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Zaida Azeredo Lisboa 2/3/4 Julho

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Apresentação em tema: "Zaida Azeredo Lisboa 2/3/4 Julho"— Transcrição da apresentação:

1 Zaida Azeredo Lisboa 2/3/4 Julho
Intervenção Comunitária ao longo da vida: investigação e educação, em complementaridade Zaida Azeredo Lisboa 2/3/4 Julho

2 Comunidade Representa uma entidade social de identidade e interconhecimento, onde os atores sociais são vistos no seu todo, onde se fundem as vontades e se entrelaçam as relações sociais primárias face a face, relações estas perpassadas de laços personalizados de intimidade e emoção, bem como de regras adstritas de coerção e controlo sociais.

3 Comunidade Com o envelhecimento demográfico, a mobilidade populacional e a urbanização dos espaços, as comunidades passam a ser constituídas por um conjunto de indivíduos cada vez mais heterogéneo (nas suas quatro dimensões: biológica, psicológica, social e/ou espiritual) constituindo-se em unidades bastante complexas

4 Comunidade e Complexidade
A sua complexidade torna-se tão grande que o Homem ( e muito menos uma disciplina) , não consegue medir todo o emaranhado de acções, interacções e retroacções que se vão tecendo numa comunidade e que têm repercussões na saúde do indivíduo e da colectividade Causas e efeitos sucedem-se em espiral cada vez mais alargada obrigando a uma intervenção comunitária em que a investigação se torna essencial, em simultâneo com uma educação ao longo da vida

5 Intervenção comunitária
Acções planeadas que visem promover a saúde e o bem-estar de uma comunidade, e reduzir danos causados por uma desorganização social e/ou individual

6 População População Indivíduo Instituições Indivíduo Instituições
Importância da investigação –acção enquanto processo partilhado de construção e análise da realidade e do conhecimento Indivíduo População Instituições

7 Intervenção comunitária
A participação activa dos membros da comunidade é essencial à rentabilização dos recursos comunitários/ familiares para produzir mudanças e influenciar a inclusão e/ou a não exclusão

8 Educação Educação ao longo da vida Educação formal antiga
Modelo de Educação participativa Modelo de Educação “autoritária” Ensino Aprendizagem

9 Intervenção comunitária (modelo)
Tem que ser um modelo de intervenção que tendo por objectivo o desenvolvimento da comunidade, se orienta para a prevenção de incapacidades precoces, para a promoção da saúde e da cidadania e para o apoio e prestação de cuidados a nível local protagonizados essencialmente por actores na comunidade que identificam as necessidades e prioridades desta ( actores permanentes)

10 Intervenção comunitária
É um modelo que : Fomenta responsabilidades e competências Assenta nas necessidades sentidas e não sentidas Procura a antecipação por evidência Tem que assentar na interdisciplinaridade/ transdisciplinaridade e no trabalho interprofissional  trabalho em equipe e parcerias comunitárias

11 Comunidade/ família As parcerias comunitárias, ao mobilizarem sectores diversificados da comunidade, e ao permitirem trocas de conhecimento e experiências, são um veiculo privilegiado para a construção e implementação de intervenções preventivas e promocionais Permitem, ainda, fomentar a articulação e combinação de práticas e/ ou serviços rentabilizando recursos

12 Saúde na Comunidade Saúde Doença Tratamento Indivíduo e do Colectivo
Promoção da saúde Prevenção da doença Tratamento Saúde Doença Indivíduo e do Colectivo Profissionais

13 A intervenção Comunitária
Tem por objetivo atingir benefícios que contribuam para o bem-estar do maior número possível de pessoas Tem por base ações que visem o coletivo Desloca-se do problema para a solução Parte do diagnóstico ( situação, causas e consequências) para ações preventivas, terapêuticas e de reabilitação Investigação Acção

14 Investigação -Acção Constitui uma forma de questionamento reflexivo e colectivo de situações sociais, realizada pelos participantes, com vista a melhorar a racionalidade e a justiça das suas próprias práticas sociais ou educacionais bem como a compreensão dessas práticas e as situações nas quais aquelas práticas são desenvolvidas Kemmis e McTaggart, (1988) referido por Matos (2004)

15 Investigação -Acção A investigação habitual pretende dar respostas a problemas e interrogações que vão surgindo na vida de uma sociedade A Investigação –acção – é um proceso de investigação interactivo , em espiral, e focado num problema  excelente para orientar práticas educativas

16 Investigação -Acção É uma metodologia dinâmica que:
Se desenvolve de forma cíclica e em espiral Proporciona uma ampla participação, geradora de responsabilidade e envolvimento Produz mudanças mais duradouras e inesperadas ( baseia-se na aprendizagem) Pode conduzir a processos inovadores Assenta frequentemente na transdisciplinaridade

17 Conclusões A intervenção comunitária é uma acção multidisciplinar e transdisciplinar que visa simultaneamente o empoderamento individual e das populações e o consequente desenvolvimento de uma comunidade/região Tem por objectivo promover a saúde individual e colectiva e, a cidadania A sua prática assenta em investigações que conduzam a uma aprendizagem ao longo da vida

18 Conclusões De entre diversas metodologias de investigação a Intervenção Comunitária privilegia a Investigação-acção por ser facilitadora de uma aprendizagem, precursora de um empoderamento da população e de uma sociedade do conhecimento È também um processo partilhado de construção e análise da realidade e do conhecimento que permite conhecer melhor necessidades

19 Formação Investigação Prática Observação Reflexão Reformulação

20 Educação - Desenvolvimento
Segundo a UNESCO os quatro pilares educativos para o seculo XXI são: Aprender a ser : Competência pessoal ( auto-conhecimento, identidade, Base de um projecto de vida) Aprender a viver em conjunto :Competência social ( desenvolvimento de atitudes, valores fundamentais para o relacionamento com os outros e o meio ambiente-cidadania)

21 Educação - Desenvolvimento
Aprender a fazer: competência produtiva ( capacidade de criar e desenvolver transformações: agente de mudança) Aprender a conhecer: competência cognitiva (aprender a aprender, aprender a ensinar, e aprender a conhecer, estimulando a curiosidade científica) A educação é o processo que permite transformar o potencial individual e colectivo em competências

22 Intervenção comunitária
Aprende-se com os outros, mas também se ensina aos outros, devendo haver partilha e constructos interpessoais através de interacções sociais

23 Obrigado


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