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1 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Cadeia de Suprimentos e Gerenciamento.

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Apresentação em tema: "1 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Cadeia de Suprimentos e Gerenciamento."— Transcrição da apresentação:

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2 1 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Cadeia de Suprimentos e Gerenciamento

3 2 Conceitos Básicos

4 3 Objetivos para as empresas : 4 Lucro 4 Persistência 4 Papel social O que buscam as empresas ?

5 4 Sobrevivência Empresarial Participação Social = f ( lucro) A Interação de Objetivos

6 5 Alguns conceitos básicos devem ser discutidos para este propósito: LOGÍSTICA VALOR ESTRATÉGIA QUALIDADE INDICADORES DE DESEMPENHO

7 6 Numa Economia Capitalista, o caminho para a lucro e sobrevivência é a Competência... Competência é capacidade de uma pessoa ou um conjunto de pessoas se ajustarem ao ambiente da melhor forma possível.

8 7 Competitividade Empresarial Gestão Qualidade Inovação Tecnológica Gestão R.Humanos Gestão Financeira Marketing Tecnologia Informação Logística FATORES DETERMINANTES DA COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL

9 8 O que é Logística?

10 9 PROCESSO DE PLANEJAR + IMPLEMENTAR + CONTROLAR PONTO DE CONSUMO PONTO DE ORIGEM DE FORMA EFICIENTE E EFETIVA DE FORMA EFICIENTE E EFETIVA EM CORRESPONDÊNCIA COM NECESSIDADES DOS CLIENTES EM CORRESPONDÊNCIA COM NECESSIDADES DOS CLIENTES ò Matérias-primas ò Produtos em processo ò Produtos acabados  informações Fluxo e Armazenagem

11 10 A LOGÍSTICA EMPRESARIAL trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo dos produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o consumo final, assim como os fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviços adequados aos clientes a um custo razoável. DEFINIÇÃO (Ballou)

12 11 A visão da Logística No ambiente Na organização Estratégico Gerencial

13 12 Logística Distribuição Logística Industrial FornecedorEstoque MPProdutorEstoque PA Varejista Cliente Transporte Externo Transporte Interno Transporte Externo Logística de Suprimentos Logística Reversa INFRA-ESTRUTURA LOGÍSTICA

14 13 O Enfoque Estratégico

15 14 O que é Estratégia? É o padrão ou plano que integra as principais metas, políticas e seqüências de ações de uma organização num todo coerente.

16 15 conjuntura A conjuntura corresponde ao ambiente que envolve o empreendimento. O ambiente pode ser favorável ou desfavorável.

17 16 Dificilmente pode-se mudar o ambiente, porém, pode-se prevê-lo......... (pro-atividade) Em determinada situação conjuntural, nada mais resta do que reagir..... (reatividade)

18 17 Mercado Produção Ambiente Cliente

19 18 O Ambiente Logístico Tipos de ambientes (camadas) Ambiente difuso ou mediato Ambiente imediato Ambiente interno

20 19 Tipos de ambientes econômico social mercado tecnologia Políticas governamentais recursos naturais Infra- estrutura ambiente representações Capacidade empreendedora

21 20 O Ambiente Logístico ambiente cultura clima economia social tecnologia tradições Equilíbrio dinâmico outros

22 21 Uma história sobre estratégias...

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28 27 O Ambiente Logístico As mudanças no ambiente podem ser vistas, do ponto de vista da Logística, segundo três eixos : 1. As Mudanças Sociais 2. As Mudanças de Mercado 3. As Mudanças na Produção

29 28 O Ambiente Logístico 1. As Mudanças Sociais A consciência ambiental O aumento da longevidade A emancipação feminina O aumento e disseminação da informação A facilitação dos transportes O aumento da democracia

30 29 O Ambiente Logístico 2. As Mudanças de Mercado Maior exigência do consumidor O aumento da concorrência Produtos como commodities Globalização dos mercados Aumento da comunicação O aumento dos serviços

31 30 O Ambiente Logístico 3. As Mudanças da Produção Redução de Estoques A filosofia Just-in-time Flexibilização da Produção Aumento da Tecnologia Engenharia Simultânea O aumento da Qualidade

32 31 O Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico é a definição de um caminho para adaptar a empresa ao seu ambiente da maneira mais eficaz possível. A logística pode ser um dos caminhos disponíveis

33 32 Competitividade = Planejamento Estratégico Logística Estratégia Logística Estratégica Estratégia Logística ( logística : ferramenta da estratégia global ) ( logística : fonte para estratégia global )

34 33 Abordagem Logística Estratégica Estratégia Logística Custos Reduzir Custos Logísticos Reduzir todos os custos através da Logística Diferenciação Qualidade dos serviços Logísticos Logística como diferenciação Inovação Suporte Logístico para a inovação Logística como fonte de inovação Alianças Logística como significado de aliança Logística como fonte de Aliança Expansão Credo Missão Logística como suporte à integração Logística como um novo produto Logística como suporte à expansão Logística para ganhar novos clientes Diversificação Uso da sinergia Logística Diversificação através ou na Logística TIPOLOGIA DE LOGÍSTICA ESTRATÉGICA E ESTRATÉGIA LOGÍSTICA

35 34 O Enfoque Gerencial

36 35 O Ambiente Interno organização Um modelo organizacional Áreas Meio Áreas Fins

37 36 O Ambiente Interno Um modelo organizacional tradicional Áreas Fins Áreas Meio Marketing Produção Finanças Recursos Humanos Adm. Geral

38 37 O Ambiente Interno Um modelo organizacional atual Áreas Fins Marketing Produção compras estoques transporte informações distribuição Logística Agregam valor ao cliente

39 38 fins meios MARKETINGPRODUÇÃO LOGÍSTICA EMPRESA O Ambiente Interno

40 39 O Ambiente Interno Um modelo organizacional contemporâneo ? Áreas Fins Marketing ProduçãoLogística cliente

41 40 Concepção Venda Produção Distribuição Pós-vendas Recuperação Distribuição Logística Logística Integrada Suporte de Logística Integrada Logística Total EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA

42 41 A Integração: Gerenciamento Estratégico

43 42 Explosão do serviço ao cliente Compressão do tempo Globalização da indústria Integração organizacional Desafios para a competitividade

44 43 Estes desafios levam a um caminho ? A resposta é competitividade estratégica Serviços Agregados (diferenciação) Custos

45 44 Criação de Diferenciais

46 45 A área de Logística é uma área onde a criatividade é um importante elemento de criação de diferenciais. Os desafios são importantes etapas a serem vencidas Inovação e Criatividade

47 46 O caso do Camarão 1

48 47 2

49 48 3

50 49 O caso do Camarão Que solução você, e seu grupo, dariam para este problema? Como ser mais competitivo? Como ser mais baixo o custo? Concorda que este é um típico problema de Logística? Concorda também que a Logística depende fundamentalmente da criatividade? 4

51 50 Fatores que tornam necessária a criatividade organizacional 1. Imprevisibilidade 2. Aumento da competição 3. Mudanças rápidas no cenário global Criatividade

52 51 Características do pensamento criativo 1. Abundância de idéias diferentes sobre um mesmo assunto 2. Capacidade de propor diferentes respostas 3. Respostas incomuns 4. Quantidade de detalhes presentes na idéia 5.Capacidade de avaliar idéias Criatividade

53 52 Criatividade Não basta que as pessoas da organização sejam criativas. É necessário que a organização seja consciente deste potencial, o reconheça de forma adequada e crie uma estrutura capaz de aproveitá-lo para agregar valor aos produtos.

54 53 Variáveis cognitivas Inteligência Conhecimento Habilidades técnicas Talentos especiais Variáveis ambientais Fatores político-religiosos Fatores culturais Fatores sócio-econômicos Fatores educacionais Variáveis de personalidade Motivação interna Confiança Não-conformismo Variáveis que atuam sobre a criatividade

55 54 Criatividade Dimensões organizacionais da criatividade 1. Estrutura organizacional 2. Clima organizacional 3. Estilo gerencial 4. Mecanismos para redução de bloqueios 5. Comunicação

56 55 Razão X Intuição Problemas do modelo fundamentado na razão Tendência conservadora Não considera parte importante do problema Abstrato Insensível aos aspectos humanos Paralisia pela análise Não valoriza a experimentação, abomina o erro Criatividade

57 56 Integrando razão e intuição: O modelo sistêmico Conseqüências: Inovação é um processo sistêmico e holista Inovação é um processo cultural Inovação é uma decisão organizacional Inovação é um processo conflitivo Criatividade

58 57 Transfira poder e iniciativa Adote perspectiva holística na solução de problemas Procure flexibilidade Melhore a comunicação Incentive a mudança Trate adequadamente direitos e egos Crie uma visão de futuro Postura otimista Crie um ambiente de aprendizagem Criando a Organização Criatividade

59 58 Motivação

60 59  Qualquer modelo normativo para definição do perfil do profissional de logística constitui um sério desafio em função de: Ideologias Contextos Ambientais Cultura Organizacional Estágio de Ciclo de Vida da Organização Nível hierárquico e especialização O Desafio

61 60 Características do bom executivo Experiência Percepção Capacidade Executiva Cognição Estudo

62 61 Gestão do Conhecimento

63 62 O PERFIL DO PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA Conhecimento = Competência informação dado inovação eficiência posição

64 63 Cognição

65 64 Percepção Jovem ? Anciã ? Musico ? Mulher ?

66 65 Percepção

67 66 Evolução do Conceito do Executivo Empreendedor Especialista Funcional Generalista Generalista de Eficiência Generalista de Empreendimentos Supergeneralista Generalista Especialista Produção Finanças P & D Marketing


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