Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMatheus Henrique Oliveira Azevedo Alterado mais de 7 anos atrás
1
Elementos da Linguagem Visual
PONTO LINHA PLANO VOLUME TEXTURA On White II Wassily Kandinsky Elementos da Linguagem Visual
2
O que é Linguagem Visual?
Para que possamos apreciar um bom livro, é preciso que saibamos ler as palavras e compreender seus significados. As imagens também possuem seu vocabulário; toda imagem é construída para que alguém possa lê-la. Isto é o que chamamos de comunicação visual. A linguagem visual é composta por elementos gráficos diversos. Veremos nessa apresentação os seguintes: ponto, linha, plano, volume, textura. É importante observar que uma imagem é um conjunto desses elementos visuais que formam uma unidade. Nós o estudamos separadamente para que possamos compreender o todo.
3
PONTO: Unidade de comunicação mais simples. Quando visto, pode dirigir nosso olhar; e, colocado um próximo ao outro, pode dar a ilusão de superfície ou de tonalidade. O ponto tem grande poder de atração sobre o olho humano, sendo ele natural - como um pingo d’água sobre uma superfície - ou tendo sido colocado pelo homem para algum fim. Não é por coincidência que o ponto confere o final de cada frase.
4
Nenhum outro artista estudou e se apropriou tanto do ponto quanto Georges Seurat ( ), pintor neo- impressionista do final do século 19. Seurat fazia parte do movimento denominado Pontilhismo, também chamado de Divisionismo. O Pontilhismo consistia em aplicar pontos de várias cores puras no quadro, para criar a ilusão de profundidade em uma pintura. O Pontilhismo é um desenvolvimento das conquistas na pintura do Movimento anterior, o Impressionismo. Detalhe da pintura Circus Sideshow – Seurat
5
Uma Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte – 1884/86 – Georges Seurat O quadro possui dimensões aproximadas de 2 por 3 metros. Para compor a obra, o artista utilizou a técnica do Pontilhismo.
6
Ampliando o quadro, é possível observar os pontos coloridos colocados pelo pintor para criar o quadro.
7
LINHA Elemento essencial do desenho, a linha é um conjunto de pontos que estão muito próximos, sendo impossível identificá-los independentes. Podemos dizer também que a linha é um ponto em movimento. A linha pode adotar formas muito distintas para expressar intenções diferentes.
8
Xilogravura de Katsushika Hokusai (1760-1849)
Xilogravura de Katsushika Hokusai ( ) Do Oriente ao Ocidente e em qualquer época da história da humanidade, a linha sempre está presente em desenhos, pinturas e gravuras. Elemento formal da arte que delimita, indica e dá movimento às imagens.
9
Dos complexos desenhos científicos de Leonardo da Vinci aos desenhos infantis, a linha cumpre a função essencial. A linha é um elemento gráfico de desenho muito importante; com ela definem-se as formas e podemos exprimir a nossa imaginação e criatividade. Movements_made_by_the_Biceps.jpg
10
PLANO: Conhecido também como forma, é constituído pela união de várias linhas dispostas, de forma a contornarem um espaço vazio, como se vê na figura abaixo. A forma delimita e separa um espaço, então interno, de um espaço externo, infinito. Podemos dizer que o plano é a trajetória de uma linha em movimento.
11
São os planos que constroem as dimensões, sejam elas tridimensionais ou bidimensionais.
Na obra “Casa de Escadas “, do holandês de M.C. Escher, observe como o artista cria diversos planos, em sua obra, que chegam mesmo a confundir o espectador.
12
Fotografia de Marc Ferrez: O Corcovado, século 19
Os fotógrafos, para construírem suas imagens, precisam conhecer muito bem esse elemento visual para realizar um enquadramento com qualidade.
13
VOLUME: Volume é o que está contido dentro de uma forma tridimensional. É uma noção de perspectiva, que pode ser natural ou criada através do desenho, da pintura ou de uma plataforma digital.
14
A obra “David e Golias”, do pintor italiano do período Barroco, Caravaggio ( ), mostra bem como é importante a utilização do volume para criar a ilusão de perspectiva em um superfície bidimensional.
15
Nessa fotografia, o volume está expressando algo real, algo que existe no mundo físico.
16
TEXTURA: É o aspecto de uma superfície, que pode ser natural ou artificial. A textura é, por isso, uma sensação visual ou tátil. Ou seja, através da visão ou do tacto, percebemos se uma superfície é quente ou fria, áspera ou macia.
17
A textura está presente em todas os lugares, seja no reboco de uma parede caindo ou na mais fina seda.
18
A Morte, o Cavalheiro e o Diabo - 1513
A textura também pode ser obtida através da arte. Dessa forma, ela não é tátil, e sim apenas visual. Nessa gravura, Albrecht Dürer ( ), como pode se observar no detalhe abaixo, utiliza a hachura, uma técnica artística usada para criar efeitos de tons ou sombras a partir do desenho de linhas paralelas próximas. (Der_Reuther).jpg A Morte, o Cavalheiro e o Diabo
19
Anúncio da Coca-Cola de 1890
Faça um painel com colagens, usando recortes de revistas, abordando todos os elementos estudados nessa apresentação. A publicidade também utiliza esses mesmos elementos de forma a seduzir o espectador. Observe que cada imagem coletada deve dar ênfase a um elemento visual. Quantos elementos visuais você consegue identificar nessa propaganda da Coca-Cola? Anúncio da Coca-Cola de 1890
20
Clique no ícone abaixo e assista ao vídeo “Novo Telecurso - Artes Plásticas - Aula 02 (1 de 2)”:
O vídeo nos mostra que há uma diferença entre “ver” e “ler” uma obra de arte. Mostra que as imagens comunicam muita coisa e que é preciso apurar o olhar para que possamos entender tudo o que o autor quer nos dizer com sua obra. Uma pintura é muito mais do que uma superfície coberta de tintas: ela é um registro do mundo visual e possui muita informação. Reflita sobre os dois pontos centrais do vídeo: TEXTO VISUAL LINGUAGEM PLÁSTICA
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.