A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DÍZIMO Expressão de fé em Deus e de responsabilidade com a Igreja.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DÍZIMO Expressão de fé em Deus e de responsabilidade com a Igreja."— Transcrição da apresentação:

1 DÍZIMO Expressão de fé em Deus e de responsabilidade com a Igreja.
Dízimo é um sinal de compromisso, de fidelidade com Deus, com a Igreja e com os Pobres. Jesus na sua bondade infinita instituiu a sua Igreja para ela evangelizar, catequizar, servir e santificar. Com o dízimo você ajuda a transformar a Igreja para que ela seja cada vez mais unida e fraterna.

2 O QUE É O DÍZIMO? O Dízimo é um ato de agradecimento. Representa a aceitação madura e consciente do dom de Deus e a disposição fiel de colaborar com seu projeto de felicidade para todos. Dízimo é agradecimento e partilha, já que tudo o que temos e recebemos vem de Deus e pertence a Deus. O Dízimo é uma forma concreta de manifestar a fé em Deus providente, um modo de viver a esperança em seu Reino de vida e justiça, um jeito de praticar a caridade na vida em comunidade. O Dízimo é uma contribuição voluntária, regular, periódica e proporcional aos rendimentos recebidos, que todo batizado deve assumir como obrigação pessoal – mas também como direito – em relação à manutenção da vida da Igreja local onde vive sua fé. Portanto, o dízimo não é um a taxa que eu pago pra ter direito de batizar o filho ou matriculá-lo na catequese. Esse direito nós já temos, pois com nosso batismo somos membros da igreja e filho de Deus. Por outro lado, da mesma forma que tenho meus direitos na igreja, tenho também meus deveres. Quando eu assumo a igreja como minha família, devo também colaborar com suas despesas, se eu reconheço que tudo o que tenho me vem de Deus, separo meu dízimo como agradecimento a Deus.

3 QUEM DEVE CONTRIBUIR COM O DÍZIMO?
Todos devem dar o Dízimo. O rico dá o Dízimo de sua riqueza e o pobre de sua pobreza. Ninguém está dispensado . Todos, sem exceção, formam a Comunidade e portanto, são responsáveis por ela. Porém, todos os fiéis que tem alguma renda devem contribuir com o dízimo, pois se receberam, devem agradecer a Deus, autor de todos os dons. A Bíblia fala que todos devemos reconhecer as graças de Deus. Cada um deve dar de acordo com suas possibilidades. Deus elogiou a oferta da pobre viúva. Deve ter sido bem pequena. E não aprovou a oferta dos ricos que faziam a doação só para se mostrar. Como bom exemplo, até o Padre,Ministros, os Agentes de Pastoral, o Bispo, todos devem dar seu dízimo.

4 PARA QUE SERVE O DÍZIMO? O valor arrecadado através da contribuição do Dízimo deve ser aplicado em três dimensões. Dimensão Religiosa: tem por objetivo suportar todos os gastos da Igreja com as atividades que vão valorizar o culto divino: reformas, construções, pinturas, salários e encargos sociais devidos as governo, materiais litúrgicos, água, luz, telefone, materiais de limpeza, etc. Dimensão Missionária: tem por objetivo apoiar a ação missionária dos diversos grupos de pastorais e movimentos da Igreja, quer seja dos jovens, adultos, crianças ou idosos. Aqui também entram a contribuição à Cúria Diocesana e ao Seminário. Dimensão Social: tem por objetivo investir em obras de caridade, ajudando aos mais necessitados, seja diretamente ou por apoio às Pastorais da Caridade Social. Um verdadeiro trabalho de Promoção Social não só “dá o peixe”, mas “ensina a pescar”. Numa comunidade cristã, ninguém pode passar necessidade. Se cada um de nós der o dízimo, certamente não faltará a ninguém o necessário.

5


Carregar ppt "DÍZIMO Expressão de fé em Deus e de responsabilidade com a Igreja."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google