A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redação Jornalística 1 Universidade Federal do Acre

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redação Jornalística 1 Universidade Federal do Acre"— Transcrição da apresentação:

1 Redação Jornalística 1 Universidade Federal do Acre
Centro de Filosofia e Ciências Humanas Curso de Jornalismo Prof. Juliana Lofego Novembro / 2016

2 LAGE, Nilson. Linguagem Jornalística. São Paulo: Ed. Ática, 1985.

3 O texto jornalístico Informação em escala industrial para consumo imediato pouco formal submeter à crítica remover entulho colocar vida nas palavras não às frases feitas e fórmulas rígidas Princípios: Constante atualização da linguagem Relacionado com objetivos (condições de produção)

4 Linguagem jornalística
Eficiência da comunicação: Registro coloquial acessível a todos Registro formal: regras gramaticais indicam erros Fazer um texto com “palavras, expressões e regras combinatórias que são possíveis no registro coloquial e aceitas no registro formal” (Lage, 2002, p. 38) Neologismos Objetos novos Metáforas

5 Na notícia Comunicação referencial, aborda:
Notícia: transformações, deslocamentos, enunciações (fatos) Reportagem / artigo: acontecimentos Uso de terceira pessoa (mais comum em notícias) explica ou define no contexto, para permitir compreensão (como aposto, diferente do texto científico) Eliminar adjetivos e opiniões, aferições com dados (alto, grande, belo...) Parâmetros numéricos de possível compreensão do público Efeito de realidade: hora exata, placa do carro, nome correto, função Valores nas palavras: guerrilheiro/terrorista, governante/ditador... Eufemismos

6 Matérias jornalísticas
Critérios jornalísticos: atualidade; proximidade. Taxa de informação (probabilidade de acontecer) Campos de conhecimento / editorias: Economia, política, cultura, polícia, cidade/ geral, esportes... Fait divers /atualização da antítese: interesse pelo contraditório, situação de cúmulo identificação , empatia(olimpianos , estereótipos sociais, relações existenciais, aspirações coletivas)

7 Normas de redação Manuais de redação Tamanho / páginas. Laudas?
Títulos / subtítulo/ entretítulo / olho (letras contadas) Uso de aspas – discurso direto, capítulos de livros? Siglas Uso de maiúsculas Números /unidades Pontuação Grafia de nomes estrangeiros

8 Manuais de redação

9 Tarefa: pensar antes de escrever
Criando roteiros Pauta: cigarro

10 Separando por temas

11

12 Fonte: http://slideplayer.com.br/slide/383166/

13 Tarefa: Escrever 5 linhas sobre o texto de Nilson Lage (lido, presume-se)
5 alunos entregaram (desses só um menciona o texto lido)

14 O texto jornalístico O texto jornalístico é acima de tudo algo, que depende da riqueza da língua dos concertos, das percepções, das escolhas que fazemos. Ou seja o discurso que assumimos para o público alvo ao (fim das 5 linhas) O texto jornalístico é, acima de tudo, algo que depende da riqueza da língua, dos consertos, das percepções e das escolhas que fazemos. Ou seja, o discurso que assumimos para o público a quem dirigimos a informação.

15 O texto jornalístico Nilson Lage
Muitos acadêmicos acham que para trabalhar no vídeo, não necessitam ter habilidade com o texto, uma vez que suas reportagens são cobertas por imagens. Enganam-se! (fim das 5 linhas) Muitos acadêmicos acham que para trabalhar no vídeo, não necessitam ter habilidade com o texto, uma vez que suas reportagens são cobertas por imagens. Enganam-se! A construção da pauta inicia no papel. E a construção do texto jornalístico é composto por técnicas (códigos).

16 O texto jornalístico O autor coloca que a redução de palavras, expressões e regras operacionais ocasiona deixar o texto com maior qualidade e melhor leitura. É colocado em questão a quem ler o conteúdo escrito. De acordo com a (fim das 5 linhas) O autor coloca que a redução de palavras, expressões e regras operacionais ocasiona deixar o texto com maior qualidade e melhor leitura. É colocado em questão a quem ler o conteúdo escrito. De acordo com a escolaridade e grupo social.

17 O texto bem tecnicas especificas para boa escrita, especificamente para as redações de jornais. Curioso é que para cada tipo de veiculo, rádio ou telejornal vai existir uma tecnica (fim das 5 linhas) O texto bem tecnicas especificas para boa escrita, especificamente para as redações de jornais. Curioso é que para cada tipo de veiculo, rádio ou telejornal vai existir uma tecnica diferente

18 Para a redação vai haver várias regras e normas que irá nos auxiliar na escrita. Como por exemplo quando o texto falou sobre o eufe- (fim das 5 linhas) Para a redação vai haver várias regras e normas que irá nos auxiliar na escrita. Como por exemplo quando o texto falou sobre o eufemismo que é em muitos casos utilizado da maneira errada. Por esse motivo serviu para esclarecer muitas dúvidas.


Carregar ppt "Redação Jornalística 1 Universidade Federal do Acre"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google