A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A NOVA PASTORAL DO DÍZIMO: A ARTE DE PLANEJAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A NOVA PASTORAL DO DÍZIMO: A ARTE DE PLANEJAR"— Transcrição da apresentação:

1 A NOVA PASTORAL DO DÍZIMO: A ARTE DE PLANEJAR

2 O dízimo deve ser uma opção pastoral
Pastoral, ação da Igreja, como a Igreja vai agir em relação a ela mesma. O que é realmente Dízimo? CNBB, n 8 “O dízimo não significa captação de recursos para a paróquia, vai além disso. A montagem portanto de um aparelho de captação de dízimos, devido a sua frieza, preocupação aritmética e impessoalidade, estaria excluído pelo próprio sentido da vida.

3 Dízimo Uma contribuição ou doação livre
Fruto de obrigação moral e não jurídica Expressa a vivencia da maturidade de fé do fiel É comprometimento de partilha e comunhão diante de Deus que manifesta na comunidade eclesial.

4 As paróquias que conseguem fazer com que seus fieis façam essa experiência do dízimo são as que causam fascínio, cultura da misericórdia, acolhe. Paróquia Padre Liturgia Paróquia onde há muito movimento, há pouco comprometimento

5 Intuições para motivar a experiência dizimal
Máximas: “Ninguém gosta do que não se sente como seu”(cumpridor de preceitos/secretaria unhas/discurso não ajuda) “Ninguém luta por aquilo que não sabe o que é” Ninguém informa sobre o que não sabe e não vive”

6 ESTRATÉGIAS PARA DINAMIZAR A PASTORAL DO DÍZIMO
OBJETIVO META ONDE ESTÁ? A primeira atitude para reestruturar e entender o dízimo como opção pastoral, é determinar com precisão em que nível a Igreja Paroquial se encontra em relação com os paroquianos (Há evangelização/há conflitos).

7 É importante a criação de comunidades, de pastorais e ministérios a fim de que os paroquianos realmente se sintam sujeitos da missão. É nas comunidades que estão os meios para alimentar a fé, sobretudo, pelos momentos de oração, pela leitura da palavra, pela vivencia dos sacramentos e pela pratica do serviço fraterno. As comunidades começam então, a ganhar uma compreensão ativa e dinâmica.

8 Os paroquianos começam a cuidar da sua comunidade e daquilo que ela possui, zelam pela evangelização, pela missão e cuidam dos necessitados. Os paroquianos começam a se sentir corresponsáveis pela evangelização e manutenção da paróquia. A segunda estratégia é estabelecer objetivos. Mostrar que a sustentação da paróquia se dá pela consciência do dízimo; que este não é somente coleta de valores monetários, mas , acima de tudo, sinal de maturidade eclesial, de pertença e comprometimento com o todo em forma de partilha e comunhão. A partir dessa motivação, o fiel vai perceber que o dízimo é sinal de nossa gratidão a Deus pelos bens que ele nos oferece.

9

10 Aspectos psicológicos sobre a arrecadação
•Padre = Executivo

11 Padre que pastoreia •O que o povo espera do Padre?

12 Aspectos Psicológicos sobre Dízimo e Coleta
•Padre Executivo Conhece o mundo, conhece pessoas, mas não apascenta o rebanho (Redução de Receita) •Padre Pastor e Missionário Conhece o rebanho e pelo rebanho tem a percepção do mundo (Aumento de Receita)

13 Como você trabalha o seu Dízimo?

14 PADRE •Modelo de Dizimista •Ensinamento conforme a cultura •Disponibilidade de trabalho para que o dízimo aconteça •Vivência de despojamento •O POVO •Obediência •Liberdade •Ensinamento de partilha •Sustentabilidade de Deus •Crescimento e Fé

15 Dízimo na visão do povo

16 O Dízimo na visão do Padre

17 Só pra descontrair

18 Para Refletir... Dízimo deve ser como a chuva. Um pouco pode florir um jardim, muito pode crescer uma floresta. Porém, deve ser algo constante para que nunca falte.


Carregar ppt "A NOVA PASTORAL DO DÍZIMO: A ARTE DE PLANEJAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google