A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A PRESENÇA DA MATEMÁTICA NO DIA A DIA DO ALUNO AUTORES: Pedro Paulo Velasques - E.E. Canadá Silvia Renata Rizzon – E.E. Canadá Antonio Marcos R. de Moraes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A PRESENÇA DA MATEMÁTICA NO DIA A DIA DO ALUNO AUTORES: Pedro Paulo Velasques - E.E. Canadá Silvia Renata Rizzon – E.E. Canadá Antonio Marcos R. de Moraes."— Transcrição da apresentação:

1 A PRESENÇA DA MATEMÁTICA NO DIA A DIA DO ALUNO AUTORES: Pedro Paulo Velasques - E.E. Canadá Silvia Renata Rizzon – E.E. Canadá Antonio Marcos R. de Moraes - E.E. Marcílio Dias Ana Lucia Prado de Moraes – E.E. Marcílio Dias Paula Massae Santos Ikedo – E.E. Marcílio Dias INTRODUÇÃO Nosso trabalho pretende mostrar a visão que o aluno tem da matemática no seu cotidiano. Através de questões que mostram alguns exemplos da matemática no dia a dia, os alunos devem analisá- las e responder se há ou não algum conceito ou prática matemática naquelas atividades. OBJETIVO O objetivo desse trabalho é verificar a visão que o aluno tem sobre a aplicação da Matemática e se consegue reconhecer a presença da matemática em situações cotidianas.. MATERIAL E MÉTODOS A nossa pesquisa será feita com alunos do ensino fundamental ciclo II e ensino médio, da rede pública estadual nas cidades de Santos e Guarujá. O instrumento utilizado para a pesquisa será um questionário com perguntas fechadas, onde obteremos respostas positivas ou negativas para nosso tema. Deverão ser pesquisados 100 alunos, para responder as seguintes questões: Distribuição de Freqüência Respostas % questões sim não sim não ,5 52, ,2 78, ,7 32, ,0 4, ,0 1, ,5 53, ,4 62, ,0 2, ,9 6, ,7 25, ,3 68, ,8 21, ,7 27, ,4 55, ,8 19,2 FONTE: alunos da E.E. Canadá e E.E. Marcílio Dias 1 – Você reconhece o uso da matemática quando usa o skate? 2 – Quando se olha no espelho, há alguma relação com a matemática? 3 – Com respeito aos acidentes de transito, você vê alguma relação com a matemática? 4 – Em um jogo de futebol, há a utilização da matemática? 5 – O fazer compras, tem relação com a matemática? 6 – Você é aluno regularmente matriculado, isso tem alguma relação com matemática? 7 – Ao andar de bicicleta, você usa a matemática? 8 – Quando um empresário monta um novo negócio ele usa matemática? 9 – Nas eleições é usada a matemática? 10 – Em uma viagem você usa a matemática? 11 – Quando estamos dormindo, usamos a matemática? 12 – Ao fazer uma pipa, usamos a matemática? 13 – Ao aquecer um forno, usamos a matemática? 14 – Ao andar em uma roda gigante, usamos a matemática? 15 – O dia e a noite, tem relação com a matemática? Isto nada tem com matemática????????? 2 – Quando se olha no espelho, há alguma relação com a matemática? ( 21,2 ) SIM ( 78,8 ) NÂO 6 – Você é aluno regularmente matriculado, isso tem alguma relação com matemática? ( 46,5 ) SIM ( 53,5 ) NÂO Acho que estamos fazendo parte de algum dado estatístico 7 – Ao andar de bicicleta, você usa a matemática? ( 37,4 ) SIM ( 62,6 ) NÂO 11 – Quando estamos dormindo, usamos a matemática? ( 31,3 ) SIM ( 68,7 ) NÂO Conclusão: Podemos perceber com este estudo que a visão cotidiana do aluno em relação a matemática, na maioria das vezes só é percebida quando no problema desenvolvido há algum tipo de algoritmo ou dados numéricos. O aluno dificilmente consegue ver o uso da matemática em atividades simples do dia a dia, como andar de bicicleta, dormir e outras. Assim, deixamos aqui uma questão, para ser avaliada em uma próxima pesquisa, onde estará o problema em relação a esta visão matemática do nosso aluno? RESULTADO DA PESQUISA Será que eu nada tenho com matemática??????? Este é o único momento em que não uso matemática conscientemente, mas o meu inconsciente está trabalhando e usando matemática.


Carregar ppt "A PRESENÇA DA MATEMÁTICA NO DIA A DIA DO ALUNO AUTORES: Pedro Paulo Velasques - E.E. Canadá Silvia Renata Rizzon – E.E. Canadá Antonio Marcos R. de Moraes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google