A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Raça e imigração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Raça e imigração."— Transcrição da apresentação:

1 Raça e imigração

2 Origens das teorias raciológicas

3 Variedade genética além da raça

4 Raça enquanto conceito sociológico

5 Hierarquização de elementos fenótipos

6 racialização

7 etnicidade

8 Irish-americans

9 Curdos – grupo étnico sem nação

10 Minorias étnicas

11

12 preconceito

13 discriminação

14 racismo O racismo é a formação de uma hierarquia social a partir de categorias raciais. o racismo é uma crença na existência das raças naturalmente hierarquizadas pela relação intrínseca entre o físico e o moral, o físico e o intelecto, o físico e o cultural. O racista cria a raça no sentido sociológico, ou seja, a raça no imaginário do racista não é exclusivamente um grupo definido pelos traços físicos. A raça na cabeça dele é um grupo social com traços culturais, lingüísticos, religiosos, etc. que ele considera naturalmente inferiores ao grupo a qual ele pertence. De outro modo, o racismo é essa tendência que consiste em considerar que as características intelectuais e morais de um dado grupo, são conseqüências diretas de suas características físicas ou biológicas.

15 Racismo institucional

16 Teorias psicológicas

17 Hierarquia e afeto

18 Novo racismo Com o fim do discurso de inferioridade biológica de alguns grupos humanos, ganhou terreno a ideia de racismo cultural. Os grupos foram hierarquizados culturalmente e os inferiores são aqueles de assimilarem uma “cultura padrão” Nos Estados Unidos, os negros são tratados como um grupo incapaz de assimilar os valores da sociedade norte-americana, aprisionadas em uma cultura do “gueto” Na Inglaterra, os paquistaneses, da mesma forma, são tratados como uma minoria que não compreende os códigos culturais que orientam os cidadãos ingleses.

19 Brasil: o fim da democracia racial?
A ideia de Democracia Racial se constituiu enquanto discurso da identidade nacional brasileira em meados do século XX. Casa Grande & Senzala, obra de Gilberto Freyre, desafiou as ideias raciais no Brasil e possibilitou a celebração de nação formada por “três raças”. Entretanto a Democracia Racial que marcou o imaginário nacional dos brasileiros não propiciou a ascensão da população durante picos de crescimento da economia brasileira. Há, portanto, uma contradição entre democracia racial e realidade social, denunciada pelo movimento negro brasileiro. Com as ações afirmativas o debate sobre raça ganha uma outra dimensão.

20 Eua: era pós-racial? Depois da era dos direitos civis, com aprovação de leis que garantiram o direito de voto e o fim da segregação, a sociedade norte-americana passou a gestar a ideia de fim do problema racial. Entretanto, autores como Michelle Alexander e Angela Davis, demonstraram uma reestruturação da hierarquia racial impulsionada por processos como o encarceramento em massa. Atualmente, o Black Lives matter questiona a era Pós-racial reforçada com a eleição de Obama em 2008.

21

22 branquitude A branquitude é um lugar de privilégios simbólicos, subjetivos, objetivo, isto é, materiais palpáveis que colaboram para construção social e reprodução do preconceito racial, discriminação racial “injusta” e racismo. Uma pesquisadora proeminente desse tema Ruth Frankenberg define: a branquitude como um lugar estrutural de onde o sujeito branco vê os outros, e a si mesmo, uma posição de poder, um lugar confortável do qual se pode atribuir ao outro aquilo que não se atribui a si mesmo

23 Modelos de integração étnica (assimilação)

24 Melting pot

25 Pluralismo cultural (multicultural)

26 Genocídios

27 Modelo clássico

28 Modelo colonial

29 Impacto da imigração

30 diásporas

31 Atração de trabalhadores

32 rascismo

33 Xeno-racismo O xeno-racismo se manifesta a partir do momento em que estrangeiros são definidos a partir de marcadores físicos, que não são necessariamente reais. Ou seja grupos estrangeiros passam se transformam em uma minoria racial As extrema-direitas passam a exigir uma lealdade nacional e exigir a expulsão dos imigrantes


Carregar ppt "Raça e imigração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google