Q1 / (0,2)2 = Q3 / ( 0,1)2  Q1 = 0, x 10-9 / 0,01 Q1 = - 12 x 10-9  Resposta: 12

6 Eletrostática – Campo Elétrico
O campo elétrico é uma propriedade adquirida pelo espaço próximo de um corpo carregado. Uma carga elétrica situada em uma região com campo elétrico “sente” esse campo e é atraída ou repelida pela carga geradora do campo. O campo elétrico e a força elétrica tem o mesmo sentido. Para calcular o campo produzido por uma carga Q coloca-se outra carga q0, próxima a carga Q. Mede-se a força entre as cargas e se divide por q. E = Fel /q  Fel = E . q

7 Fel = E . q Fel  Força elétrica. E  Campo elétrico. q  carga que sofre ação do campo. Sendo assim o valor do campo elétrico é dado por: E = K . |Q1 | / (d12)2 A unidade da campo elétrico é Newton/Coulomb (N/C)

8 Propriedades do campo elétrico
O campo elétrico pode ser avaliado pelas linhas de campo, quanto mais linhas de campo maior o campo elétrico. As linhas de campo saem das cargas positivas e entram nas cargas negativas. É possível criar uma região de campo elétrico uniforme, ou seja, onde E não varia. Isso se obtém carregando com cargas opostas duas placas condutoras planas e paralelas e colocando-as a uma certa distância. As linhas de campo saem das placas positivas e entram nas placas negativas.

9

10 Campo Elétrico Uniforme

11 Campo Elétrico – Exemplo
Nos vértices de um triângulo isósceles são fixadas três cargas puntiformes iguais a Q1 = +1,0 x 10-6 C; Q2 = - 2,0 x 10-6C; Q3 = +4,0 x 10-6 C. O triângulo tem altura h = 3,0 mm e base D = 6,0 mm. Determine o módulo do campo elétrico no ponto médio M, da base, em unidades de 109 V/m (N/C).

12


Carregar ppt "Eletrostática - Força elétrica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google