Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRenata Moreira re Alterado mais de 7 anos atrás
1
NOÇÕES DE SEGURANÇA EM TRABALHOS DE RECICLAGEM
2
Profª. Engenheira de Segurança do Trabalho Renata Moreira de Sá e Silva
4
Conteúdos Noções gerais de Higiene do Trabalho; Noções de Legislação de Segurança do trabalho - Lei 6514/77; Noções de Segurança do Trabalho: CIPA e SESMT; Definição de Riscos Ambientais; Estabelecimento dos Riscos Físicos, Químicos, Biológicos, Ergonômicos e de Acidente presentes nas atividades de reciclagem.
5
Noções Gerais de Higiene do Trabalho
6
Tripé Higiene, Saúde, Segurança do Trabalho
7
Higiene do trabalho É um conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.
8
Doença do Trabalho Assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente. Ou seja, o ambiente onde se realiza o trabalho é o responsável pela doença; Exemplo: Trabalhador perde a audição por ficar longo tempo sem proteção auditiva adequada, submetido ao excesso de ruído, gerado pelo trabalho executado junto a uma grande prensa.
9
Doença Profissional Assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho; Ou seja, aquela que aparece pela execução do trabalho mesmo; Exemplo: Trabalhador adquire tenossinovite (inflamação dos tendões e das articulações) por exercer atividades repetitivas, que solicitam sempre o mesmo grupo de músculos.
10
Segurança do trabalho É um conjunto de medidas técnicas, administrativas, educacionais, médicas e psicológicas empregadas para prevenir acidentes, seja pela eliminação de condições inseguras do ambiente, seja pela instrução ou pelo convencimento das pessoas para a implementação de práticas preventivas de forma a evitar atos inseguros.
11
Acidente de Trabalho (Lei nº 8.213/91) “Art. 19 - Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa... provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.”
12
Noções de Legislação de Segurança do Trabalho Lei 6514/77 e NR’s
13
Lei 6.514/77 Altera o Capítulo V do Titulo II da Consolidação das Leis do Trabalho, relativo a Segurança e Medicina do Trabalho e dá outras providências. 35 Normas Regulamentadoras (NR’s) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). http://www.mte.gov.br/
16
Noções de Segurança do Trabalho: SESMT e CIPA São os dois órgãos dentro das empresas responsáveis pela Segurança do Trabalho.
17
Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho É composto por 5 profissionais qualificados, que estudaram para exercer essa função, são eles: Engenheiro de Segurança do Trabalho; Técnico em Segurança do Trabalho; Médico do Trabalho; Enfermeiro do Trabalho; Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.
18
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes É formada por trabalhadores comuns da empresa que estejam dispostos a colaborar com a segurança do trabalho dentro da empresa.
19
A CIPA é responsável por organizar a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes) e elaborar o MAPA DE RISCOS.
21
Definição de Riscos Ambientais Riscos Ambientais são os agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes/mecânicos que possam trazer danos à saúde do trabalhador nos ambientes de trabalho, em função de sua natureza, concentração, intensidade e tempo de exposição ao agente.
22
Os trabalhadores envolvidos com a coleta de resíduos sólidos estão expostos, em seu processo de trabalho, a seis tipos diferentes de riscos ocupacionais, sendo eles:
23
CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS
28
Estabelecimento dos Riscos Físicos, Químicos, Biológicos, Ergonômicos e de Acidente presentes nas atividades de reciclagem.
29
Riscos Físicos (ruído, vibração, calor, frio, umidade) Os trabalhadores, por realizarem suas atividades ao ar livre, ficam expostos ao calor, ao frio, à chuva e, ainda, às variações bruscas de temperatura. Como o trabalho é realizado nas ruas, o ruído do trânsito apresenta-se em alguns momentos prejudicial; Nos galpões de Cooperativas, o funcionamento das máquinas de prensa e esteiras, provocam ruídos e vibrações.
30
Riscos Químicos (gases, névoa, neblina, poeira, substâncias químicas tóxicas) Os trabalhadores, por realizarem suas atividades ao ar livre, ficam expostos a qualquer poluente presente no ar, dentre estes, a poeira está presente sempre. Dependendo do tipo de material que está sendo separado há risco de se intoxicar, se este for proveniente de produtos químicos, ex: embalagem de água sanitária e demais produtos de limpeza. Pode acontecer o contato com pela pele, pelo nariz e pelos olhos.
31
Riscos Biológicos Contato com agentes biológicos patogênicos: bactérias, fungos, parasitas, vírus e ainda picadas de animais peçonhentos O contato maior de contaminação é através de materiais perfuro-cortantes; Existe também o risco com contato com material contaminado com lixo hospitalar, onde existe a presença de agentes patológicos. Por se tratar de trabalhos em ambientes insalubres, existe a presença de animais que podem transmitir doenças e ainda riscos de picadas.
32
Riscos Ergonômicos (trabalho físico pesado, posturas incorretas) adoção de posturas forçadas incômodas, sobrecarga da coluna vertebral, Dores.
33
Riscos de Acidente ou Mecânicos (máquinas sem proteção, equipamentos e ferramentas defeituosos, inadequadas ou inexistentes) atropelamentos devido ao tráfego intenso nas ruas quedas, fraturas esmagamentos pelo compactador, falta de treinamento condições inadequadas de trabalho.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.