A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010. Tipler&Mosca, 5 a Ed. Capítulo 10 Conservação de momentum angular Forças variação de momentum linear; Forças.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010. Tipler&Mosca, 5 a Ed. Capítulo 10 Conservação de momentum angular Forças variação de momentum linear; Forças."— Transcrição da apresentação:

1 Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010

2 Tipler&Mosca, 5 a Ed. Capítulo 10 Conservação de momentum angular Forças variação de momentum linear; Forças variação de momentum linear; Torques variação de momentum angular; Torques variação de momentum angular;

3 Rotação – natureza vetorial

4 Torque – interpretação vetorial

5 Produto vetorial Produto vetorial entre r e F: Área do paralelogramo indicado

6 Regra da mão direita

7 Propriedades do produto vetorial: Distributiva Derivada Operações com versores

8 Momentum Angular

9 Partícula girando em z Para um sistema girando em torno de um eixo de simetria

10 Exemplo Encontre o momentum angular relativamente à origem para as seguintes situações: Encontre o momentum angular relativamente à origem para as seguintes situações: Um carro de massa 1200 kg movendo no sentido anti-horário num circulo de raio 20 m com velocidade de 15 m/s; Um carro de massa 1200 kg movendo no sentido anti-horário num circulo de raio 20 m com velocidade de 15 m/s; O mesmo carro movendo-se com -15m/s i ao longo de y=y 0 =20 m paralelamente ao eixo x ; O mesmo carro movendo-se com -15m/s i ao longo de y=y 0 =20 m paralelamente ao eixo x ; Um disco no plano xy com raio de 20 m e massa de 1200 kg que gira a 0.75 rad/s em torno de z. Um disco no plano xy com raio de 20 m e massa de 1200 kg que gira a 0.75 rad/s em torno de z.

11 S:

12

13

14 Eixos paralelos Para uma partícula i pertencente ao objeto:

15 Para rotação em torno de eixo fixo: O momentum angular em relação a qualquer ponto O´ é o momentum angular em relação ao centro de massa (1) mais o momentum angular associado ao movimento do centro de massa relativamente a O´ (2). O momentum angular em relação a qualquer ponto O´ é o momentum angular em relação ao centro de massa (1) mais o momentum angular associado ao movimento do centro de massa relativamente a O´ (2). (1) é chamado momentum de spin. (1) é chamado momentum de spin. (2) é chamado de momentum orbital. (2) é chamado de momentum orbital.

16 Torque e momentum angular


Carregar ppt "Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010. Tipler&Mosca, 5 a Ed. Capítulo 10 Conservação de momentum angular Forças variação de momentum linear; Forças."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google