A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A FAMILIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A FAMILIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO"— Transcrição da apresentação:

1 A FAMILIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO
A Família é um dos tesouros mais importantes dos povos latino-americanos, e é patrimônio da humanidade. Documento Aparecida Por isso, cremos na perfeita união entre a igreja e a sociedade para que a família seja ainda mais edificada.

2 A missão da família nas estruturas do mundo
A) missão do leigo: Por em prática, todas as possibilidades cristãs e evangélicas escondidas, mas já presentes e operantes, nas coisas do mundo. B) Campo próprio de sua atividade: O mesmo mundo vasto e complicado da política, da economia, do trabalho, da cultura, das artes, a realidade social, outras realidades, tais como o amor, a família, educação das crianças e adolescentes, etc..

3 FAMILIA CRISTÃ: Igreja Doméstica: Célula primeira e vital da sociedade, portadora de energias formidáveis, necessárias para a evangelização e catequese da humanidade. CATEQUESE : Em casa e na Igreja Urgente uma forma de catecumenato para jovens e adultos, eficiente para que sejam tocados pela graça MOSTRAR O ROSTO DE JESUS Provocar o encontro com o SALVADOR

4 MATRIMONIO: Constituído pelo Criador como principio e fundamento da sociedade humana , e o tornou por Sua Graça, o grande sacramento em Cristo e da Igreja. O apostolado dos cônjuges e das famílias assume importância singular , tanto em beneficio da Igreja, quanto da sociedade civil. São cooperadores da graça e testemunhas da fé. Para os filhos, são os primeiros anunciadores e educadores da fé. Contribuição máxima de seu apostolado: MANIFESTAR E PROVAR POR SUA VIDA, A INDISSOLUBILIDADE E A SANTIDADE DO VINCULO MATRIMONIAL.

5 Defender ativamente o direito e o dever da educação cristã dos filhos.
Junto às autoridades: defender a dignidade e a autonomia legítima das famílias. Devemos buscar uma legislação que tenham em conta as necessidades da família: Moradia, educação dos filhos, condições de trabalho, seguro social e ônus fiscais. Deus nos dá a missão de ser a célula primária e vital da sociedade. Temos que ser Santuário íntimo da IGREJA

6 MISSÃO DA FAMILIA: Mútuo afeto entre seus membros e a Oração em comum. Toda a Família inserida no culto litúrgico da Igreja. Se oferecer uma solícita hospitalidade. Se promover a justiça e demais boas obras a favor dos irmãos que padecem necessidade. OBRAS DO APOSTOLADO FAMILIAR: Adotar como filhos crianças abandonadas. Acolher com bondade os estrangeiros. Cooperar ativamente na direção das escolas Assistir os adolescentes com conselhos e meios materiais Auxiliar os noivos a prepararem-se melhor p/ o casam. Colaborar na Catequese –

7 Amparar esposos e famílias em crises materiais e morais
Prover os Anciãos não só do necessário, mas também torná-los participantes dos justos frutos do progresso. FAMILIAS CRISTÃS , COERENTES EM TODA SUA VIDA COM O EVANGELHO, DANDO EXEMPLOS DE VIDA MATRIMONIAL CRISTÃ , E TESTEMUNHO PRECIOSO DO CRISTO . Como dito no Documento de Medellin: A Família, o Lar CRISTÃO, deve ser: ÜM LUGAR ONDE SE REALIZE O ENCONTRO DE GERAÇÕES¨

8 A FAMILIA DE NAZARÉ Porque Jesus teve de nascer numa família? AS PRIMEIRAS COMUNIDADES OU IGREJA PRIMITIVA Como viviam? Eles colocavam tudo em comum O VALOR DA MULHER Qual a importância da mulher na Família?

9 A FAMILIA E O ENGAJAMENTO PASTORAL
O que é engajamento? Onde Engajar? A PASTORAL FAMILIAR Porque engajar na Pastoral Familiar? O carisma natural dos casais que já trabalham com as famílias – o ECC caminha neste sentido e foi criado para Levar os casais para esta Pastoral.

10 AS PRIORIDADES DIOCESANAS
ECLESIAL: Família SOCIAL: Ação de combate às drogas e à violência Oportunidade de implantar e dinamizar as ações para a defesa da família. Se já era dever este trabalho, agora é obrigação e é URGENTE. Não podemos nos acomodar – temos que sair das 4 paredes e defender a família na construção do mundo.

11 MOSTRAR JESUS AO MUNDO Mostrar toda a Doutrina do MESTRE - A TODAS AS PESSOAS – esta seria a solução para os problemas do Mundo. Este seria o trabalho missionário ideal para todos nós. Seria o cumprimento da missão que JESUS nos confiou. Ide e anunciar o evangelho a toda criatura. CONHECER A DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA Como? Conhecer os documentos da Igreja.


Carregar ppt "A FAMILIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google