A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo VII Roteiro 5 Diferentes categorias de mundos habitados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo VII Roteiro 5 Diferentes categorias de mundos habitados"— Transcrição da apresentação:

1 Módulo VII Roteiro 5 Diferentes categorias de mundos habitados
Centro Espírita Allan Kardec ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita) Aula do dia 27 de outubro de 2014 Módulo VII Pluralidade dos mundos habitados Roteiro 5 Diferentes categorias de mundos habitados

2 Objetivos específicos
Diferentes categorias de mundos habitados Objetivos específicos Relacionar o ensino dos Espíritos sobre as diferentes categorias de mundos habitados com a expressão evangélica há muitas moradas na casa de meu Pai. Enumerar as diferentes categorias de mundos habitados, caracterizando-os, segundo o Espiritismo.

3 Existe vida em outros planetas?
Existe vida fora da Terra? "Há muitas moradas na casa de Meu Pai", disse Jesus no Evangelho de João, 14: 1 a 3, e assim é. Deus não criaria o Universo para povoar somente um pequeno e atrasado planeta que é a Terra. Há mundos habitados em vários graus de evolução e, segundo os Espíritos Superiores, a Terra está em segundo lugar na categoria dos mundos, que varia de mundos primitivos até mundos divinos, sendo nosso planeta um mundo de provas e expiações.

4 Respostas dos Espíritos Superiores:
Sim, e o homem da Terra está longe de ser, como supõe, o primeiro em inteligência, em bondade e em perfeição. Allan Kardec: O livro dos espíritos, questão 55.

5 As nossas diversas existências corporais se verificam todas na Terra?
Existe vida fora da Terra? "Há muitas moradas na casa de Meu Pai", disse Jesus no Evangelho de João, 14: 1 a 3, e assim é. Deus não criaria o Universo para povoar somente um pequeno e atrasado planeta que é a Terra. Há mundos habitados em vários graus de evolução e, segundo os Espíritos Superiores, a Terra está em segundo lugar na categoria dos mundos, que varia de mundos primitivos até mundos divinos, sendo nosso planeta um mundo de provas e expiações.

6 Respostas dos Espíritos Superiores:
Nem todas; vivemo-las em diferentes mundos. As que aqui passamos na Terra não são as primeiras, nem as últimas, embora sejam das mais materiais e das mais distantes da perfeição. Allan Kardec: O livro dos espíritos, questão 172.

7 Texto Evangélico Não se turbe o vosso coração; crede em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos o lugar. (João, 14:1-2).

8 Vamos analisar o ensino de Jesus com o do Livro dos Espíritos, em relação aos seguintes aspectos:
Semelhança desses ensinos; Diversidade dos mundos e de seus habitantes.

9 Texto evangélico (João, 14:1-2)
“Não se turbe o vosso coração; crede em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos o lugar.” Livro dos Espíritos (questão, 55) São habitados todos os globos que se movem no espaço? Sim e o homem terreno está longe de ser, como supõe, o primeiro em inteligência, em bondade e em perfeição.

10 Há muitas moradas na Casa do Pai
É o Universo. Moradas Mundos que circundam o espaço infinito. Universo Conjunto de tudo quanto existe (a Terra, os astros, as galáxias e os Fluidos). Allan Kardec. O Evangelho segundo o espiritismo. Cap. 3, Item 2 e o Livro dos Espíritos, Cap. III, Formação dos mundos.

11 Cosmogonia e Visão de Mundo
Há ± anos O Homem era o centro do Universo. Há ± anos A Terra era o centro do Universo. Há ± 500 anos O Sol era o centro do Universo. Há ± 50 anos A Galáxia era o centro do Universo. Cosmogonia (do grego κοσμογονία; κόσμος "universo" e -γονία "nascimento") é o termo que abrange as diversas lendas e teorias sobre as origens do universo de acordo com as religiões, mitologias e científicas através da história. Na Gênese (Cap. V, item 1 a 14). Terra Plana. Homem considera-se o centro do Universo. Nos primórdios da vida humana, a Terra era uma superfície plana e circular. A abóboda celeste era imaginada como sendo uma semi-esfera posta sobre a Terra, com inúmeros pontos luminosos, de volumes diversos, engastados na abóboda, como lâmpadas suspensas. Terra esférica. A terra passa a ser o centro do Universo. Pelo ano 600 a.C., Tales de Mileto descobriu a esfericidade da Terra. ATUALMENTE O Universo não tem um objeto como centro. Allan.Kardec. A Gênese. Cap. V.

12 VIDA INTELIGENTE FORA DA TERRA
Com as modernas teorias heliocêntricas, que deslocaram o centro do Universo para além da Terra, a hipótese de vida em outros planetas, apesar de ainda não ter sido comprovada pela ciência, é vista como muito provável, dada a imensidade de planetas que existe no Universo. Kardec afirma que a vida existe em outros globos (LE: 55) e (GE: X-21). Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Q.55. ______ Gênese. Cap. X, item 21.

13 Diferentes Categorias de Mundos
Os Espíritos nos ensinam que os mundos estão em condições diferentes uns dos outros, quanto ao grau de adiantamento ou de inferioridade de seus habitantes. Os mundos são, foram ou serão habitados. Na classificação dos mundos, a Terra deve ser tomada como referência. Há os mundos que estão mais atrasados, mais adiantados ou no mesmo grau de evolução do que a Terra. Allan Kardec. O Evangelho segundo o espiritismo. Cap. 3

14 Classificação dos Mundos
Primitivos Prevalece o instinto e a lei do mais forte. Expiações e Provas O mal predomina sobre o Bem. Regeneradores O Bem já prevalece sobre o mal. Ditosos ou Felizes O mal não existe. Celestes ou Divinos O Bem reina soberano.

15 Mundos Primitivos Destinados às primeira encarnações.
Forma humana sem nenhuma beleza. Inteligência e modos rudimentares. Carentes de indústria e de invenções, passam a vida na busca de alimentos. Qual a diferença entre prova e expiação? A expiação, como o próprio nome diz, é um cumprimento de pena, é um resgate de débitos passados. Está ligada geralmente a existências anteriores. As provas, são situações em que o Espírito será testado em sua capacidade de suportar as dificuldades. Se sair-se bem estará apto a subir mais um degrau na escalada rumo à perfeição. É como numa escola. O aluno assiste às aulas para ser testado com as provas, em determinado tempo, se aprendeu mesmo as lições. Caso comporte-se inadequadamente, será punido com reprovação ou mesmo expulsão da escola, sofrendo as conseqüências de seus atos. É a expiação. Quanto mais evoluído o Espírito, menos expiação ele passa. Sem noções de justiça, a força bruta é a única lei. Allan Kardec. ESE: Cap. 3, Itens 4 e 8.

16 Mundos de Expiação e Provas
Superioridade de inteligência em relação aos Espíritos do mundo primitivo. Apesar dos progressos realizados os vícios ainda são numerosos. Em geral, os Espíritos encarnam para expiar faltas e realizar provas. Muitos se sentem como estrangeiros expulsos de mundos melhores. Qual a diferença entre prova e expiação? A expiação, como o próprio nome diz, é um cumprimento de pena, é um resgate de débitos passados. Está ligada geralmente a existências anteriores. As provas, são situações em que o Espírito será testado em sua capacidade de suportar as dificuldades. Se sair-se bem estará apto a subir mais um degrau na escalada rumo à perfeição. É como numa escola. O aluno assiste às aulas para ser testado com as provas, em determinado tempo, se aprendeu mesmo as lições. Caso comporte-se inadequadamente, será punido com reprovação ou mesmo expulsão da escola, sofrendo as conseqüências de seus atos. É a expiação. Quanto mais evoluído o Espírito, menos expiação ele passa. A Terra é um exemplo dessa categoria de mundos. Allan Kardec. ESE. Cap. 3, Itens 13-15

17 Mundos de Regeneração Transição entre os mundos de expiação e os mundos felizes. Ainda estão sujeitos às leis que regem a matéria, mas livre da paixão desordenada. Orgulho, inveja e ódio já não mais existem. Qual a diferença entre prova e expiação? A expiação, como o próprio nome diz, é um cumprimento de pena, é um resgate de débitos passados. Está ligada geralmente a existências anteriores. As provas, são situações em que o Espírito será testado em sua capacidade de suportar as dificuldades. Se sair-se bem estará apto a subir mais um degrau na escalada rumo à perfeição. É como numa escola. O aluno assiste às aulas para ser testado com as provas, em determinado tempo, se aprendeu mesmo as lições. Caso comporte-se inadequadamente, será punido com reprovação ou mesmo expulsão da escola, sofrendo as conseqüências de seus atos. É a expiação. Quanto mais evoluído o Espírito, menos expiação ele passa. Ainda tem de suportar provas, porém, sem as angústias da expiação. Allan Kardec. ESE: Cap. 3, Item 17

18 Mundos Ditosos ou Felizes
A forma do corpo ainda é humana, embelezada, aperfeiçoada e purificada. Sentidos mais apurados. Locomoção facilitada pela leveza dos corpos. A infância curta ou nula, mas a vida é muito mas longa do que na Terra. Somente a superioridade moral e intelectual determina as diferentes condições e supremacia. Qual a diferença entre prova e expiação? A expiação, como o próprio nome diz, é um cumprimento de pena, é um resgate de débitos passados. Está ligada geralmente a existências anteriores. As provas, são situações em que o Espírito será testado em sua capacidade de suportar as dificuldades. Se sair-se bem estará apto a subir mais um degrau na escalada rumo à perfeição. É como numa escola. O aluno assiste às aulas para ser testado com as provas, em determinado tempo, se aprendeu mesmo as lições. Caso comporte-se inadequadamente, será punido com reprovação ou mesmo expulsão da escola, sofrendo as conseqüências de seus atos. É a expiação. Quanto mais evoluído o Espírito, menos expiação ele passa. Sem doenças, mortes prematuras, guerras, pestes, fome e tudo o que seja fruto do egoísmo e do orgulho. O mal não existe. Allan Kardec. ESE: Cap. 3, Itens 9 e 10.

19 Mundos Celestes ou Divinos
Morada dos Espíritos depurados, onde exclusivamente reina o Bem. Não há dúvidas quanto ao futuro e é possível a livre transmissão do pensamento. A felicidade é completa, vez que todos já alcançaram o cume da sabedoria e da bondade. Qual a diferença entre prova e expiação? A expiação, como o próprio nome diz, é um cumprimento de pena, é um resgate de débitos passados. Está ligada geralmente a existências anteriores. As provas, são situações em que o Espírito será testado em sua capacidade de suportar as dificuldades. Se sair-se bem estará apto a subir mais um degrau na escalada rumo à perfeição. É como numa escola. O aluno assiste às aulas para ser testado com as provas, em determinado tempo, se aprendeu mesmo as lições. Caso comporte-se inadequadamente, será punido com reprovação ou mesmo expulsão da escola, sofrendo as conseqüências de seus atos. É a expiação. Quanto mais evoluído o Espírito, menos expiação ele passa. Tudo é harmonia, amor, caridade e justiça. Allan Kardec. ESE: Cap. 3, item 4; item 9; LE: questão 188.

20 PROGRESSÃO DOS MUNDOS Segundo Santo Agostinho, “A Terra esteve material e moralmente num estado inferior ao em que hoje se acha e se alçará sob esse duplo aspecto a um grau mais elevado. Ela atingiu um dos seus períodos de transformação, em que, de mundo expiatório, tornar-se-á mundo de regeneração; onde os homens serão ditosos, porque a lei de Deus nela imperará". (Kardec, ESSE, cap. III, item 19)

21 Mensagem Final ... “O mal ainda predomina sobre o planeta Terra porque o bem está retraído. Quando todos os homens de bem resolverem colocar em prática as suas virtudes, e quando isso for um apanágio da maioria, o mal se esconderá com medo de ser visto.” Apanágio. Atributo Sérgio Biagi Gregório. Artigo: “Moradas na Casa do Pai”.

22 Bibliografia CURTI, R. Espiritismo e Evolução. São Paulo, FEESP, 1980.
KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro, 124. ed. Rio de Janeiro: FEB, Cap. 3, itens 1-4, , 15,17,19. KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro, ed. Rio de Janeiro: FEB, Questões, 55 e 188. ROCHA, C. Estudo sistematizado da doutrina espírita: programa fundamental, v.1. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, p TORCHI, CHRISTIANO. Espiritismo passo a passo com Kardec. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, p Qual a diferença entre prova e expiação? A expiação, como o próprio nome diz, é um cumprimento de pena, é um resgate de débitos passados. Está ligada geralmente a existências anteriores. As provas, são situações em que o Espírito será testado em sua capacidade de suportar as dificuldades. Se sair-se bem estará apto a subir mais um degrau na escalada rumo à perfeição. É como numa escola. O aluno assiste às aulas para ser testado com as provas, em determinado tempo, se aprendeu mesmo as lições. Caso comporte-se inadequadamente, será punido com reprovação ou mesmo expulsão da escola, sofrendo as conseqüências de seus atos. É a expiação. Quanto mais evoluído o Espírito, menos expiação ele passa.


Carregar ppt "Módulo VII Roteiro 5 Diferentes categorias de mundos habitados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google