A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERIGOS NOS ALIMENTOS. PERIGOS São circunstâncias que prenunciam um mal para alguém, ou seja, um dano à saúde e/ou à integridade física do indivíduo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERIGOS NOS ALIMENTOS. PERIGOS São circunstâncias que prenunciam um mal para alguém, ou seja, um dano à saúde e/ou à integridade física do indivíduo."— Transcrição da apresentação:

1 PERIGOS NOS ALIMENTOS

2 PERIGOS São circunstâncias que prenunciam um mal para alguém, ou seja, um dano à saúde e/ou à integridade física do indivíduo. Perigo é também o agente que provoca tal situação.

3 PERIGOS FISICOS Os perigos físicos mais comumente associados aos produtos alimentícios são: fragmentos de vidro, insetos (ou seus fragmentos), roedores (ou suas fezes); fragmentos de plástico de embalagens; parafusos e arruelas, partes de adornos e fragmentos de lâmina de barbear.

4 PERIGOS QUÍMICOS Compreendem os resíduos de inseticidas, detergentes, desinfetantes e, principalmente, as micotoxinas e substancias alergênicas como corantes e conservantes.

5 PERIGOS BIOLÓGICOS São os microrganismos, seres vivos (nascem, multiplicam-se e morrem), portanto, fazem tudo que os outros seres vivos fazem: comem, excretam, respiram etc. Entretanto, existe uma diferença importante: eles são muito pequenos.

6 Podem ser......PATOGÊNICOS - são os que causam doenças a quem os ingere, ou seja, são perigos biológicos. Esses microrganismos podem ser ingeridos vivos, junto com os alimentos, e infectar o organismo. Também, podem produzir toxinas no alimento que, ao serem ingeridas, provocam doenças muito sérias.

7 Ou... DETERIORANTES - são os que estragam os alimentos, alterando sua qualidade.

8 ou......ÚTEIS_ Microrganismos especiais são usados para produzir alimentos, como pão, iogurte, vinagre, salames, queijos e outros.

9 Bactérias São os microrganismos que mais causam problemas nos alimentos. Multiplicam-se rapidamente. Um exemplo é o Staphylococcus aureus que pode estar presente no nariz, na boca e também na pele infectada (tumores ou feridas e queimaduras infeccionadas). A bactéria patogênica mais frequentemente encontrada nos produtos de panificação é o Bacillus cereus, que produz esporos resistentes ao calor (por isso não são destruídos ao se cozinhar ouassar os alimentos).

10 Fungos Os fungos já foram classificados como vegetais e também como protistas. Atualmente são agrupados num reino à parte, chamado o reino Fungi. Leveduras:

11 Pluricelulares BoloresCogumelos

12 VÍRUS E PARASITOS Os vírus são ainda menores do que as bactérias e muitos causam doenças. Os parasitos compreendem protozoários (ameba, giárdia etc.) e os ovos de helmintos (vermes), que podem contaminar os alimentos e provocar, muitas vezes, problemas graves à saúde do consumidor.

13 Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle

14 A preocupação com a saúde do consumidor e seu impacto nas ferramentas operacionais Com relação à saúde pública e a do consumidor, a preocupação inicial das autoridades é com a necessidade de reduzir a ocorrência de Doenças Transmissíveis por Alimentos. O estabelecimento de Programas de Boas Práticas, feito pelo Codex, adotado por produtores de alimentos e exigidos pela legislação dos países e por clientes, não foi considerado suficiente para a redução das DTA. Uma das ferramentas testadas, o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC, recomendava atividades que visavam o controle dos agentes de DTA.

15 FORUM MUNDIAL DE SAÚDE (1960) OMS FAO CODEX ALIMENTAIUS APPCC

16


Carregar ppt "PERIGOS NOS ALIMENTOS. PERIGOS São circunstâncias que prenunciam um mal para alguém, ou seja, um dano à saúde e/ou à integridade física do indivíduo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google