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Prof. Anderson Terroso Agosto/2017

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Apresentação em tema: "Prof. Anderson Terroso Agosto/2017"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Anderson Terroso www.aterroso.com Agosto/2017
Sistemas Embarcados Prof. Anderson Terroso Agosto/2017

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3 Arduino® O projeto iniciou-se na cidade de Ivrea, Itália, em 2005, com o intuito de interagir em projetos escolares de forma a ter um orçamento menor que outros sistemas de prototipagem disponíveis naquela época. Arduino, palavra por vezes traduzida ao português como Arduíno, é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre, projetada com um microcontrolador Atmel AVR de placa única, com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão, na qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++. Fonte: wikipedia

4 Microcontrolador AVR®
AVR é um microcontrolador RISC de chip único com uma arquitetura Harvard modificada de 8-bit (µC), desenvolvido pela Atmel em 1996. Fonte: wikipedia

5 Família Arduino® Arduino UNO – Atmega328
Arduino MEGA – Atmega2560 ou Atmega128 Arduino Duemilanove (2009) – Atmega 128 ou Atmega328) Arduino NANO – Atmega168 ou Atmega328 Fonte: wikipedia

6 Placas Arduino® Fonte:

7 Placas Arduino® Fonte:

8 Clones do Arduino® não compatível com Shield
→ Freeduino →Illuminato → Metaboard → Seeeduino → eJackino → Wiseduino → Brasuíno →... Clones do Arduino® não compatível com Shield → Boarduino → iDuino → Sanguino → LEDuino → Stickduino → Roboduino →... Fonte: wikipedia

9 Arduino® foi desenvolvido com o propósito de encaixar uma placa na outra (shields)…
Imagens: ebay.com

10 Alguns Shields para o Arduino®
Imagens: ebay.com

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13 Ambiente de programação do Arduino®

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15 Estrutura do programa para o Arduino®
void setup() // configura pinos { pinMode(led, OUTPUT); } void loop() // função principal - main digitalWrite(led, HIGH); delay(1000); digitalWrite(led, LOW);

16 Desenhando usando Fritzing

17 Objetivo do Curso: programar a placa FriendlyARM® MINI6410 com Sistema Operacional Android®
Friendlyarm.com

18 Friendlyarm.com

19 Dispositivos wireless
Bluetooth Bluetooth Wifi Imagens ebay.com

20 Porque desenvolver aplicativos para smartphones????

21 O Brasil conta com 306 milhões de dispositivos conectados a internet, a maioria (154 milhões) telefones inteligentes, segundo um estudo divulgado pela universidade Fundação Getulio Vargas (FGV). 17/04/2015

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24 DO QUE A NOKIA JÁ FABRICOU
UM EXEMPLO DO QUE A NOKIA JÁ FABRICOU DE 1992 ATÉ

25 ANDROID® Sistema operacional Android® e os aplicativos serão desenvolvidos em Java e usando o AppInventor®.

26 Porque usar o sistema operacional Android®???

27 BlackBerry – RIM, mercado corporativo
Symbian – Nokia Início em 1998 BlackBerry – RIM, mercado corporativo IOS – Apple – lançamento com o Iphone1 em 2007 Bada – Samsung – 2010 apresentado ao consumidor (“geladeira”) 2003-Android Inc. 2005-Google 2008-Android rodando em um HTC (foto)

28 Atualmente como está o mercado .......

29 Portanto

30 Enquanto isso GreatEReader.org

31 Introdução sobre o sistema operacional Android

32 Resultados divulgados pela Google Q2(2011).......
550 mil ativações do Android todos os dias! Média de crescimento nas novas ativações de quase 100 mil/mês Android Market é outro destaque, chegando a 250 mil aplicativos 6 bilhões de downloads 130 milhões de dispositivos Android espalhados pelo mundo

33 Introdução sobre plataforma Android
Android é um sistema operacional móvel que roda sobre o núcleo Linux Desenvolvido pela Google e posteriormente pela Open Handset Alliance, mas a Google é a responsável pela gerência do produto e engenharia de processos Open Handset Alliance (OHA) É uma aliança de diversas empresas com a intenção de criar padrões abertos para telefonia móvel. Empresas participantes: Google, HTC, Dell, Intel, Motorola, Qualcomm, Texas Instruments, Samsung, LG, T-Mobile e Nvidia

34 O sistema operativo Android consiste em:
12 milhões de linhas de código, entre elas: 3 milhões em XML, 2.8 milhões de linhas de C, 2.1 milhões de linhas de código Java e 1.75 milhões de linhas de código em C++ O Android permite aos desenvolvedores escreverem software na linguagem de programação JAVA.

35 No Android a programação é em Java, mas tem um porém, a máquina virtual usada no Android não é a máquina virtual Java padrão, é uma máquina virtual chamada Dalvik, desenvolvida para ter um melhor desempenho em dispositivos portáteis.   Dalvik É um processo da máquina virtual (VM) desenvolvida pela Google onde foi escrita por Dan Bornstein e outros engenheiros da Google e fez uma homenagem a uma vila de pescador situada em Eyafjörõur (Islândia) chamada de Dalvík, na qual moravam alguns antepassados de Bornstein.

36 Como programar para o Android ???

37 Como programar no Sistema Operacional Android®
App Inventor Java Qt®

38 Programação Java App Inventor

39 API Level = versão da plataforma Android®

40 Distribuição das API’s
dashboards/index.html

41 O arquivo gerado é um *.exe???
Não. O arquivo que é usado no Android é o *.apk (Android application package )

42 App Inventor? O que é???? É a programação por blocos!

43 VANTAGENS DESVANTAGENS Não é necessário aprender JAVA® Não tem acesso ao arquivo JAVA® Fácil implementação de aplicativos Gera um arquivo apk maior do que em JAVA® Diversos recursos prontos – bluetooth, acelerômetro, etc.. Muitos recursos não estão disponíveis – não sendo possível adicionar novas bibliotecas

44 O que é necessário ??? Necessário ter noção de lógica de programação
Conhecer os comandos básicos de programação Criatividade Boa vontade para explorar tudo que a ferramenta oferece!

45 Como funciona ???

46 Tela inicial do App Inventor
Todos os componentes oferecidos pelo App Inventor A esq. a tela do celular e a direita os parâmetros configuráveis da tela . Ex.: background, ícone da aplicação, nome da tela.

47 No Basic encontramos muitos itens usados
Estes componentes permitem a construção de games simples. No Basic encontramos muitos itens usados largamente em aplicativos, tais como: button; check box; clock; image; label; text box.

48 Nesta aba temos alguns componentes que incrementam os aplicativos, tais como:
player; camera. Nesta aba temos alguns componentes que facilitam a construção de aplicativos voltados para redes sociais.

49 Nesta aba temos alguns componentes que leem os sensores do celular, por exemplo, acelerômetro.
Esta aba tem um recurso fundamental na diagramação do aplicativo. Deve ser usado e abusado para conseguir uma diagramação adequada.

50 Componentes da aba básica
Para cada componente existem diversos parâmetros configuráveis. O botão, por exemplo, pode ser configurado a cor, a imagem do botão, o texto do botão, a cor do texto e o tamanho do texto, bem como o tamanho do botão.

51 Componentes da aba básica
Para cada componente existem diversos parâmetros configuráveis. O Label, por exemplo, pode ser configurado a cor do texto, o tamanho, negrito, itálico. O tamanho do texto.

52 Aplicativo 1: Botão + Mensagem


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