A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A PRESENÇA DA MATEMÁTICA NO DIA A DIA DO ALUNO AUTORES: Pedro Paulo Velasques - E.E. “Canadá” Silvia Renata Rizzon – E.E. “Canadá” Antonio Marcos R. de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A PRESENÇA DA MATEMÁTICA NO DIA A DIA DO ALUNO AUTORES: Pedro Paulo Velasques - E.E. “Canadá” Silvia Renata Rizzon – E.E. “Canadá” Antonio Marcos R. de."— Transcrição da apresentação:

1 A PRESENÇA DA MATEMÁTICA NO DIA A DIA DO ALUNO AUTORES: Pedro Paulo Velasques - E.E. “Canadá” Silvia Renata Rizzon – E.E. “Canadá” Antonio Marcos R. de Moraes - E.E. “Marcílio Dias” Ana Lucia Prado de Moraes – E.E. “Marcílio Dias” Paula Massae Santos Ikedo – E.E. “Marcílio Dias” INTRODUÇÃO Nosso trabalho pretende mostrar a visão que o aluno tem da matemática no seu cotidiano. Através de questões que mostram alguns exemplos da matemática no dia a dia, os alunos devem analisá-las e responder se há ou não algum conceito ou prática matemática naquelas atividades. OBJETIVO O objetivo desse trabalho é verificar a visão que o aluno tem sobre a aplicação da Matemática e se consegue reconhecer a presença da matemática em situações cotidianas. . MATERIAL E MÉTODOS A nossa pesquisa será feita com alunos do ensino fundamental ciclo II e ensino médio, da rede pública estadual nas cidades de Santos e Guarujá. O instrumento utilizado para a pesquisa será um questionário com perguntas fechadas, onde obteremos respostas positivas ou negativas para nosso tema. Deverão ser pesquisados 100 alunos, para responder as seguintes questões: 8 – Quando um empresário monta um novo negócio ele usa matemática? 9 – Nas eleições é usada a matemática? 10 – Em uma viagem você usa a matemática? 11 – Quando estamos dormindo, usamos a matemática? 12 – Ao fazer uma pipa, usamos a matemática? 13 – Ao aquecer um forno, usamos a matemática? 14 – Ao andar em uma roda gigante, usamos a matemática? 15 – O dia e a noite, tem relação com a matemática? 1 – Você reconhece o uso da matemática quando usa o skate? 2 – Quando se olha no espelho, há alguma relação com a matemática? 3 – Com respeito aos acidentes de transito, você vê alguma relação com a matemática? 4 – Em um jogo de futebol, há a utilização da matemática? 5 – O fazer compras, tem relação com a matemática? 6 – Você é aluno regularmente matriculado, isso tem alguma relação com matemática? 7 – Ao andar de bicicleta, você usa a matemática? RESULTADO DA PESQUISA Distribuição de Freqüência Respostas % questões sim não sim não , ,5 , ,8 , ,3 , ,0 , ,0 , ,5 , ,6 , ,0 , ,1 , ,3 , ,7 , ,2 , ,3 , ,6 , ,2 FONTE: alunos da E.E. “Canadá” e E.E. “Marcílio Dias” 2 – Quando se olha no espelho, há alguma relação com a matemática? ( 21,2 ) SIM ( 78,8 ) NÂO 6 – Você é aluno regularmente matriculado, isso tem alguma relação com matemática? ( 46,5 ) SIM ( 53,5 ) NÂO 7 – Ao andar de bicicleta, você usa a matemática? ( 37,4 ) SIM ( 62,6 ) NÂO 11 – Quando estamos dormindo, usamos a matemática? ( 31,3 ) SIM ( 68,7 ) NÂO Este é o único momento em que não uso matemática conscientemente, mas o meu inconsciente está trabalhando e usando matemática. Isto nada tem com matemática????????? Acho que estamos fazendo parte de algum dado estatístico Será que eu nada tenho com matemática??????? Conclusão: Podemos perceber com este estudo que a visão cotidiana do aluno em relação a matemática, na maioria das vezes só é percebida quando no problema desenvolvido há algum tipo de algoritmo ou dados numéricos. O aluno dificilmente consegue ver o uso da matemática em atividades simples do dia a dia, como andar de bicicleta, dormir e outras. Assim, deixamos aqui uma questão, para ser avaliada em uma próxima pesquisa, onde estará o problema em relação a esta visão matemática do nosso aluno?


Carregar ppt "A PRESENÇA DA MATEMÁTICA NO DIA A DIA DO ALUNO AUTORES: Pedro Paulo Velasques - E.E. “Canadá” Silvia Renata Rizzon – E.E. “Canadá” Antonio Marcos R. de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google