A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MODELAGEM MATEMÁTICA I Prof. Pedro Augusto Borges.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MODELAGEM MATEMÁTICA I Prof. Pedro Augusto Borges."— Transcrição da apresentação:

1 MODELAGEM MATEMÁTICA I Prof. Pedro Augusto Borges

2 SISTEMA DE TRANSMISSÃO DE UMA BICICLETA Jean Lucas da Silva Mariane Inês Post Silvia Maria Duarte Schiavo

3 Introdução O pedal, ao ser acionado, faz girar uma roda dentada, e o movimento de rotação produzida nesta roda é transmitido, através da correia, a uma outra roda dentada adaptada ao eixo da roda traseira da bicicleta.

4 Introdução Conseqüentemente o ciclista, ao pedalar com uma determinada freqüência, consegue imprimir uma freqüência bem maior a roda dentada menor, e também as rodas da bicicleta. Evidentemente um aumento da velocidade de rotação da roda dentada traseira implica em maior velocidade e maior deslocamento da bicicleta

5 Problematização da bicicleta de 6 marchas Sistema de transmissão por engrenagens; Sistema de transmissão por correias; Relação das velocidades nas diferentes combinações de catracas.

6 Coleta de dados Tamanho dos raios: Pneu: R = 30 cm. Pedal: R = 20 cm. Motora: R = 10 cm. Movidas: R 1 = 2 cm., R 2 = 3 cm., R 3 = 4 cm., R 4 = 5 cm., R 5 = 6 cm., R 6 = 7 cm.

7 Conceitos físicos de apoio

8 Resultados Obtidos Determinação do período da Rn 1 : Velocidade angular da Rn 1 : rad/s. s Velocidade da bicicleta: m/s

9 Modelo Matemático Na razão raio pelo período determinamos a velocidade angular da movida que é igual a do aro. Logo podemos substituí-la na relação entre velocidade angular e escalar, obtendo a velocidade da bicicleta.

10 Equação da velocidade linear da bicicleta Unindo as três equações de uma maneira mais geral obtemos: Obs.: Neste modelo, consideramos o período de cada pedalada como constante de 5 segundos. Nestas circunstancias o m, o R m e o R b são constantes, tendo apenas o R n como variável.

11 Visualização gráfica

12 Velocidade em função de duas variáveis Equação da velocidade com o raio da catraca e o período da pedalada em função da mesma

13 CONCLUSÃO Foi proposto um modelo matemático para descrever a relação entre a velocidade de uma bicicleta em função dos diferentes raios das catracas das marchas mantendo o mesmo período para as pedaladas; Foram elaborados gráficos que expressam as diferentes velocidades de acordo com as combinações de catracas; Foram relacionamos conceitos de Matemática escolar como: razões e proporções, álgebra, funções, circunferência e unidades de medida. Propomos uma interdisciplinaridade no ambiente escolar com a Física, nos conteúdos de Mecânica, como: mecanismos de transmissão, velocidades, movimento circular.


Carregar ppt "MODELAGEM MATEMÁTICA I Prof. Pedro Augusto Borges."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google