A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Leis Morais O Livro dos Espíritos se divide em quatro partes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Leis Morais O Livro dos Espíritos se divide em quatro partes."— Transcrição da apresentação:

1

2 As Leis Morais O Livro dos Espíritos se divide em quatro partes.
Livro Primeiro - As Causas Primeiras Deus/Elementos Gerais do Universo Livro Segundo - Mundo Espírita ou dos Espíritos Vida Espírita/Encarnação/Pluralidade das Existências Livro Terceiro - Leis Morais Leis Divinas ou Naturais Livro Quarto - Esperanças e Consolações Penas e Gozos - terrenos e futuros

3 As Leis Morais Livro Terceiro - Leis Morais Lei de Adoração
Lei do Trabalho Lei de Reprodução Lei de Conservação Lei de Destruição Lei de Sociedade Lei de Progresso Lei de Igualdade Lei de Liberdade Lei de Justiça, Amor e Caridade

4 As Leis Morais Seria mais fácil e tranquilo se não tivéssemos o conhecimento da Lei? L.E. 621 – Onde está escrita a lei de Deus? Na consciência A lei de Deus é eterna e imutável. As leis humanas são imperfeitas e são adaptadas à medida que a sociedade se desenvolve moralmente e/ou tecnologicamente.

5 Lei de Destruição Preciso é que tudo se destrua para renascer e regenerar-se. O que chamais de destruição não passa de uma transformação, que tem por objetivo a renovação e o melhoramento dos seres vivos. Espiritismo: Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre… tal é a lei. A destruição e sempre do corpo físico, seja ele qual for… o princípio inteligente é indestrutível e segue sua evolução nas diversas metamorphoses por que passa.

6 Lei de Destruição Tipos de Destruição Natural
São aquelas que ocorrem na Natureza tendo em vista a transformação, a renovação e a melhoria dos seres vivos. Acontecem para manter o equilíbrio natural e auxiliar na evolução e progresso como um todo, tanto para a matéria quanto para o Espírito. Além de favorecerem o desenvolvimento da inteligência ante os desafios, auxiliam o desabrochar dos sentimentos, tais como paciência, resignação, solidariedade e amor ao próximo.

7 Lei de Destruição Tipos de Destruição Abusiva
É aquela provocada de forma predatória, com fins egoísticos, a pretexto de prover o sustento alimentar ou para satisfazer paixões e necessidades supérfluas, a exemplo do consumismo desenfreado, das caçadas de animais. O homem, dotado de livre arbítrio, nem sempre utiliza sua liberdade com sabedoria. Imperfeição moral e intelectual do homem.

8 Lei de Destruição Os males mais numerosos que existem na terra são os que o homem cria pelos seus vícios, orgulho, egoísmo, ambição enfim seus excessos em tudo.

9 Lei de Destruição A necessidade de destruição, para estabelecer o equilíbrio ecológico e psicológico, é proporcional à natureza dos mundos. Ela diminue a medida que o Espírito predomina sobre a matéria.

10 Transformação Lavoisier: Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Lei de Destruição = Lei de Transformação A Lei de destruição é, por assim dizer, o complemento do processo evolutivo, visto ser preciso morrer para renascer.

11 Transformação O ser humano não deve apenas cuidar do meio ambiente externo, mas também da outra face do ambiente que é o interno, imprescindível à sua evolução. São os dois mundos em que vive, dos quais o espiritual é parte inerente e inseparável.

12 Transformação Cabe ao ser humano, pelo seu grau de inteligência em relação aos outros seres vivos, transformar harmonicamente a natureza, buscando seu equilíbrio e sua manutenção. Ele é o senhor da natureza, pois é o único que pode alterá-la radicalmente.

13 Lei de Conservação O instinto é a força oculta que solicita os seres orgânicos a atos espontâneos e involuntários. Tendo em vista a conservação deles. O instinto de conservação diz, específicamente, respeito à sobrevivência e à perpetuação das espécies. A inteligência se revela por atos voluntários, refletidos, premeditados, combinados, de acordo com a oportunidade das circunstâncias.

14 Lei de Conservação A destruição mútua existente entre os animais, bem como para com os vegetais, mantida às custas da cadeia alimentar; atende à lei natural de preservação (conservação) e diversidade biológica das espécies da natureza. Pórem qualquer abuso que cometa, denotando apenas a predominância dos seus instintos bestiais destrutivos, leva o homem a responsabilidade das consequências do desequilíbrio causado.

15 Lei de Conservação A matança predatória de animais, a destruição de florestas, a produção de materiais diluidores da camada de ozonio, a fabricação de produtos cancerígenos e disseminadores de doenças diversas, bem como outras formas de agressividade à natureza, são exemplos de como o ser humano se tornou o pior inimigo de si mesmo. Ao mesmo tempo, ele é o predador e o único capaz de salvá-la e salvar-se

16 Lei de Conservação A produção de bens supérfluos e o estímulo ao consumo, geraram necessidades artificiais, das quais o ser humano não consegue se desvencilhar tão facilmente. Eliminar o consumo desvairado é um passo importante para preservação da natureza como também um investimento na vida espiritual.

17 Lei de Conservação Do ponto de vista da reencarnação, deve-se ter a consciência de que nós mesmos herdaremos a Terra e a encontraremos com as consequências das atitudes que tomarmos em relação ao meio ambiente. Nos depararemos com uma sociedade justa ou injusta, equilibrada ou não, depredada ou estruturada, sempre de acordo com o que fizemos no passado. Portanto, o que estamos fazendo agora nos esperará lá adiante numa nova encarnação.

18 Lei de Conservação Devemos nos preocupar com as gerações futuras e com as condições do planeta para que possa abrigar o enorme contingente populacional.

19 Lei de Conservação As escolhas, as decisões, são tomadas a cada dia por cada um de nós.

20 Boa Noite


Carregar ppt "As Leis Morais O Livro dos Espíritos se divide em quatro partes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google