A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSTRUÇÃO EDIFÍCIOS I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSTRUÇÃO EDIFÍCIOS I"— Transcrição da apresentação:

1 CONSTRUÇÃO EDIFÍCIOS I
A INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PROF: MICHEL FERNANDO ALBERTIM

2 Construção Civil A construção civil tem sido considerada uma indústria atrasada quando comparada a outros setores industriais. No quesito: PROCESSO CONSTRUTIVO apresenta: Descumprimento de prazos; Improvisação; Retrabalhos; Perdas; Desperdícios; Baixa produtividade e qualidade.

3 Construção Civil Quanto maior o avanço tecnológico, maior a necessidade de especialistas. Gerando uma quantidade cada vez maior de projetos: Projetos de arquitetura; Projeto estrutural (aço, madeira, concreto, alvenaria estrutural) Projeto de instalações elétricas; Projeto de instalações de telefonia; Projeto de instalações hidrossanitárias; Projeto de canteiro de obras.

4 Construção Civil Equipe de obra: DIREÇÃO
Engenheiro de produção (residente); Estagiário; Técnico de Segurança do Trabalho; Mestre de Obras

5 Construção Civil Equipe de obra: SUBORDINADOS Pedreiro Carpinteiro
05 Equipe de obra: SUBORDINADOS Pedreiro Carpinteiro Ferreiro (armador) Almoxarife Apontador Operador de grua Sinaleiro Encanador Eletricista Ajudantes

6 Normas Processo de formulação e aplicação de regras para o tratamento ordenado de uma atividade industrial, comercial ou social específica. Deve ser um processo de simplificação, baseado em resultados já consolidados da ciência, da técnica e da experiência.

7 Normas Documentos que descrevem conceitos, produtos, procedimentos, métodos de ensaios e símbolos, estabelecidos por especialistas de uma determinada área ou setor industrial, aprovadas por um organismo oficial de normalização e definidos para aplicação em uma instituição, empresa, país ou região.

8 Normas Atividade: Pesquisar normas que poderão ser aplicadas na disciplinas; NBR – Título: O que é abordado na norma e principais aspectos contemplados; Mínimo de 10 normas; Entrega:

9 Normas Segundo L. H. Ceotto (2004), a normalização pode cooperar para reduzir problemas crônicos do setor da Construção Civil Concorrência predatória; Práticas ilícitas Regulamentos obsoletos Desconhecimento do cliente.

10 Entender a normalização como fator de desenvolvimento setorial
Normas Entender a normalização como fator de desenvolvimento setorial

11 Normas Importância Econômica Padronização
Permite interconexão (energia elétrica, por exemplo); Estabelece padrões de grandeza (metrologia); Facilita acesso a mercados (nacionais, internacionais); Cria ambiente competitivo; Competição pode beneficiar consumidor.

12 Normas Importância Econômica Defesa contra concorrência desleal;
Pode evitar a consolidação de carteis.

13 Normas Importância Social Defesa do consumidor;
Simplificação de contratos (ref. Norma); Facilita a comunicação;

14 Normas Importância técnica
Estabelece padrões de grandeza e formas de medição; Estabelece procedimentos padrões para os mais diversos setores; Soluções confiáveis; Aumenta nível de segurança de operações; Facilita a avaliação e a certificação da qualidade de produtos e serviços.

15 Normas Importância técnica Simplifica a atividade técnica;
Orienta, educa e protege técnicos e profissionais; Auxilia vistorias e pericias em processos judiciais.

16 1940, na área de Construção Civil.
Normas Normalização no país: a ABNT Órgão responsável pela normalização técnica no Brasil (Fórum Nacional de Normalização) Diretoria eleita pelos sócios da ABNT o Pessoas físicas e jurídicas Sociedade civil, sem fins lucrativos, iniciou as atividades em 1940, na área de Construção Civil.

17 Normas Comitês Brasileiros – construção civil
CB02 Construção Civil CB31 Madeiras CB03 Eletricidade CB35 Alumínio CB16 Transporte e tráfego CB37 Vidros planos CB18 Cimento, concreto e agregados CB22 Impermeabilização CB39 Implementos rodoviários CB40 Acessibilidade CB24 Segurança contra incêndios CB 28 Siderurgia CB55 Refrigeração, ar condicionado, ventilação e aquecimento

18 Normas Sequência de atividades: Demanda da sociedade
Elabora texto-base especialista Comissão de estudos Aberta Paritária consumidores produtores neutros Consenso Trabalho voluntário

19 Normas

20 Normas Consome muito tempo Resultado depende dos participantes
Qualidade técnica não é garantida

21 Normas Normas de desempenho
Focam o comportamento em serviço e englobam os conceitos de vida útil (de projeto, de serviço). Uso da abordagem de desempenho para a normalização Maior flexibilidade para os usuários; DIFICULDADE: Elaboração mais complexa.

22 Normas O Projeto de Norma é submetido à Consulta Nacional pela ABNT, com ampla divulgação, dando assim oportunidade a todas as partes interessadas para examiná-lo e emitir suas considerações; A relação dos projetos de Normas em Consulta Nacional é publicada também no Diário Oficial da União.

23 Normas

24 Normas Construção Civil Inviabilidade prática e econômica
Grande variedade de materiais e componentes com propriedades múltiplas para serem verificadas. Inviabilidade prática e econômica

25 Normas CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS Inspeção do processo de fabricação;
Análise do sistema de controle de qualidade; Coleta de amostras; Ensaios Compara com os requisitos da normalização Emite certificado / ou marca de conformidade (selo)


Carregar ppt "CONSTRUÇÃO EDIFÍCIOS I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google