A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Crescendo e Sorrindo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Crescendo e Sorrindo"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Crescendo e Sorrindo
Programa de Prevenção e Educação em Saúde Bucal

2 Coordenação Secretaria Municipal de Saúde
Gestão do Município Drº Mamoru Nakashima Prefeito do Município de Itaquaquecetuba Drº Willian Sergio Maekawa Harada Secretário Municipal de Saúde Drª Kelly Cristian Gasparini Costa Nunes Secretária Adjunta de Saúde Coordenação Secretaria Municipal de Saúde Alexandre Luiz Affonso Fonseca Coordenação Geral de Atenção Básica Ladjane Marisa Peixoto Silva Coordenação de Urgência e Emergência Coordenação da Saúde Bucal Flávio Hiroaqui Konishi Coordenador de Saúde Bucal Sandra Regina Marks Salgado Coordenadora de Saúde Bucal Luciana K. Modolo Cirurgiã Dentista Beatriz Alves Arena Estagiária em Odontologia

3 Projeto Crescendo e Sorrindo
Programa de Prevenção e Educação em Saúde Bucal O presente documento foi desenvolvido a partir do programa de Prevenção e Educação em Saúde Bucal, elaborado pelos profissionais abaixo: Dr. Alexandre Luiz Affonso Fonseca Cirurgião Dentista, Especialista em Odontologia para Pacientes Especiais, Especialista em Saúde da Família, Aperfeiçoamento em Gestão da Saúde Pública e Mestre em Infectologia em Saúde Pública Dra. Cristiane Cirurgiã Dentista, Especialista e Mestre Érika Facine Silva Grava Psicóloga, Especialista em Saúde Pública Kelly Cristian Gasparini Costa Advogada, Especialista em Gestão Clínica das Redes de Atenção à Saúde, Especialista em Saúde Coletiva com ênfase em Gestão Pública de Saúde

4 1. Introdução A cárie dentária é uma doença que tem acompanhado a humanidade ao longo da história. Nas últimas décadas, tem-se observado uma tendência de queda nos índices de cárie dentária no Brasil e em outros países. Múltiplos fatores são apontados como possíveis causas para o declínio da doença: a adição de flúor à água de abastecimento público, o emprego de dentifrícios fluorados em larga escala e modificações no padrão e quantidade de consumo de açúcar, associados à melhoria nas condições de vida; e maior acesso à atenção em saúde bucal coletiva e ampliação das ações de promoção e educação em saúde bucal. A cárie dentária, entretanto, permanece como um grande problema de Saúde Pública, no Brasil e na maior parte do mundo (Barbosa et. al. 2007). Sabe-se que inclusive programas de educação em saúde bucal tem corroborado para o declínio da doença cárie, embora em muitos municípios ainda observa-se a ausência desses. Baseado nessas premissas é que se propõe o Projeto Crescendo e Sorrindo, que visa viabilizar não somente o levantamento epidemiológico da doença cárie entre crianças matriculadas na Rede de Ensino, como também estabelecer medidas de educação e prevenção relacionadas aos aspectos em saúde bucal. Além da integração entre a educação e saúde nos aspectos relacionados á saúde bucal, esse projeto visa institucionalizar hábitos de higiene e utilizar métodos educativos que informem essas crianças sobre os principais problemas em saúde bucal. Isso tudo porque a boca além de um órgão de contato com o mundo social pode ser alvo de uma série de agravos e doenças que podem aumentar as estatísticas dos problemas relacionados em saúde pública.

5 Sendo assim propomos com este projeto não somente a diminuição de agravos em médio prazo entre as crianças envolvidas no projeto como também atividades que envolvam os professores da escola e os pais e/ou responsáveis desses alunos, para que estes recebendo informações sobre saúde bucal possam ser multiplicadores desses conhecimentos. Para tanto, a proposta está delineada em 2 Módulos, a saber: Módulo I - Ação Educativa em Prevenção; Módulo II – Estudo Epidemiológico da Saúde Bucal das Crianças matriculadas na Rede Pública de Ensino.

6 2. Objetivos 2.1 Objetivo Geral
O presente projeto tem como objetivo geral a integração entre a Saúde e a Educação em âmbito municipal visando promoção, prevenção e educação em saúde dos problemas relacionados à Odontologia. 2.2 Objetivos Específicos Realização de levantamento epidemiológico da doença cárie entre as crianças matriculadas nas unidades de Educação Infantil VI; Estabelecer medidas de educação e prevenção em saúde bucal para esse público; Minimizar riscos e diminuir o impacto de doenças bucais, sobretudo a doença cárie, entre esses escolares não somente durante a aplicação do programa como num futuro próximo. Portanto, serão incluídos no projeto Crescendo e Sorrindo crianças das escolas de educação infantil e creches municipais que contemplem essa faixa etária.

7 Metodologia Para viabilização do projeto “Crescendo e Sorrindo” serão necessários: Criação das equipes de odontologia: Sendo composta de 01 dentista e 01 estagiário. Isso para que contemplem as crianças, pais e/ou responsáveis e professores no período da tarde (intermediário e vespertino) das creches municipais e escolas de educação infantil municipal. No local de trabalho, ou seja, na Escola esse profissionais dentistas irão trabalhar auxiliados pelo estagiário na realização das atividades propostas. Material pedagógico para ilustrar o contato com os professores, educadores e pais e/ou responsáveis. Material de prevenção para as atividades educacionais e preventivas de odontologia como Escovas e Cremes Dentais e Material Lúdico.

8 Módulo I: Ação Educativa em Prevenção para os Alunos
Nesta fase os alunos passarão por atividade educativa com o Dentista e o estagiário, quando será apresentada para os alunos a técnica adequada de higiene bucal. Os alunos serão abordados de forma lúdica a respeito da Saúde Bucal, com a utilização de fantoches, bonecos, macro modelos, entre outras propostas pedagógicas. Esta atividade será complementada pela Ação de Escovação Supervisionada, que consiste na aplicação da Técnica de Higiene Bucal sob orientação da Equipe de Saúde , nas dependências da Escola. Na sequência, será aplicado Flúor Solução nas crianças a partir dos 5 anos de idade. É importante salientar que anterior à visita da equipe à Unidade Escolar, deverão ser enviadas e recolhidas as autorizações dos pais/responsáveis para a realização das atividades com as crianças. No momento imediato após a realização dessas escovações supervisionadas, o dentista envolvido fará então a TRIAGEM dessas crianças. Portanto, todas as crianças que necessitarem de tratamento odontológico serão encaminhadas para Unidade de Saúde de referência, conforme orientação da Secretaria de Saúde Local. Nesse momento também o dentista responsável fará uma classificação quanto à saúde bucal desses pacientes, de modo que com essas anotações tenha-se subsídios futuros para avaliar essa fase do programa. Recomenda-se depois de um período a ser acordado com a contratante, nova avaliação entre esses pacientes justamente para se saber se o tratamento foi efetivamente realizado e se não ocorreram novas necessidades entre as crianças que não necessitavam.

9 Público Alvo Crianças das escolas de educação infantil e creches municipais que comtemplam a faixa etária do ensino infantil VI. Metodologia Será utilizada metodologia participativa, enfatizando a aprendizagem significativa, utilizando-se de atividades lúdicas. Recursos Material gráfico, macro modelo, fantoches, bonecos, entre outros. Para aplicação de fluor e ação da escovação supervisionada será necessária a utilização da escova dental e a mesma pode ser de uso individual de cada aluno. Carga Horária 1 hora/sala de aula. Competências Ao final da atividade, espera-se que os professores/cuidadores: Reconheçam a necessidade da Higiene Bucal; Reconheçam a influencia dos alimentos e os hábitos deletérios na Saúde Bucal; Apliquem as Técnicas de Higiene Bucal corretamente.

10 Módulo II: Estudo Epidemiológico
O Estudo Epidemiológico, enquanto ferramenta de gestão, contribui para o planejamento das ações em Saúde Bucal do município, buscando prever ações preventivas e curativas a serem realizadas nos próximos anos, além dos recursos a serem investidos. Trata-se de uma avaliação da Saúde Bucal das crianças, de 0 a 5 anos, regularmente matriculadas nas escolas municipais e que irão participar das atividades de orientação e prevenção propostas anteriormente. Para o estudo, serão avaliadas em minúcias, 25% das crianças participantes, verificando dentição para a idade cronológica (número de dentes decíduos e número de dentes definitivos para a idade), quantidade de dentes com cárie, quantidade de dentes que sofreram tratamento anterior, grau de lesão da doença cárie, estado geral de saúde bucal em crianças que já passaram por alguma orientação sobre o assunto, presença de hábitos deletérios, entre outros. Os alunos serão distribuídos de forma aleatória entre os profissionais e o quarto elemento de uma série de 4 alunos passará por esta avaliação, que resultará no Estudo Epidemiológico. Os resultados sofrerão tratamento e depois serão apresentados na forma de relatório consolidado que orientará as próximas ações em Saúde Bucal a serem tomadas, em especial pela Secretaria de Saúde.

11 Metodologia Após participarem das ações de orientação, as crianças passarão por avaliação Odontológica, para fins de prevenção, inclusive com a aplicação de flúor, conforme descrito no Módulo I. Durante esta avaliação será realizada a pesquisa detalhada, em especial sobre o comprometimento dentário causado pela doença cárie. Trata-se de estudo exploratório, utilizando amostragem definida, apontada aleatoriamente, com resultados tratados sob o vértice da Estatística. Recursos Material Clínico Odontológico (Luva Cirúrgica, Espátula de Madeira etc), Material Gráfico e de Escritório Carga Horária 1 hora/sala de aula Resultado Ao final da ação, será possível identificar o Perfil Epidemiológico da população residente em determinada área, em especial as crianças de 0 a 5 anos, sendo possível traçar as diretrizes de atendimento daquela população pelos próximos anos.

12 4. Resultados esperados O Projeto Crescendo e Sorrindo busca, minimamente, alcançar os seguintes resultados: Levantamento epidemiológica da ocorrência de cárie e outras doenças bucais nas crianças matriculadas na rede de ensino municipal de 0 a 05 anos de idade Encaminhamento e monitoramento das crianças que apresentarem necessidade de cuidado assistencial em saúde bucal Educação em saúde bucal às crianças da rede municipal de ensino Melhoria na qualidade de vida, higiene e saúde bucal da população

13 Projeto Crescendo e Sorrindo
Contato: Drª Sandra Regina Marks Salgado Telefone: (11) /Celular: (11)


Carregar ppt "Projeto Crescendo e Sorrindo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google