A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RACISMO Trabalho realizado por : Vera Costa Nº 15.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RACISMO Trabalho realizado por : Vera Costa Nº 15."— Transcrição da apresentação:

1 RACISMO Trabalho realizado por : Vera Costa Nº 15

2 RASCISMO EM PORTUGAL E DISCRIMINAÇÃO Em Portugal tal como por todo o mundo assistimos a comportamentos e atitudes de racismo e de discriminação social. O racismo por todo o mundo, remonta desde muito cedo, como toda a gente sabe, Portugal é um país de emigrantes, que teve de recorrer a outros países do mundo para ganhar a vida e para sobreviver. Uma grande parte da população associa os povos de raça negra como sendo criminosos, sem vontade de trabalhar ou seja, uma camada nefasta para a população Portuguesa

3 O Racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância á noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas ás outras.

4 O Racismo reveste-se de várias formas nos diversos países, cultura e outros factores sociais. A diferença de cor entre as pessoas tem uma explicação científica para a qual o homem não contribui minimamente, a maior ou menor concentração de melanina da pele, que torna a pele da pessoa mais ó menos escura.

5 A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade. Os racistas definem uma raça como sendo um grupo de pessoas que têm a mesma ascendência. Diferenciam as raças com base em características físicas como a cor de pele e o aspecto do cabelo. Investigações recentes provam que a raça é um conceito inventado. A noção de raça não possui qualquer fundamento biológico. A palavra racismo é igualmente usada para descrever um comportamento abusivo ou agressivo para com os membros de uma raça inferior. O racismo reveste-se de várias formas nos diversos países, consoante a sua história, cultura e outros factores sociais. Uma forma relativamente recente de racismo, por vezes denominada diferenciação étnica ou cultural, defende que todas as raças e culturas são iguais, mas não se deviam misturar, de maneira a conservar a sua originalidade. Não há nenhuma prova científica da existência de raças diferentes. A biologia só identificou uma raça: a raça humana. A importância que o homem dá à cor da pele do seu semelhante, é deveras preocupante. Na realidade, em muitos casos a diferença da cor da pele é uma barreira muito mais determinante para a comunicação entre as pessoas do que a própria diferença linguística, isto pode ser considerado um fenómeno anti-natura, uma vez que não vemos na natureza os animais minimamente preocupados com as diferenças de pelagem ou penas. A diferença de cor entre as pessoas tem uma explicação científica para a qual o homem não contribui minimamente: a maior ou menor concentração de melanina da pele, que torna a pele da pessoa mais o menos escura.

6 O Racismo não existe só entre a raça negra e a raça branca!!!!!!

7 Felizmente, temos assistido por parte das camadas jovens a uma alteração de mentalidades que passa pela aceitação de diferentes raças, culturas, religiões e hábitos.

8 O racismo, discriminação de povos ou pessoas com base no preconceito da sua inferioridade, tem sido, ao longo dos séculos, parte integrante das mais diversas ideologias e formas de organização social. Ainda hoje, os preconceitos de raça, se bem que não marquem a estrutura da maior parte das sociedades, manifestam-se de formas variadas em muitas partes do globo. O racismo tem sido justificado de muitas maneiras: na maior parte das vezes, pela ideia de que certos povos são intelectualmente inferiores ou bárbaros porque apresentam costumes diferentes, seguem outras religiões, etc, ou com base em nacionalismos que vêem na sujeição ou rejeição do outro xenofobia a defesa do seu próprio modo de vida.

9 F AZ PARAR O RACISMO !

10 DIGA NÃO AO RACISMO !


Carregar ppt "RACISMO Trabalho realizado por : Vera Costa Nº 15."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google