A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA"— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
MINISTÉRIO da DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E C Ex DEPA COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA INTRODUÇÃO á FÍSICA 1

2 Quais são as coisas e fenômenos relacionados ao movimento?
INTRODUÇÃO Quais são as coisas e fenômenos relacionados ao movimento?

3 Grandezas Físicas e Sistemas
Na Física tudo que pode ser medido é chamado de grandeza. Grandezas Físicas são aquelas que podem ser medidas e quantificadas. GRANDEZA FÍSICA = VALOR NUMÉRICO DIMENSÃO +

4 Grandezas Físicas e Sistemas
Unidade Símbolo Comprimento metro m Massa quilograma kg Tempo Segundo s Corrente elétrica Ampère A Temperatura temodinâmica Kelvin K Quantidade de substância Mole Mol Intensidade luminosa Candela cd Grandezas de base e suas respectivas unidades no SI.

5 Grandezas Físicas e Sistemas
Muitas vezes é necessário trabalhar com propriedades físicas que envolvem números muito grandes, como por exemplo, o raio da Terra, a massa do Sol, ou muito pequenos, como o tamanho do átomo, a massa do elétron. Fator Prefixo Símbolo 101 deca da 10-1 deci d 102 hecto h 10-2 centi c 103 quilo k 10-3 mili m 106 mega M 10-6 micro 109 giga G 10-9 nano n 1012 tera T 10-12 pico p 1015 peta P 10-15 fento f 1018 exa E 10-18 atto a Prefixos do sistema SI. Os prefixos mais usados estão em negrito.

6 Sistemas de unidades e análise dimensional
Três grandezas fundamentais  dimensão de comprimento L, dimensão de massa M e dimensão de tempo T. A grandeza velocidade expressa a distância percorrida ΔS por unidade de tempo Δt: Equação dimensional da velocidade. Através dela você pode concluir que a unidade de velocidade no sistema SI é m/s. No sistema SI as unidades fundamentais para o comprimento, a massa e o tempo são, respectivamente o metro, o quilograma e o segundo.

7 Vetores e escalares Uma grandeza que só é completamente definida quando são especificados o seu módulo, direção e sentido, é denominada GRANDEZA VETORIAL. Quando uma grandeza é definida apenas por um número, ela é denominada GRANDEZA ESCALAR.

8 Vetores e escalares |v|=5 km/h
Qual o Módulo, Direção e Sentido do vetor velocidade dos garotos? Os vetores velocidade tem o mesmo módulo, a mesma direção, mas sentidos opostos.

9 Deslocamento e posição
Quando um corpo muda de posição em relação à vizinhança, dizemos que ele se move. A parte da Física que estuda os movimentos, é a Mecânica. A Mecânica pode ser dividida em duas partes: Cinemática e Dinâmica. Cinemática (do grego kinema que significa movimento): Estuda os movimentos sem se preocupar com as causas desses movimentos. Dinâmica (do grego dynamike, que significa forte). Estuda as relações entre as forças e os movimentos que são produzidos por elas.

10 Deslocamento e posição
Posição, deslocamento e distância percorrida.


Carregar ppt "COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google