A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Projeto Ético Político na trajetória e prática profissional do Serviço Social Reginaldo Dias dos Santos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Projeto Ético Político na trajetória e prática profissional do Serviço Social Reginaldo Dias dos Santos."— Transcrição da apresentação:

1 O Projeto Ético Político na trajetória e prática profissional do Serviço Social Reginaldo Dias dos Santos

2 GÊNESES DA PROFISSÃO Ética tradicional – anos 1930 à 1970:  (Neo)tomismo: Universalização e naturalização dos valores;  O trabalho apostólico dos leigos fiéis, as “damas de caridades”, trazendo a CARIDADE para o centro da ação.

3 GÊNESES DA PROFISSÃO O serviço social como profissão instituída no Brasil pela ação Católica, traz em seu primeiro código de ética profissional, aprovado em Assembleia Geral da Associação Brasileira de Assistentes Sociais (ABAS), em 29 de setembro de 1947, fortes conceitos morais ligados aos dogmas da Igreja Católica. O código de 1965 apesar de preservar o elemento religioso do anterior, somará a este a influência norte-americana - o funcionalismo. O Código de 1975 não retratará o desdobramento daquilo que se iniciou no Movimento de Reconceituação.

4 GÊNESES DA PROFISSÃO O Código de 1986 será percebido como a expressão de conquistas e ganhos profissionais através da negação da base filosófica tradicional, nitidamente conservadora e da "ética da neutralidade", além da substituição do profissional subalterno e apenas executivo por um profissional competente teórico, técnica e politicamente. Código de 1993 é visto como a preservação dessas conquistas políticas, houve a necessidade de criação de novos valores éticos, fundamentados na definição mais abrangente, de compromisso com os usuários, com base na liberdade, democracia, cidadania, justiça e igualdade social.

5 O que é o Projeto Ético Político? É um projeto profissional que foi constituído no contexto histórico na transição dos anos 1970 a 1980. É um projeto de transformação da sociedade brasileira, recusando o conservadorismo profissional presente no serviço social brasileiro. Aproximação da Teoria Social Crítica.

6 Foi no Congresso da Virada em 1979 que teve uma suma importância para o Serviço Social e também um item de grande valor para o Projeto Ético Político Profissional. No final da década de 1970 e início de 1980 (Cursos de pós- graduação, Mestrado e Doutorado), impulsionando a massa crítica do Serviço Social; A reforma curricular de 1982, fortemente estimulada pela ABESS.

7 O seu amadurecimento foi na década de 1990, período em profundas transformações societárias afetam a produção, a economia, a política, o Estado a cultura, o trabalho, marcadas pelo modelo de acumulação flexível e pelo Neoliberalismo.

8 Fundamentos do PEP.  Consciência do caráter político da profissão/negação da neutralidade;  Posicionamento em fazer da uma outra ordem societária; Defesa da Liberdade, Justiça Social, Democracia, Cidadania e Pluralismo.

9  Consciência do caráter político da profissão/negação da neutralidade;  Posicionamento em fazer da uma outra ordem societária; Defesa da Liberdade, Justiça Social, Democracia, Cidadania e Pluralismo. liberdade como valor central. A dimensão política (equidade e justiça social).

10 A estrutura básica do novo projeto profissional. Este projeto societário propõe a construção de uma nova ordem social, sem exploração/dominação de classe, etnia e gênero. A partir destas opções que o fundamentam, tal projeto afirma a defesa intransigente dos direitos humanos e o repúdio do arbítrio e dos preconceitos, contemplando positivamente o pluralismo, tanto na sociedade como no exercício profissional.

11 As grandes conquistas da década de 1990. Código de Ética Profissional do Assistente Social; A lei de Regulamenta a Profissão; Projeto Ético Político. Novas diretrizes curriculares para o Curso de Serviço Social.

12 ALGUNS DESAFIOS: Construir coletivamente estratégias para que fundamentos que orientam a Projeto ético-político sejam apreendidos pelo conjunto da categoria profissional; Manter e aprofundar a direção hegemônica do Projeto ético-político; Garantir a interlocução com os movimentos sociais de luta em defesa da classe trabalhadora

13 OBRIGADO! Reginaldo Dias dos Santos Assistente Social - CRESS/BA 016317 Mestrando em Planejamento Territorial Secretário Executivo - CODETER Portal do Sertão Presidente da Cáritas Arquidiocesana. Tel: 75992607191 (whats)


Carregar ppt "O Projeto Ético Político na trajetória e prática profissional do Serviço Social Reginaldo Dias dos Santos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google