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EDUCAÇÃO E PENSAMENTO COMPUTACIONAL: ESTUDO DE CASO SOBRE A E-ESTÔNIA.

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Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO E PENSAMENTO COMPUTACIONAL: ESTUDO DE CASO SOBRE A E-ESTÔNIA."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO E PENSAMENTO COMPUTACIONAL: ESTUDO DE CASO SOBRE A E-ESTÔNIA

2 Pensamento Computacional  Uma abordagem para a resolução de problemas que possam pela abstração ser reduzidos à modelos computáveis por pessoas ou máquinas, que auxiliem na estruturação e aplicação de conhecimentos multidisciplinares usando a depuração, o feedback cinestésico ou simplesmente a tradução de conceitos para linguagens formais; que incentiva a colaboração e o desenvolvimento da criatividade por meio de atividades práticas, de contexto significativo, e consequentemente, desmistifica e aplica o funcionamento de dispositivos e conceitos computacionais.

3 Pensamento Computacional  Jeannette M. Wing  José Armando Valente  Zapata-Ros

4 Pensamento Computacional e EAD  Competências Digitais  Domínio das TDIC  A Mensagem no Meio Digital  Competências Informacionais

5 ESTÔNIA??

6 Ocupada por: Suécia URSS Alemanha URSS / Rússia Independência em 1992 Capital : Tallinn População : 1.294.236 (2012) IDH: 30º (2015) Área: 45 339 km² Apenas 16% da população considera que a religião desempenha um papel importante em suas vidas

7 An Information E-Society Uma Sociedade Aberta da Informação

8

9 Ensino Básico  Ao analisar o currículo oficial do ensino básico da Estônia, com um olhar voltado para o desenvolvimento do pensamento computacional, pode-se concluir que o currículo se mostra focado na integração das TIC no contexto educacional e ao letramento digital básico trabalhado como um tópico interdisciplinar que pretende transpassar o conteúdo e/ou a metodologia de todas as demais disciplinas (ESTÔNIA, 2011a).

10 Ensino Secundário  Ao analisar o currículo do ensino secundário, algumas disciplinas opcionais com potencial de desenvolver o pensamento computacional são listadas, são elas: Mecatrônica e robótica; Uso de computadores para pesquisa e Programação básica e desenvolvimento de software (ESTÔNIA, 2011).  A tecnologia continua sendo um tópico interdisciplinar, mas o objetivo passa a ser focado em: [...] trabalhos em grupo e projetos de pesquisa na escola, possibilitando desenvolver uma atitude positiva frente à inovação tecnológica e possibilidades de carreira relacionadas, garantido a aptidão dos aprendizes em utilizar as TIC em suas vidas cotidianas, nos estudos e no trabalho (ESTÔNIA, 2011d, tradução nossa).

11 Projeto ProgeTiger  Tem como atividades a criação, tradução e adaptação de material didático, a formação de professores para atividades com tecnologias, a criação de uma rede para docentes ativos no campo da tecnologia, tutores do programa e pessoas que compartilhem e popularizem informação em nível regional, suporte para a busca de equipamentos necessários e compartilhamento de informações e popularização de atividades tecnológicas. O ProgeTiger utiliza robótica e programação na educação.

12 Da Estônia para o Brasil  Projeto de Nação  E-Goverment (transparência e eficiência)  Currículo Nacional que inclui competências digitais e informacionais  Tecnologia nas Escolas


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