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Fundamentos de Biomecânica para Educação Física

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Apresentação em tema: "Fundamentos de Biomecânica para Educação Física"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL DO NORDESTE IDES NORDESTE DIRETORIA DE PROGRMA DE EXTENSÃO- PROISEP CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Fundamentos de Biomecânica para Educação Física Profª Kelma Galeno Moraújo, 2017

2 Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
Ementa Noções básicas e gerais de Biomecânica. Introdução à cinemática e cinética dos sistemas muscular, ósseo e articular. Análise dos métodos de instrumentação. Avaliação biomecânica com ênfase em cinemetria e variáveis antropométricas. Fundamentos de Biomecânica para Educação Física

3 Noções básicas e gerais de Biomecânica
O QUE É BIOMECÂNICA? é uma disciplina entre as ciências derivadas das ciências naturais, que se ocupa de análises físicas de sistemas biológicos, consequentemente, de análises físicas de movimentos do corpo humano. a biomecânica do movimento busca explicar como as formas de movimento dos corpos de seres vivos acontece na natureza a partir de indicadores cinemáticos e dinâmicos. Fundamentos de Biomecânica para Educação Física

4 Biomecânica interna Biomecânica externa
forças internas, as forças transmitidas pelas estruturas biológicas internas do corpo, tais como forças musculares, forças nos tendões, ligamentos, ossos e cartilagens articulares, entre outras. Biomecânica interna parâmetros de determinação quantitativa e ou qualitativa referente às mudanças de lugar e posição do corpo humano em movimentos esportivos, com auxílio de medidas descritivas cinemáticas e/ou dinâmicas, portanto aquelas que referem-se às características observáveis exteriormente na estrutura de movimento. Biomecânica externa Fundamentos de Biomecânica para Educação Física

5 Aplicações Fundamentos de Biomecânica para Educação Física Biomecânica
Esporte de alto nível de rendimento Esporte escolar e atividades de recreação Prevenção e reabilitação orientados à saúde Atividades do cotidiano e do trabalho Fundamentos de Biomecânica para Educação Física

6 Problemas ????? Como a execução da habilidade pode ser melhorada através posicionamento dos seguimentos corporais ? Porque uma gestante modifica sua postura ao longo da gravidez? Porque o equilíbrio é dificultado quando ficamos sobre um apoio ou uma trave de equilíbrio? Quais os ângulos das articulações no momento da execução da habilidade ? Fundamentos de Biomecânica para Educação Física

7 Cinemática Fundamentos de Biomecânica para Educação Física

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15 Quais movimentos estão sendo realizados?
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16 Planos e Eixos Método universal usado para descrever os movimentos humanos em três dimensões baseia-se em um sistema de PLANOS e EIXOS. O movimento é dito como ocorrendo em um plano específico se estiver ao longo desse plano ou paralelo a ele. Três planos imaginários são posicionados pelo corpo em ângulos retos de modo que façam intersecção no centro de massa do corpo. O movimento em um plano sempre ocorre sobre um eixo que corre perpendicular ao plano. Fundamentos de Biomecânica para Educação Física

17 PLANOS Plano Sagital: Este plano bissecciona o corpo nas metades direita e esquerda Plano Frontal: Conhecido também como coronário, bissecciona o corpo nas metades da frente e de trás. Plano Transverso: Conhecido também como Horizontal, bissecciona o corpo nas partes superior e inferior Fundamentos de Biomecânica para Educação Física

18 EIXOS Eixo “Z” ou Médiolateral:
Eixo que passa do lado direito para o lado esquerdo Eixo “X” ou Sagital: Eixo que corre ântero-posterior ao corpo Eixo “Y” ou Longitudinal: Eixo que corta o corpo no sentido encéfalo-caudal Fundamentos de Biomecânica para Educação Física

19 PLANOS e EIXOS Plano Sagital e Eixo “Z” ou Médiolateral
Plano Frontal e Eixo “X” ou Sagital Plano Transverso e Eixo “Y” ou Longitudinal Fundamentos de Biomecânica para Educação Física

20 Movimentos no Plano Sagital:
Os movimentos podem ocorrer sobre (ao redor) ou ao longo de um eixo. A maioria dos movimentos humanos ocorrem em dois ou mais planos nas várias articulações Movimentos no Plano Sagital: São tipicamente movimentos que ocorrem ao redor do eixo Z. São flexões e extensões Fundamentos de Biomecânica para Educação Física

21 Movimentos no Plano Frontal:
São tipicamente movimentos adução, abdução, inversão e eversão do pé, flexão lateral da cabeça e do tronco. Ocorre ao redor do eixo X. Movimentos no Plano Longitudinal: São tipicamente movimentos rotação de cabeça, quadril e tronco. Ocorre ao redor do eixo Y. Fundamentos de Biomecânica para Educação Física

22 Alavancas Conceito: É uma máquina simples que consiste em uma barra relativamente rígida que pode ser rodada em torno de um eixo. No corpo humano é representada pelo osso. A força aplicada na alavanca movimenta uma resistência. Constituída por três partes básicas: Ponto de apoio, Resistência e Potência Fundamentos de Biomecânica para Educação Física

23 Ponto de Apoio (PA) Ponto de apoio ou eixo ao redor do qual uma alavanca pode ser rodada. No corpo humano é representado pela articulação. É o ponto onde se apoia a alavanca para realizar um trabalho. Fundamentos de Biomecânica para Educação Física

24 Potência (P) É a força que aplicamos à alavanca, para mover ou equilibrar os sistemas. No corpo humano é representada quase sempre pela ação dos músculos. Pode ser chamada também de força motriz. Fundamentos de Biomecânica para Educação Física

25 Resistência (R) Peso de uma carga, quase sempre representado pelo peso do segmento ou carga externa. È a força que deve ser vencida. O próprio segmento corporal representa uma resistência natural à alavanca. Fundamentos de Biomecânica para Educação Física

26 Braço de Potência (BP) Distância perpendicular da aplicação da força ao eixo de rotação. Ou seja, é a distancia entre o Ponto de Apoio até o local de aplicação da força. Por isso, pode ser chamado também de Braço de Força (BF). Fundamentos de Biomecânica para Educação Física

27 Braço de Resistência (BR)
Distância perpendicular da aplicação da resistência ao eixo de rotação. É a distância que vai do ponto de Apoio até o ponto de aplicação da resistência Fundamentos de Biomecânica para Educação Física

28 Vantagem Mecânica: Eficiência de uma alavanca para mover uma resistência; VM=BF/BR VM=1(velocidade e força); VM>1(BF>BR); VM<1(BF<BR). Fundamentos de Biomecânica para Educação Física

29 Sistema de Alavancas Primeira classe
Eixo está localizado entre a força e a resistência (INTERFIXA); Podem ser utilizadas para ganhar força ou distância, frequentemente é utilizada para manutenção da postura ou equilíbrio Se E mais próximo da R: BF mais longo; Se E mais próximo da F: BR mais longo; Se BF=BR, VM=1. Fundamentos de Biomecânica para Educação Física

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31 Sistema de Alavancas Segunda classe
Resistência está localizada entre o eixo e a força (INTERRESISTENTE); Quanto maior o BF, mais fácil será mover um objeto; Quanto maior o BR, mais difícil será mover um objeto; BF>BR,VM>1; Fundamentos de Biomecânica para Educação Física

32 Vantagem de força, de modo que grandes pesos podem ser suportados ou movidos por uma pequena força
Fundamentos de Biomecânica para Educação Física

33 Sistema de Alavancas Terceira classe
Força está localizada entre o eixo e a resistência (INTERPOTENTE); Quanto maior o BF, mais fácil será mover um objeto; Mais comum no corpo humano; BR>BF,VM<1. Fundamentos de Biomecânica para Educação Física

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35 Resumindo... Fundamentos de Biomecânica para Educação Física

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38 Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
Marcha Conceitos Processo de caminhada; Comprimento do passo: Distância entre os contatos dos calcanhares de ambos os pés no solo; Comprimento da passada(ciclo da marcha): Atividade entre momento em que um pé toca o solo e o momento em que esse mesmo pé toca o solo novamente. Fundamentos de Biomecânica para Educação Física

39 Fundamentos de Biomecânica para Educação Física
Marcha Cadência: Velocidade da caminhada; Fase de apoio(60%): Presença de contato do pé com o solo; Fase de balanço(40%): Ausência de contato do pé com o solo. Fundamentos de Biomecânica para Educação Física

40 Fases Aceitação do peso; Apoio com um membro inferior;
Avanço do membro inferior Fundamentos de Biomecânica para Educação Física

41 Períodos de apoio: Duplo Simples
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42 Etapas das Fases Apoio: Toque do calcanhar (contato inicial);
Apoio completo do pé (resposta à carga); Apoio médio Saída do calcanhar(apoio terminal); Saída dos dedos (impulsão Fundamentos de Biomecânica para Educação Física

43 Etapas das Fases Balanço: Aceleração(balanço inicial); Balanço médio
Desaceleração(balanço terminal) Fundamentos de Biomecânica para Educação Física

44 Outros Determinantes da Marcha
Deslocamento vertical; Largura da base da marcha; Inclinação lateral da pelve Fundamentos de Biomecânica para Educação Física

45 Obrigada Fundamentos de Biomecânica para Educação Física


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