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GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO Estudos Organizacionais III.

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Apresentação em tema: "GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO Estudos Organizacionais III."— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO Estudos Organizacionais III

2 Dado – São elementos brutos, sem significado, desvinculados da realidade. Isoladamente, não parece ter uso e sentido. Dado x Informação x Conhecimento

3 Informação – É o dado trabalhado, contextualizado, dotado de relevância e propósito. Está inserida em uma rede de relações que lhe confere significado e utilidade. Dado x Informação x Conhecimento

4 Conhecimento – é informação com valor agregado, produzida com a pretensão de validade universal, assimilada pelo indivíduo ou pela organização e integrada ao seu saber anterior. Dado x Informação x Conhecimento

5 Segundo DAVENPORT e PRUSAK (1998, p. 6) “o conhecimento pode ser comparado a um sistema vivo, que cresce e se modifica à medida que interage com o meio ambiente”.

6 Conhecimento é dinâmico! se caracteriza como a internalização das informações, transformando-se em um saber. Surge a partir da capacidade que cada um possui de interpretar e agir sobre um conjunto de informações, utilizando-se da experiência, valores, crenças e de outros conhecimentos anteriormente adquiridos, estabelecendo relações entre eles.

7 Tipos de Conhecimento Tácito :...é “Altamente pessoal, difícil de ser formalizado, dificilmente visível, comunicado ou compartilhado com outros; constitui-se de compreensões subjetivas, de intuições; está associado às ações e às experiências dos indivíduos, assim como aos seus valores, ideias e emoções”.

8 Conhecimento Tácito é o "saber fazer” – Percepções – Ideias – Experiências – Know-how

9 Tipos de Conhecimento Explícito: “pode ser expresso em palavras e números e compartilhado em forma de dados, fórmulas científicas, especificações e manuais; pode ser prontamente transmitido entre indivíduos formal e sistematicamente”.

10 Conhecimento Explícito pode ser caracterizado como formal, objetivo, codificado, obtido através de tabelas, documentos, etc. Explícito – Melhores práticas – Políticas – Procedimentos – Informações – Documentos

11 CONHECIMENTO TÁCITO Pessoal Subjetivo Não codificado Difícil compartilhamento know-how CONHECIMENTO EXPLÍCITO Formal Objetivo Codificado Fácil compartilhamento Livros, manuais, documentos

12 Gestão do Conhecimento (Knowledge Management - KM) O conhecimento: é o principal insumo das organizações nos tempos atuais. Vantagem competitiva, um diferencial. "sociedade do conhecimento"

13 Gestão do Conhecimento (Knowledge Management - KM) Um novo modelo gerencial, que administra o conjunto de procedimentos, práticas e ferramentas que visam capturar, armazenar e disseminar o conhecimento dentre os funcionários da organização, aproveitando os recursos tecnológicos existentes.

14 CONHECIMENTO ARMAZENARCAPTURARDISSEMINAR

15 Foco da Gestão do Conhecimento Know-WhoKnow-How

16 Confusão Comum A ideia não é criar um enciclopédia de tudo que todos sabem, mas acompanhar as pessoas que sabem o caminho das pedras, e implementar a tecnologia e cultura que vai fazer com que eles espalhem a ideia

17 Você não pode gerenciar conhecimento - ninguém pode. O que você pode fazer é gerenciar o ambiente no qual o conhecimento pode ser criado, descoberto, capturado, compartilhado, filtrado, validado, transferido, adotado, adaptado e aplicado Pontos de Vista Chris Collison e Geoff Parcell

18 Se você pede a alguém conhecimentos específicos no contexto de uma necessidade real, ninguém vai negar. Se você pedir que lhe dêem conhecimento com a premissa de que você pode precisar daquilo no futuro, nunca conseguirá Pontos de Vista Dave Snowden

19 O foco principal são as pessoas. E, como todos sabemos, uma estratégia de sucesso de Gestão do Conhecimento é aquela que mantém um equilíbrio entre pessoas, ferramentas e processos Pontos de Vista Luis Suarez

20 Objetivos da Gestão do Conhecimento

21 Tornar acessíveis grandes quantidades de informação organizacional, compartilhando as melhores práticas e tecnologias;

22 Objetivos da Gestão do Conhecimento Permitir a identificação e mapeamento dos ativos de conhecimento e informações (Memória Organizacional);

23 Objetivos da Gestão do Conhecimento Apoiar a geração de novos conhecimentos, propiciando o estabelecimento de vantagens competitivas.

24 Objetivos da Gestão do Conhecimento Dar vida aos dados tornando-os utilizáveis e úteis transformando-os em informação essencial ao desenvolvimento pessoal e do grupo

25 Objetivos da Gestão do Conhecimento Organiza e acrescenta lógica aos dados de forma a torná-los compreensíveis.

26 Objetivos da Gestão do Conhecimento Aumentar a competitividade da organização através da valorização de seus bens intangíveis.

27 Mas não se esqueça A informação correta para a pessoa certa!

28 Desafio da Gestão do Conhecimento Como o conhecimento reside na mente das pessoas, o desafio é captá-lo de forma que ele possa ser retido, alimentado com o tempo, e compartilhado por quem precisa dele CaptarReterDesenvolverCompartilhar

29 Vantagens da Gestão do Conhecimento Vantagem Competitiva

30 Vantagens da Gestão do Conhecimento Redução dos custos e tempo de produção e desenvolvimento de produtos

31 Vantagens da Gestão do Conhecimento Rápida comercialização de novos produtos

32 Vantagens da Gestão do Conhecimento Aumento do valor das ações

33 Vantagens da Gestão do Conhecimento Maximização do capital intelectual/ativos intelectuais

34 Vantagens da Gestão do Conhecimento Melhoria dos processos internos e maior fluidez nas operações

35 Vantagens da Gestão do Conhecimento Processos de tomada de decisões mais eficientes e melhores resultados

36 Vantagens da Gestão do Conhecimento Melhoria na coordenação de esforços entre unidades de negócios

37 Vantagens da Gestão do Conhecimento Melhoria da prestação de serviços (agilidade), da qualidade dos produtos e da qualidade do atendimento ao cliente

38 Desafios do RH para a implantação da Gestão do Conhecimento

39 Desafios do RH Integração com outras áreas da empresa. Gestão do Conhecimento não é Treinamento e Desenvolvimento

40 Desafios do RH Contínua análise da evolução da estrutura organizacional, avaliando a situação atual e o futuro

41 Desafios do RH Realização de um inventário do conhecimento atual dos funcionários

42 Desafios do RH Relacionamento estreito entre remuneração estratégica e o processo de conhecimento

43 Desafios do RH Criação de carreiras flexíveis e ajustáveis a demandas de áreas específicas

44 Desafios do RH Retenção e gestão de talentos baseada em fatos e não em percepções

45 Desafios do RH Perfeito entendimento e participação dos impactos da Gestão do Conhecimento no planejamento estratégico

46 Obrigado! Dúvidas?

47 Peter Drucker Conhecimento A informação só se torna conhecimento nas mãos de alguém que sabe o que fazer com aquilo

48 Thomas Davenport Conhecimento É uma mistura de experiências, valores e percepções, informações e dados, a qual proporciona uma estrutura para a aplicação, avaliação e incorporação de novas experiências e informações

49 GESTÃO DO CONHECIMENTO Geração do Conhecimento: Processos de aquisição, aluguel, recursos dirigidos, fusão, adaptação e redes. Codificação e Coordenação do Conhecimento Transferência do Conhecimento

50 Gestão do Conhecimento Result ado Ferrament as TécnicasMétodos Comporta mentos

51 Premissa da Gestão do Conhecimento Unidade: não há necessidade de departamentos

52 Componentes da Gestão do Conhecimento Pessoas ProcessosResultados


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