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PublicouMichele Michele Alterado mais de 6 anos atrás
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GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO Estudos Organizacionais III
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Dado – São elementos brutos, sem significado, desvinculados da realidade. Isoladamente, não parece ter uso e sentido. Dado x Informação x Conhecimento
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Informação – É o dado trabalhado, contextualizado, dotado de relevância e propósito. Está inserida em uma rede de relações que lhe confere significado e utilidade. Dado x Informação x Conhecimento
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Conhecimento – é informação com valor agregado, produzida com a pretensão de validade universal, assimilada pelo indivíduo ou pela organização e integrada ao seu saber anterior. Dado x Informação x Conhecimento
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Segundo DAVENPORT e PRUSAK (1998, p. 6) “o conhecimento pode ser comparado a um sistema vivo, que cresce e se modifica à medida que interage com o meio ambiente”.
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Conhecimento é dinâmico! se caracteriza como a internalização das informações, transformando-se em um saber. Surge a partir da capacidade que cada um possui de interpretar e agir sobre um conjunto de informações, utilizando-se da experiência, valores, crenças e de outros conhecimentos anteriormente adquiridos, estabelecendo relações entre eles.
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Tipos de Conhecimento Tácito :...é “Altamente pessoal, difícil de ser formalizado, dificilmente visível, comunicado ou compartilhado com outros; constitui-se de compreensões subjetivas, de intuições; está associado às ações e às experiências dos indivíduos, assim como aos seus valores, ideias e emoções”.
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Conhecimento Tácito é o "saber fazer” – Percepções – Ideias – Experiências – Know-how
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Tipos de Conhecimento Explícito: “pode ser expresso em palavras e números e compartilhado em forma de dados, fórmulas científicas, especificações e manuais; pode ser prontamente transmitido entre indivíduos formal e sistematicamente”.
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Conhecimento Explícito pode ser caracterizado como formal, objetivo, codificado, obtido através de tabelas, documentos, etc. Explícito – Melhores práticas – Políticas – Procedimentos – Informações – Documentos
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CONHECIMENTO TÁCITO Pessoal Subjetivo Não codificado Difícil compartilhamento know-how CONHECIMENTO EXPLÍCITO Formal Objetivo Codificado Fácil compartilhamento Livros, manuais, documentos
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Gestão do Conhecimento (Knowledge Management - KM) O conhecimento: é o principal insumo das organizações nos tempos atuais. Vantagem competitiva, um diferencial. "sociedade do conhecimento"
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Gestão do Conhecimento (Knowledge Management - KM) Um novo modelo gerencial, que administra o conjunto de procedimentos, práticas e ferramentas que visam capturar, armazenar e disseminar o conhecimento dentre os funcionários da organização, aproveitando os recursos tecnológicos existentes.
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CONHECIMENTO ARMAZENARCAPTURARDISSEMINAR
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Foco da Gestão do Conhecimento Know-WhoKnow-How
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Confusão Comum A ideia não é criar um enciclopédia de tudo que todos sabem, mas acompanhar as pessoas que sabem o caminho das pedras, e implementar a tecnologia e cultura que vai fazer com que eles espalhem a ideia
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Você não pode gerenciar conhecimento - ninguém pode. O que você pode fazer é gerenciar o ambiente no qual o conhecimento pode ser criado, descoberto, capturado, compartilhado, filtrado, validado, transferido, adotado, adaptado e aplicado Pontos de Vista Chris Collison e Geoff Parcell
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Se você pede a alguém conhecimentos específicos no contexto de uma necessidade real, ninguém vai negar. Se você pedir que lhe dêem conhecimento com a premissa de que você pode precisar daquilo no futuro, nunca conseguirá Pontos de Vista Dave Snowden
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O foco principal são as pessoas. E, como todos sabemos, uma estratégia de sucesso de Gestão do Conhecimento é aquela que mantém um equilíbrio entre pessoas, ferramentas e processos Pontos de Vista Luis Suarez
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Objetivos da Gestão do Conhecimento
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Tornar acessíveis grandes quantidades de informação organizacional, compartilhando as melhores práticas e tecnologias;
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Objetivos da Gestão do Conhecimento Permitir a identificação e mapeamento dos ativos de conhecimento e informações (Memória Organizacional);
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Objetivos da Gestão do Conhecimento Apoiar a geração de novos conhecimentos, propiciando o estabelecimento de vantagens competitivas.
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Objetivos da Gestão do Conhecimento Dar vida aos dados tornando-os utilizáveis e úteis transformando-os em informação essencial ao desenvolvimento pessoal e do grupo
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Objetivos da Gestão do Conhecimento Organiza e acrescenta lógica aos dados de forma a torná-los compreensíveis.
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Objetivos da Gestão do Conhecimento Aumentar a competitividade da organização através da valorização de seus bens intangíveis.
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Mas não se esqueça A informação correta para a pessoa certa!
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Desafio da Gestão do Conhecimento Como o conhecimento reside na mente das pessoas, o desafio é captá-lo de forma que ele possa ser retido, alimentado com o tempo, e compartilhado por quem precisa dele CaptarReterDesenvolverCompartilhar
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Vantagens da Gestão do Conhecimento Vantagem Competitiva
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Vantagens da Gestão do Conhecimento Redução dos custos e tempo de produção e desenvolvimento de produtos
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Vantagens da Gestão do Conhecimento Rápida comercialização de novos produtos
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Vantagens da Gestão do Conhecimento Aumento do valor das ações
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Vantagens da Gestão do Conhecimento Maximização do capital intelectual/ativos intelectuais
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Vantagens da Gestão do Conhecimento Melhoria dos processos internos e maior fluidez nas operações
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Vantagens da Gestão do Conhecimento Processos de tomada de decisões mais eficientes e melhores resultados
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Vantagens da Gestão do Conhecimento Melhoria na coordenação de esforços entre unidades de negócios
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Vantagens da Gestão do Conhecimento Melhoria da prestação de serviços (agilidade), da qualidade dos produtos e da qualidade do atendimento ao cliente
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Desafios do RH para a implantação da Gestão do Conhecimento
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Desafios do RH Integração com outras áreas da empresa. Gestão do Conhecimento não é Treinamento e Desenvolvimento
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Desafios do RH Contínua análise da evolução da estrutura organizacional, avaliando a situação atual e o futuro
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Desafios do RH Realização de um inventário do conhecimento atual dos funcionários
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Desafios do RH Relacionamento estreito entre remuneração estratégica e o processo de conhecimento
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Desafios do RH Criação de carreiras flexíveis e ajustáveis a demandas de áreas específicas
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Desafios do RH Retenção e gestão de talentos baseada em fatos e não em percepções
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Desafios do RH Perfeito entendimento e participação dos impactos da Gestão do Conhecimento no planejamento estratégico
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Obrigado! Dúvidas?
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Peter Drucker Conhecimento A informação só se torna conhecimento nas mãos de alguém que sabe o que fazer com aquilo
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Thomas Davenport Conhecimento É uma mistura de experiências, valores e percepções, informações e dados, a qual proporciona uma estrutura para a aplicação, avaliação e incorporação de novas experiências e informações
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GESTÃO DO CONHECIMENTO Geração do Conhecimento: Processos de aquisição, aluguel, recursos dirigidos, fusão, adaptação e redes. Codificação e Coordenação do Conhecimento Transferência do Conhecimento
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Gestão do Conhecimento Result ado Ferrament as TécnicasMétodos Comporta mentos
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Premissa da Gestão do Conhecimento Unidade: não há necessidade de departamentos
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Componentes da Gestão do Conhecimento Pessoas ProcessosResultados
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