A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010. Tipler&Mosca, 5 a Ed. Capítulo 12 Equilíbrio Estático e Elasticidade Equilíbrio estático objeto estacionário.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010. Tipler&Mosca, 5 a Ed. Capítulo 12 Equilíbrio Estático e Elasticidade Equilíbrio estático objeto estacionário."— Transcrição da apresentação:

1 Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010

2 Tipler&Mosca, 5 a Ed. Capítulo 12 Equilíbrio Estático e Elasticidade Equilíbrio estático objeto estacionário que permanece estacionário; Equilíbrio estático objeto estacionário que permanece estacionário; Forças Elásticas exercidas por cabos e vigas numa estrutura; Forças Elásticas exercidas por cabos e vigas numa estrutura; Resultam de pequenas deformações (regime elástico) Resultam de pequenas deformações (regime elástico)

3 Condições de equilíbrio A condição de equilíbrio é estabelecida quando: A condição de equilíbrio é estabelecida quando: A resultante das forças externas atuando num corpo é nula; A resultante das forças externas atuando num corpo é nula;e O torque externo resultante, atuando num corpo é nulo. O torque externo resultante, atuando num corpo é nulo.

4 Exemplo: Uma prancha de comprimento L = 3 m e massa M = 2 kg é apoiada por balanças nas extremidades. Uma massa de 6 kg repousa na prancha a uma distância de 2.5 m de uma extremidade e 0.5 m da outra. Encontre a leitura nas balanças. Uma prancha de comprimento L = 3 m e massa M = 2 kg é apoiada por balanças nas extremidades. Uma massa de 6 kg repousa na prancha a uma distância de 2.5 m de uma extremidade e 0.5 m da outra. Encontre a leitura nas balanças.

5 S:

6 Centro de gravidade Definido de tal forma que o torque produzido pelo peso de um objeto ( W = w i ) em relação a qualquer ponto é o mesmo que o produzido pelas partículas que o compõem (w i ) em relação a este mesmo ponto Definido de tal forma que o torque produzido pelo peso de um objeto ( W = w i ) em relação a qualquer ponto é o mesmo que o produzido pelas partículas que o compõem (w i ) em relação a este mesmo ponto

7 Se X CG é a coordenada x do centro de gravidade num sistema qualquer, o torque é: Supondo g constante, e Equação para o Centro de Massa (CG CM se g é constante)

8 Exemplo: Um peso de 60 N é mantido na mão com o antebraço fazendo um ângulo de 90º com o braço. O bíceps exerce uma força F m tal que aplicada a 3.4 cm da articulação pivotante do cotovelo. Encontre: Um peso de 60 N é mantido na mão com o antebraço fazendo um ângulo de 90º com o braço. O bíceps exerce uma força F m tal que aplicada a 3.4 cm da articulação pivotante do cotovelo. Encontre: A magnitude de F m se a distância do peso ao pivô é de 30 cm ; A magnitude de F m se a distância do peso ao pivô é de 30 cm ; A força exercida no pivô pelo osso do braço. A força exercida no pivô pelo osso do braço.

9 S:

10 Exemplo: Uma escada uniforme de 5 m pesando 60 N está encostada numa parede vertical sem atrito. O pé da escada está a 3 m da parede. Qual é o mínimo coeficiente de atrito estático com o solo necessário para mantê-la sem escorregar? Uma escada uniforme de 5 m pesando 60 N está encostada numa parede vertical sem atrito. O pé da escada está a 3 m da parede. Qual é o mínimo coeficiente de atrito estático com o solo necessário para mantê-la sem escorregar?

11 S:

12 Conjugados Forças iguais atuando aos pares, não na mesma linha de ação, produzem torque mas a sua resultante de forças é nula – são chamadas conjugados de forças. Forças iguais atuando aos pares, não na mesma linha de ação, produzem torque mas a sua resultante de forças é nula – são chamadas conjugados de forças. O torque produzido por um conjugado de forças é o mesmo qualquer que seja o centro considerado

13 Referenciais acelerados Objeto em repouso num referencial acelerado TEM que ter a mesma aceleração do referencial! Condições para equilíbrio neste referencial: Condições para equilíbrio neste referencial: Se a é a aceleração do centro de massa, Se a é a aceleração do centro de massa, A soma dos torques tem que ser nula. A soma dos torques tem que ser nula.

14 Exemplo: Um caminhão carrega uma caixa uniforme de massa m, altura h e base quadrada de lado L. qual é sua máxima aceleração sem que a caixa tombe? Um caminhão carrega uma caixa uniforme de massa m, altura h e base quadrada de lado L. qual é sua máxima aceleração sem que a caixa tombe?

15 S:


Carregar ppt "Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010. Tipler&Mosca, 5 a Ed. Capítulo 12 Equilíbrio Estático e Elasticidade Equilíbrio estático objeto estacionário."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google