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PLANEJAMENTO DO TRABALHO MAÇÔNICO

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Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO DO TRABALHO MAÇÔNICO"— Transcrição da apresentação:

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2 PLANEJAMENTO DO TRABALHO MAÇÔNICO
Planejamento estratégico

3 PLANEJAMENTO DO TRABALHO MAÇÔNICO
AILTON ELISIÁRIO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA LOJA

4 “Quando a Loja tem um senso claro do seu objetivo, do seu rumo e da posição desejada para o futuro, e quando essa imagem é amplamente compartilhada, o  maçom torna-se capaz de encontrar o seu próprio papel dentro da Loja e da Maçonaria.” Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje. (Provérbio Chinês).

5 OBJETIVOS DESTE MÓDULO
OBJETIVO GERAL Apresentar uma metodologia que oriente e prepare a Loja e os Maçons para enfrentar os desafios existentes, preparando as bases para disseminação de uma nova filosofia de atuação. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Orientar a elaboração do Planejamento Estratégico da Loja, sua execução, seu controle e sua avaliação. Praticar uma maçonaria sustentada por uma política clara do papel da Loja dentro da comunidade. Colocar ao alcance da Loja e dos Maçons um conjunto articulado de ações que possa levá-los à realização pessoal.

6 Planejamento CONCEITUAÇÃO Planejamento é um processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada, de um modo eficiente, eficaz e efetivo, e com a melhor concentração de esforços e recursos. TIPOS Estratégico Tático Operacional

7 Planejamento estratégico
Planejamento Estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela Loja, visando ao otimizado grau de interação como ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada. O Planejamento Estratégico é normalmente de responsabilidade dos níveis mais altos da Loja. Ele diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção das ações a serem tomadas para sua consecução.

8 Planejamento estratégico
O Planejamento Tático objetiva otimizar determinada área de resultado e não a Loja como um todo. Ele trabalha com a decomposição dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no Planejamento Estratégico. Ele é normalmente desenvolvido em níveis organizacionais diferentes, sendo de responsabilidade dos níveis setoriais. O Planejamento Operacional pode ser considerado como a formalização das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas. Por serem partes homogêneas do Planejamento Tático, o Planejamento Operacional é também de responsabilidade dos níveis setoriais.

9 Planejamento estratégico
Para que se possa realizar o Planejamento Estratégico, é preciso estabelecer: →A Visão, a Missão e os Valores da Loja → O Diagnóstico Estratégico → A Elaboração da Estratégia → A Definição dos Objetivos, Metas e Ações → A Implementação da Estratégia → O Plano de Ações e Metas e Projetos → O Orçamento → A Avaliação da Estratégia.

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11 DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO
ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO Analisar oportunidades e ameaças que existam no ambiente externo. Oportunidades: são variáveis externas e não controláveis pela Loja, que podem criar condições favoráveis para ela . Ameaças: são variáveis externas e não controláveis pela Loja, que podem criar condições desfavoráveis para a mesma. ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO Analisar os pontos fortes e fracos que existam no ambiente interno. Pontos Fortes: são variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a Loja, em relação a seu ambiente. Pontos Fracos: são variáveis internas e controláveis que provocam uma situação desfavorável para a Loja, em relação a seu ambiente.

12 ExemploS de ELEMENTOS “FOFA”
PONTOS FRACOS AMEAÇAS PONTOS FORTES OPORTUNIDADES Baixa receita Falta de credibilidade Gestão fraterna e interessada Disponibilidade de Modelos de Gestão Inadimplência Perda de obreiros Luzes preparadas Disponibilidade de Informações Baixo número de obreiros Aumento desinteresse Programa de docência maçônica Uso intenso da Informática Resistência a Mudanças Não há Planejamento. Crise econômica Bons candidatos Crescimento populacional regional Baixa Frequência Aumento de custos Capacitação de pessoal Projetos da Grande Loja Pouco preparo maçônico Política da Hospitalaria Qualidade no que faz Oficinas com Aprendizes e Companheiros Investimento inicial elevado Resistência a mudanças Comprometimento dos irmãos Desinteresse pelo estudo maçônico Falta de uma visão estratégica Localização privilegiada da Loja Falta de Contabilidade organizada. Ataques de entidades religiosas Equipe competente e entrosada

13 DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO
ESTABELECIMENTO DOS FATORES DE SUCESSO Representam os atributos que a Loja deve dispor para ser bem sucedida em seus propósitos. EXEMPLOS: → Imagem positiva. → Qualidade das sessões. →Qualificação dos obreiros. → Participação e dinamismo dos obreiros. → Ritualística e liturgia fortes e marcantes. → Equilíbrio econômico-financeiro.

14 Fraquezas (Weaknesses)
MATRIZ FOFA (SWOT) Forças (Strengths) Fraquezas (Weaknesses) Oportunidades (Opportunities) Estratégias Ofensivas (Desenvolvimento) Estratégias Adaptativas (Crescimento) Ambiente externo e futuro Ameaças (Threats) Estratégias Defensivas (Manutenção) Estratégias de Sobrevivência Ambiente interno e presente

15 ELABORAÇÃO DA ESTRATÉGIA
IDENTIFICAÇÃO DA ESTRATÉGIA ATUAL Identificar que estratégia está sendo adotada. ESCOLHA DA ESTRATÉGIA FUTURA Formular estratégias que tenham em vista os pontos fortes e fracos bem como as ameaças e oportunidades. Implementar as estratégias formuladas.

16 ELABORAÇÃO DA ESTRATÉGIA
DIRETRIZES ESTRATÉGICAS Podem ser definidas como sendo o conjunto de indicações de caráter amplo que direcionam o comportamento da Loja como um todo e orientam o raciocínio no processo de tomada de decisão para escolha dos objetivos estratégicos. Exemplos: Expandir, continuamente, o quadro da Loja buscando nos candidatos princípios éticos e morais compatíveis com os princípios maçônicos, e alta capacidade intelectual de forma que possam contribuir com o desenvolvimento da Loja e da Maçonaria. Atender, com excelência, as expectativas dos obreiros com relação às instruções e ensinamentos maçônicos.

17 ELABORAÇÃO DA ESTRATÉGIA
ESTRATÉGIAS São os meios ou caminhos adotados pela Loja, visando atingir os objetivos estratégicos. Para cada objetivo estratégico, estabelecer, de 1 a 4 estratégias. Exemplos de estratégias: a) Aumentar o quadro no período b) Reduzir a ausência dos Irmãos nas sessões da Loja no período

18 DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS – REGRA 5W2H

19 DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS São Alvos - resultados esperados ou estados futuros desejados - a serem atingidos pela Loja como um todo, em um período plurianual considerado. Exemplos de Objetivos: → Aumentar o quadro em (X%) no período →Reduzir para (X%)) a ausência dos Irmãos nas reuniões da Loja no período → Elaborar o calendário de eventos para o período → Ampliar o número de palestras maçônicas no período

20 DEFINIÇÃO Das METAS METAS São alvos estabelecidos para o curto prazo. No máximo 1 ano. Portanto, podemos conceituar as metas como sendo o desdobramento do “quanto” do objetivo estratégico para um período determinado. Exemplos de Metas: →Iniciar “X” novos candidatos a cada trimestre em 2017/2018. → Filiar “Y” irmãos, a cada trimestre, em 2017/2018. → Regularizar “Z” irmãos, a cada trimestre, em 2017/2018. → Fixar no calendário 4 eventos para o período → Marcar 1 palestra maçônica mensal no período

21 Exemplo de Plano de Metas
Expansão do Quadro de Obreiros No. Detalhamento da Meta Responsá vel Prazo 01 Iniciação Irmãos X no trim. 02 Filiação Vigilantes Y no trim. 03 Regularização Venerável Z no trim.

22 Exemplo de Plano de Metas
Redução de Ausência às Sessões No. Detalhamento da Meta Responsá vel Prazo 01 Eventos Com. Cultural 4 no ano. 02 Palestras Pres. do CEM 1 no mês.

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