A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES FASE REFLEXIVA (0 a 3m) FASE RUDIMENTAR (até 2 anos) FASE FUNDAMENTAL (até 7 anos) FASE ESPECIALIZADA (até 14.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES FASE REFLEXIVA (0 a 3m) FASE RUDIMENTAR (até 2 anos) FASE FUNDAMENTAL (até 7 anos) FASE ESPECIALIZADA (até 14."— Transcrição da apresentação:

1 FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES FASE REFLEXIVA (0 a 3m) FASE RUDIMENTAR (até 2 anos) FASE FUNDAMENTAL (até 7 anos) FASE ESPECIALIZADA (até 14 anos) AULA 7

2 HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS Movimentos Fundamentais de Estabilização ou de Equilíbrio. (Rolamento, Apoio em um Pé e Apoio Invertido). Movimentos Fundamentais de Locomoção. (Andar, Correr, Salto Vertical e Salto Horizontal). Movimentos Fundamentais de Manipulação. (Arremesso por Cima, Receber, Chute, Quicar)

3 MATURAÇÃO E EXPERIÊNCIA Estágios: Inicial (2 a 3 anos) Elementar (4 a 5 anos) Maduro (6 a 7 anos) Diferenças: Entre crianças Entre padrões Dentro dos padrões O desenvolvimento das habilidades motoras está relacionado a idade, mas não depende dela, que por sua vês são constituídas de estágios identificáveis de aquisição de habilidades motoras.

4 MOVIMENTOS DE ESTABILILIZAÇÃO (EQUILÍBRIO) Pelegrine (1997) focalizou a execução do rolamento para a frente levando em consideração as restrições ambientais (tatame e colchão) e internas impostas pelo crescimento e desenvolvimento.

5 EQUILÍBRIO EM UM PÉ Estádio Inicial: Eleva a perna que não está em apoio diversas vezes pouco a pouco de modo a que a coxa esteja quase paralela com a superfície de contacto; Braços em constante movimento; Perna inconsistente de preferência; Equilíbrios com a parte fora do apoio; Apenas momentâneo o equilíbrio com um só apoio; Olhos dirigidos para os pés. Estádio Elementar: Não consegue equilibrar-se com os olhos fechados; Uso dos braços para o equilíbrio, mas pode “juntar” um braço ao lado do corpo; Executa melhor com a perna dominante numa posição livre, dobrando o joelho. Estádio Maturo: Consegue equilibrar-se com os olhos fechados; Uso dos braços e tronco para manter o equilíbrio; Foca um objeto enquanto se equilibra; Mudanças da perna de apoio sem perda de equilíbrio.

6 Estádio Inicial: Incapaz de ficar na posição invertida com os três apoios por um segundo ou mais; Sensação sinestésica fraca para com as partes de corpo não vistas; Pouco controle coordenado dos movimentos. Estádio Elementar: Consegue manter a posição de três apoios triangulares em contato com a superfície; Capaz de manter o equilíbrio por dois ou três segundos, com adição freqüente do 4º ponto de equilíbrio; Melhora gradual em controlar as partes do corpo despercebidas. Estádio Maturo: Bom controlo da cabeça e pescoço; Boa percepção sinestésica das partes do corpo não vistas; Apresenta um bom controlo do corpo; Mantêm uma posição invertida com três ou dois apoios em equilíbrio durante mais três de segundos; Sai da postura estática em controle. APOIO INVERTIDO

7 ROLAMENTO PARA FRENTE Estádio Inicial: A cabeça tem contato com o solo; O corpo está pouco enrolado; Não consegue começar para trás ou lateralmente; Termina em posição de L após o rolamento à frente. Estádio Elementar: Após o rolamento à frente, as ações parecem segmentadas; A cabeça ainda toca na superfície; Não há uma curvatura na conclusão do rolamento terminando ainda numa posição de L; Os Braços e mãos ajudam um pouco na ação do rolamento, fornecendo um pequeno empurrão; Consegue apenas executar um rolamento de cada vez; Estádio Maturo: A cabeça dirige a ação; A cabeça toca muito pouco a superfície; Os braços ajudam na produção da força; A criança retorna momentaneamente à posição inicial; Pode executar rolamentos consecutivos em controle das ações.

8 Aplicação As habilidades de estabilização formam a base para desenvolvimento posterior de outras habilidades. Por quê? Quais as características marcantes de cada estágio das habilidades?


Carregar ppt "FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES FASE REFLEXIVA (0 a 3m) FASE RUDIMENTAR (até 2 anos) FASE FUNDAMENTAL (até 7 anos) FASE ESPECIALIZADA (até 14."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google