A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MOVIMENTO CURVILÍNEO. Vetor velocidade Tangente à trajetória v v v.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MOVIMENTO CURVILÍNEO. Vetor velocidade Tangente à trajetória v v v."— Transcrição da apresentação:

1 MOVIMENTO CURVILÍNEO

2 Vetor velocidade Tangente à trajetória v v v

3 ACELERAÇÃO CENTRÍPETA (a c ) Responsável pela mudança na direção e sentido do vetor velocidade! v v acac acac a c = v² R R = raio da trajetória

4

5 Movimento Circular Uniforme Movimento em trajetória curvilínea, com velocidade, em módulo, constante. v acac v v v acac acac acac

6 cu.html cu.html

7 Período (T) Tempo gasto para uma volta completa. No S.I., tempo é dado em segundos (s) Freqüência (f) Número de voltas por unidade de tempo. No S.I., número de voltas por segundos = Hertz (Hz) f = 1 T

8 Exemplo 01 Um carrossel de um parque completa duas voltas em 30 segundos. Determine: o período do movimento. a freqüência dos cavalos.

9 Velocidade tangencial (linear) Também chamada de velocidade escalar, representa a rapidez que a partícula se desloca ao longo da trajetória. Lembre-se que o comprimento da circunferência é medido pela equação: C = 2. π.R O módulo do vetor velocidade é constante, então podemos usar, v = Δx Δt Se a partícula percorrer uma volta completa, então ela gastará um tempo igual ao período (T).

10 Velocidade tangencial v = Δx Δt v = 2πR T

11 Exemplo 02 Um menino faz uma pedra que está presa a um barbante girar em torno dele, mantendo-a com velocidade constante, a uma freqüência de 10 Hz. Sabe-se que o barbante tem 2 m de comprimento, determine a velocidade escalar (tangencial) da pedra.

12 Velocidade angular (ω) Mede a rapidez com que o ângulo central é descrito ao longo do movimento. ω = 360 mas, 360 = 2π rad T ω = 2π T π rad = 180º

13 Exemplo 03 Uma avião de aeromodelo percorre uma circunferência, descrevendo um ângulo central de 3 rad em 2 s. Determine a velocidade angular neste intervalo de tempo.

14 Velocidade tangencial x angular v = 2πR ; mas, ω = 2π T T v = ω.R Então: v = ω.R

15 A velocidade angular de cada homem abaixo, é igual ou diferente? E a velocidade escalar?

16 Exemplo 04 Um ponto percorre uma circunferência com velocidade angular 10 rad/s. Sendo 5 m o raio da circunferência, determine a velocidade escalar v.

17 Exemplo 05 Uma partícula descreve um movimento circular uniforme com velocidade escalar 5 m/s. Sendo, 2 m o raio da circunferência, determine a velocidade angular da partícula.


Carregar ppt "MOVIMENTO CURVILÍNEO. Vetor velocidade Tangente à trajetória v v v."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google