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Prof. Anderson Terroso Março/2017

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Apresentação em tema: "Prof. Anderson Terroso Março/2017"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Anderson Terroso www.aterroso.com Março/2017
Sistemas Embarcados Prof. Anderson Terroso Março/2017

2 Como funciona ???

3 Tela inicial do App Inventor
Todos os componentes oferecidos pelo App Inventor A esq. a tela do celular e a direita os parâmetros configuráveis da tela . Ex.: background, ícone da aplicação, nome da tela.

4 No Basic encontramos muitos itens usados
Estes componentes permitem a construção de games simples. No Basic encontramos muitos itens usados largamente em aplicativos, tais como: button; check box; clock; image; label; text box.

5 Nesta aba temos alguns componentes que incrementam os aplicativos, tais como:
player; camera. Nesta aba temos alguns componentes que facilitam a construção de aplicativos voltados para redes sociais.

6 Nesta aba temos alguns componentes que leem os sensores do celular, por exemplo, acelerômetro.
Esta aba tem um recurso fundamental na diagramação do aplicativo. Deve ser usado e abusado para conseguir uma diagramação adequada.

7 Componentes da aba básica
Para cada componente existem diversos parâmetros configuráveis. O botão, por exemplo, pode ser configurado a cor, a imagem do botão, o texto do botão, a cor do texto e o tamanho do texto, bem como o tamanho do botão.

8 Componentes da aba básica
Para cada componente existem diversos parâmetros configuráveis. O Label, por exemplo, pode ser configurado a cor do texto, o tamanho, negrito, itálico. O tamanho do texto.

9 Aplicativo 1: Botão + Mensagem

10 Arquivos necessários para a Aula1
Para este exemplo, acesse o site: e escolha a opção: Android agora escolha a opção: Palestras e Minicursos baixe os arquivos de aula1: click_bt.mp3 (som quando pressionado o botão)

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15 Quando o botão é pressionado
a sequência de passos será executado.

16 Informa a mensagem

17 Toca o play

18 Criar variáveis

19 Adicionar o texto

20 Operadores relacionais
Operadores matemáticos Gerador de número randômico

21 Operadores de comparação

22 Tipos de Cores

23 Criar uma variável Quando o botão for pressionado, é executado os seguintes itens: Toca o arquivo mp3 Se a variável flag =0 Então é escrito no campo label (nomeado como Msg) a mensagem “Olá Mundo do Android” e altera o valor do flag=1. Senão, não escreve nada e altera o valor do flag=0.

24 Exemplo 2: Aula2 Mudança do background (imagem de fundo);
Altere o aplicativo anterior com os seguintes requisitos: Mudança do background (imagem de fundo); Alterar o tamanho do botão e a imagem do botão; Fazer uma diagramação do botão e do texto; Mudança do ícone da aplicação.

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26 Arquivos necessários para a Aula2
Para este exemplo, acesse o site: e escolha a opção: Android agora escolha a opção: Palestras e Minicursos baixe os arquivos de aula1: click_bt.mp3 (som quando pressionado o botão) Bt_ok.png (imagem do botão) Bt_nok.png (imagem do botão) icone.png (imagem do icone) fundo.png (background)

27 Configurações de propriedades da tela
icone fundo OBS.: O BackgroundColor é MUITO IMPORTANTE SER ALTERADO PARA NONE DEIXANDO TRANSPARENTE O FUNDO.

28 Arranjo dos componentes em forma de tabela Horizontal

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31 Alteração dos parâmetros do Label1 (Msg_fixa) – negrito (Bold), itálico (Italic), tamanho da Fonte (18) e o texto (Text) – em branco, alinhamento (Alignment) - centralizado

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33 Resultado da mensagem App
Resultado da mensagem App. Inventor Android, usando uma tabela horizontal e três label de texto. Dois são usados apenas para centralizar o texto principal. Não tem como colocar o texto apenas e pedir ele centralizado.

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37 Alteração dos parâmetros do botão
a imagem do botão tem tamanho de 61x61 a imagem do botão inicial é bt_nok.png

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40 Renomeação dos componentes usados na aplicação – Botao, Msg_oculta, Msg_fixa

41 Alteração dos parâmetros do Label7 (Msg_oculta – negrito (Bold), itálico (Italic), tamanho da Fonte (18) , texto (Text) vazio e Alinhamento centralizado (Center) ``

42 Adicionando o Player para tocar o arquivo mp3
(som quando o botão é pressionado). Adicionar o arquivo mp3 (click_bt.mp3) Adicionar a outra imagem do botão (bt_ok.png). Componente para tocar o som usado quando o botão é pressionado bt_nok.png bt_ok.png Imagens do botão Som do botão quando pressionado Fundo do celular Imagem do ícone do aplicativo

43 Depois de adicionar o Player, configurar
o arquivo que será tocado quando solicitado.

44 Criar uma variável Quando o botão for pressionado, é executado os seguintes itens: Toca o arquivo mp3 Se a variável opcao=0, Então é alterado a imagem do botão (bt_ok.png), escrita da mensagem no campo label-oculta a mensagem “Olá Mundo do Android” e altera o valor de opcao=1. Senão, altera a imagem do botão (bt_nok.png), não escreve nada e altera o valor do opcao=0.

45 Ambiente para desenvolvimento em JAVA®

46 SDK = configura os API’s e o
simulador que será usado. Eclipse = IDE para escrever os programas para o Android® ADT = plugin que integra o SDK ao Eclipse.

47 Android SDK É o kit de desenvolvimento de aplicações para o Android. Contém as APIs necessárias para o desenvolvimento das aplicações e o Emulador de smartphones/celulares para rodar e testar as aplicações desenvolvidas além de diversos utilitários. O Android SDK pode ser baixado no site oficial do Android.

48 Eclipse O Eclipse é um IDE conhecida, serve para programar diversas linguagens. Dentre as diversas versões que vão aparecer você pode escolher a Eclipse IDE for Java Developers. Plug-in ADT (Android Development Tools) para o Eclipse Esse plug-in, desenvolvido pelo Google, integra o Eclipse ao Android SDK permitindo a execução, depuração e testes das aplicações diretamente no Eclipse. A instalação do plug-in é feita pelo próprio Eclipse.

49 Simulador do Android®


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