A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Movimento circula Temos um movimento circular uniforme quando um móvel descreve uma circunferência com velocidade de módulo constante.Os satélites artificiais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Movimento circula Temos um movimento circular uniforme quando um móvel descreve uma circunferência com velocidade de módulo constante.Os satélites artificiais."— Transcrição da apresentação:

1 Movimento circula Temos um movimento circular uniforme quando um móvel descreve uma circunferência com velocidade de módulo constante.Os satélites artificiais que gravitam em torno da Terra apresentam trajetórias aproximadamente circulares. O movimento da Terra em torno do Sol pode, também ser considerado praticamente como circular uniforme. No movimento circular uniforme o corpo passa, de tempos em tempos, por um mesmo ponto da trajetória, com a mesma velocidade. Em outras palavras, o movimento se repete em dado intervalo de tempo. Por isto, dizemos que o movimento circular uniforme é um movimento periódico. O tempo necessário para o móvel percorrer uma volta completa, chama-se período do movimento. O inverso do período, isto é, o número de voltas percorridas na unidade de tempo se denomina freqüência do movimento.

2 Considere, para ilustrar, uma pedra presa por um barbante e descrevendo movimento circular uniforme. Observe o vetor velocidade, este vetor tem seu módulo constante, mas sua direção está mudando continuamente, pois ele deve se manter tangente à circunferência em cada ponto.

3 Movimento circular Uma força que causa uma aceleração centrípeta atua para o centro do trajeto circular e causa uma mudança no sentido do vetor da velocidade. Se essa força desaparecesse, o objeto já não mover-se-ia em seu trajeto circular; em lugar de, mover-se-ia ao longo de um tangente em linha reta do trajeto para o círculo. para a esfera que gira na extremidade de uma corda. Se a corda quebra em algum instante, a esfera move-se ao longo do tangente em linha reta do trajeto para o círculo no ponto aonde a corda quebrou

4 Exercícios Uma esfera da massa quilogramas é unida à extremidade de um cabo 1.50 m de comprimento. A esfera é girada em um círculo horizontal como foi mostrado em figura acima. Se o cabo pode suportar um máximo uma tensão de 50.0 N, que é a velocidade máxima a esfera pode alcançar antes que o cabo quebre? Supor que a corda permanece horizontal durante o movimento

5 Um objeto pequeno da massa m é suspendido de uma corda do comprimento L. O objeto tem velocidade constante v em um círculo horizontal do raio r, segundo as indicações de figura abaixo (Porque a corda varre para fora a superfície de um cone, o sistema é sabido como um pêndulo cônico.) Encontre uma expressão para o V. Dividindo a equação 1 pela 2

6

7 Um piloto da massa m em um avião de jato executa um manobra o, segundo as indicações da figura abaixo. Nesta manobra, os movimentos dos aviões em um círculo vertical do raio 2.70 quilômetros em uma velocidade constante de 225 m/s. (a) determinam a força exercida pelo assento no piloto na parte inferior do banco (b) na parte superior do banco.

8 Movimento circular uniforme
Equações lineares Equações angulares                                                                                                                                                                                                                                                  

9 Movimento circular uniformemente variado
Equações lineares Equações angulares                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      

10


Carregar ppt "Movimento circula Temos um movimento circular uniforme quando um móvel descreve uma circunferência com velocidade de módulo constante.Os satélites artificiais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google