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PublicouGuilherme Adriano Tomé Sabrosa Alterado mais de 6 anos atrás
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Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL DO NORDESTE IDES NORDESTE DIRETORIA DE PROGRMA DE EXTENSÃO- PROISEP CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Fundamentos de Biomecânica para Educação Física Profª Kelma Galeno Moraújo, 2017
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Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
Ementa Noções básicas e gerais de Biomecânica. Introdução à cinemática e cinética dos sistemas muscular, ósseo e articular. Análise dos métodos de instrumentação. Avaliação biomecânica com ênfase em cinemetria e variáveis antropométricas. Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
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Noções básicas e gerais de Biomecânica
O QUE É BIOMECÂNICA? é uma disciplina entre as ciências derivadas das ciências naturais, que se ocupa de análises físicas de sistemas biológicos, consequentemente, de análises físicas de movimentos do corpo humano. a biomecânica do movimento busca explicar como as formas de movimento dos corpos de seres vivos acontece na natureza a partir de indicadores cinemáticos e dinâmicos. Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
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Biomecânica interna Biomecânica externa
forças internas, as forças transmitidas pelas estruturas biológicas internas do corpo, tais como forças musculares, forças nos tendões, ligamentos, ossos e cartilagens articulares, entre outras. Biomecânica interna parâmetros de determinação quantitativa e ou qualitativa referente às mudanças de lugar e posição do corpo humano em movimentos esportivos, com auxílio de medidas descritivas cinemáticas e/ou dinâmicas, portanto aquelas que referem-se às características observáveis exteriormente na estrutura de movimento. Biomecânica externa Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
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Aplicações Fundamentos de Biomecânica para Educação Física Biomecânica
Esporte de alto nível de rendimento Esporte escolar e atividades de recreação Prevenção e reabilitação orientados à saúde Atividades do cotidiano e do trabalho Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
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Problemas ????? Como a execução da habilidade pode ser melhorada através posicionamento dos seguimentos corporais ? Porque uma gestante modifica sua postura ao longo da gravidez? Porque o equilíbrio é dificultado quando ficamos sobre um apoio ou uma trave de equilíbrio? Quais os ângulos das articulações no momento da execução da habilidade ? Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
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Cinemática Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
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Quais movimentos estão sendo realizados?
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Planos e Eixos Método universal usado para descrever os movimentos humanos em três dimensões baseia-se em um sistema de PLANOS e EIXOS. O movimento é dito como ocorrendo em um plano específico se estiver ao longo desse plano ou paralelo a ele. Três planos imaginários são posicionados pelo corpo em ângulos retos de modo que façam intersecção no centro de massa do corpo. O movimento em um plano sempre ocorre sobre um eixo que corre perpendicular ao plano. Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
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PLANOS Plano Sagital: Este plano bissecciona o corpo nas metades direita e esquerda Plano Frontal: Conhecido também como coronário, bissecciona o corpo nas metades da frente e de trás. Plano Transverso: Conhecido também como Horizontal, bissecciona o corpo nas partes superior e inferior Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
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EIXOS Eixo “Z” ou Médiolateral:
Eixo que passa do lado direito para o lado esquerdo Eixo “X” ou Sagital: Eixo que corre ântero-posterior ao corpo Eixo “Y” ou Longitudinal: Eixo que corta o corpo no sentido encéfalo-caudal Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
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PLANOS e EIXOS Plano Sagital e Eixo “Z” ou Médiolateral
Plano Frontal e Eixo “X” ou Sagital Plano Transverso e Eixo “Y” ou Longitudinal Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
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Movimentos no Plano Sagital:
Os movimentos podem ocorrer sobre (ao redor) ou ao longo de um eixo. A maioria dos movimentos humanos ocorrem em dois ou mais planos nas várias articulações Movimentos no Plano Sagital: São tipicamente movimentos que ocorrem ao redor do eixo Z. São flexões e extensões Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
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Movimentos no Plano Frontal:
São tipicamente movimentos adução, abdução, inversão e eversão do pé, flexão lateral da cabeça e do tronco. Ocorre ao redor do eixo X. Movimentos no Plano Longitudinal: São tipicamente movimentos rotação de cabeça, quadril e tronco. Ocorre ao redor do eixo Y. Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
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Alavancas Conceito: É uma máquina simples que consiste em uma barra relativamente rígida que pode ser rodada em torno de um eixo. No corpo humano é representada pelo osso. A força aplicada na alavanca movimenta uma resistência. Constituída por três partes básicas: Ponto de apoio, Resistência e Potência Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
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Ponto de Apoio (PA) Ponto de apoio ou eixo ao redor do qual uma alavanca pode ser rodada. No corpo humano é representado pela articulação. É o ponto onde se apoia a alavanca para realizar um trabalho. Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
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Potência (P) É a força que aplicamos à alavanca, para mover ou equilibrar os sistemas. No corpo humano é representada quase sempre pela ação dos músculos. Pode ser chamada também de força motriz. Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
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Resistência (R) Peso de uma carga, quase sempre representado pelo peso do segmento ou carga externa. È a força que deve ser vencida. O próprio segmento corporal representa uma resistência natural à alavanca. Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
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Braço de Potência (BP) Distância perpendicular da aplicação da força ao eixo de rotação. Ou seja, é a distancia entre o Ponto de Apoio até o local de aplicação da força. Por isso, pode ser chamado também de Braço de Força (BF). Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
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Braço de Resistência (BR)
Distância perpendicular da aplicação da resistência ao eixo de rotação. É a distância que vai do ponto de Apoio até o ponto de aplicação da resistência Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
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Vantagem Mecânica: Eficiência de uma alavanca para mover uma resistência; VM=BF/BR VM=1(velocidade e força); VM>1(BF>BR); VM<1(BF<BR). Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
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Sistema de Alavancas Primeira classe
Eixo está localizado entre a força e a resistência (INTERFIXA); Podem ser utilizadas para ganhar força ou distância, frequentemente é utilizada para manutenção da postura ou equilíbrio Se E mais próximo da R: BF mais longo; Se E mais próximo da F: BR mais longo; Se BF=BR, VM=1. Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
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Sistema de Alavancas Segunda classe
Resistência está localizada entre o eixo e a força (INTERRESISTENTE); Quanto maior o BF, mais fácil será mover um objeto; Quanto maior o BR, mais difícil será mover um objeto; BF>BR,VM>1; Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
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Vantagem de força, de modo que grandes pesos podem ser suportados ou movidos por uma pequena força
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Sistema de Alavancas Terceira classe
Força está localizada entre o eixo e a resistência (INTERPOTENTE); Quanto maior o BF, mais fácil será mover um objeto; Mais comum no corpo humano; BR>BF,VM<1. Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
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Resumindo... Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
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Marcha Conceitos Processo de caminhada; Comprimento do passo: Distância entre os contatos dos calcanhares de ambos os pés no solo; Comprimento da passada(ciclo da marcha): Atividade entre momento em que um pé toca o solo e o momento em que esse mesmo pé toca o solo novamente. Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
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Marcha Cadência: Velocidade da caminhada; Fase de apoio(60%): Presença de contato do pé com o solo; Fase de balanço(40%): Ausência de contato do pé com o solo. Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
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Fases Aceitação do peso; Apoio com um membro inferior;
Avanço do membro inferior Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
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Períodos de apoio: Duplo Simples
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Etapas das Fases Apoio: Toque do calcanhar (contato inicial);
Apoio completo do pé (resposta à carga); Apoio médio Saída do calcanhar(apoio terminal); Saída dos dedos (impulsão Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
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Etapas das Fases Balanço: Aceleração(balanço inicial); Balanço médio
Desaceleração(balanço terminal) Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
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Outros Determinantes da Marcha
Deslocamento vertical; Largura da base da marcha; Inclinação lateral da pelve Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
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Obrigada Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
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