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UNIJUÍ – UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DeFEM – DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA O XIS BURGUER COMO OBJETO.

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1 UNIJUÍ – UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DeFEM – DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA O XIS BURGUER COMO OBJETO DE ESTUDO PARA MODELAGEM MATEMÁTICA ÁDIA MACHADO DA SILVA GRACIELE GOLDSCHMIDT DE ÁVILA JOSÉ APARECIDO DA SILVA FERNANDES Disciplina: MODELAGEM MATEMÁTICA I Prof. PEDRO AUGUSTO PEREIRA BORGES

2 INTRODUÇÃO z Relacionar o tema com a realidade criando significados relevantes; z O xis como instrumento de estudo; z Margem de lucro do comerciante e transporte dos produtos. z Conteúdos de Matemática desenvolvidos através do estudo deste tema.

3 DESENVOLVIMENTO Etapas do trabalho z Modelos dos gastos com transporte; z Tabelas de coleta de dados; z Modelo para o cálculo de lucro de cada xis das duas lanchonetes;

4 I-Modelos sobre Gastos com Transporte: z GASOLINA Obs: Para encontrar a quilometragem mensal multiplica-se por 30 dias z = 750 km/mês

5 DESPESA COM GASOLINA ( D g ) zC = Consumo por quilômetro (km/l), moto 125CC D g = Despesa com gasolina (R$) P = Preço da gasolina (R$) Para calcular o consumo, aplica-se regra de três: distância( km ) gasolina( l ) x C C = 2. l Considerando 30 dias, basta multiplicar o valor de consumo por 30, logo: D g = C.P D g = R$ 103,20 por mês

6 DESGASTE DA MOTO ( D m ) zPneu: km R$ P P =R$ 5,14 P = R$ 10,28 Oficina (O f ): custo das revisões(R$) km rodados O 750 O f = R$ 11,25

7 Portanto, para calcular o desgaste da moto ( D m ), usa- se o seguinte modelo: D m = P + O f D m = Desgaste da moto P = Gasto com pneu no mês O f = Gasto com oficinas no mês D m = R$ 21,53

8 SALÁRIO DO ENTREGADOR + ENCARGOS SOCIAIS ( S e ) S e = ( R$ 180,00 + R$ 45,00 de encargos) S e = R$ 225,00 O total de gastos com transporte no mês é de: T = D g + D m + S e T = R$ 349,73 T = transporte

9 II- Tabelas de Coleta de Dados: Tabela 1: Relação dos custos de 3 lanches(xis) em 2 Lanchonetes da cidade de Ijuí-RS

10 Tabela 2: Relação do peso/preço ( g/R$ ) dos ingredientes de cada Produto das duas referidas lanchonetes de Ijuí-RS

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13 III- Modelo para o Cálculo de Lucro de Cada Xis das Duas Lanchonetes: z Qual é o lucro para cada Xis nas lanchonetes em R$? L= R – D OBS:Com os dados obtidos na tabela 1, substitui-se os valores no modelo acima, sabendo que: Exemplo: L = R – D L = 3,50 – 1,95 L = 1,55

14 z Qual é o lucro para cada xis nas lanchonetes em percentagem (%)? z Com os dados obtidos na tabela 1, substitui- se os valores no modelo acima, sabendo que

15 CONCLUSÃO z Através do trabalho realizado torna-se possível para os alunos fazer relações com a realidade, através dos modelos criados, que lhes permitirão uma visão crítica do assunto. z O modelo do transporte poderá ser utilizado em outras empresas. z Em resumo, a modelagem matemática pode ser no futuro um método de importância relevante, em se tratando de ensino de matemática.


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