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PROFESSORA :Rosângela Alves

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Apresentação em tema: "PROFESSORA :Rosângela Alves"— Transcrição da apresentação:

1 PROFESSORA :Rosângela Alves
DESENHO PROFESSORA :Rosângela Alves

2 O QUE É DESENHO? DESENHO É fundamental estabelecer uma
MEMORIAL DA AMERICA LATINA DESENHO É fundamental estabelecer uma Alguns desenhistas define desenho como a interpretação de qualquer realidade, visual, emocional, intelectual, etc., através da representação gráfica. .

3 DESENHOS DIVERSOS

4 O desenho é um suporte artístico ligado à produção de obras bidimensionais e tridimenssionais .
É o processo pelo qual uma superfície( papel, madeira etc..) é marcada aplicando-se sobre ela a pressão de uma ferramenta que pode ser: um lápis, caneta ou pincel, O processo é simples , ao mover de várias maneiras a ferramenta surgem, no primeiro momento: Pontos,linhas e formas planas O resultado deste processo é uma imagem que pode também ser chamada de desenho, já que ó desenho ou imagem manifesta-se essencialmente como uma composição bidimensional formada por linhas, pontos e formas.

5 ELEMENTOS BÁSICOS NA COMPOSIÇÃO DE DESENHOS
Estudo das formas essenciais: ponto, linha, Qualquer ponto tem grande poder de atração visual sobre o olho, exista ele naturalmente ou tenha sido colocado pelo homem em resposta a um objetivo qualquer. Fazemos o reconhecimento de formas através de um agrupamento de pontos. Ex.: régua, jogo de ligar os pontos. PONTO

6 PERCEPÇÃO VISUAL E COMPARATIVO DO PONTO

7 A linha conforma,contorna e delimita objetos e coisas de modo geral.
LINHAS LINHAS Quando os pontos estão tão próximos entre si que se torna impossível identificá-los individualmente, aumenta a sensação de direção, e a cadeia de pontos se transforma em outro elemento visual distintivo: a linha. A linha conforma,contorna e delimita objetos e coisas de modo geral.

8 O NASCIMENTO DE UMA LINHA
O PERCURSO DE UM PONTO EM MOVIMENTO- A linha se origina, portanto das forças que deslocam o ponto no espaço, ela não tem começo e nem fim, qualquer uma de suas extremidades se direciona apara o infinito

9 TIPOS DE LINHAS linha quebrada linha reta Uma única força exterior, agindo sobre o ponto numa direção qualquer, dá origem á linha reta.Sua principal característica é uma direção inalterável rumo ao infinito. Duas forças exteriores, agindo alternadamente sobre um ponto, dão origem á linha quebrada. Há uma ruptura de direção, uma mudança de rumo, e suas principais características é a formação de ângulos.

10 origem á linha curva Duas forças exteriores, agindo simultaneamente sobre um ponto, dão origem á linha curva.Como nas linhas quebradas, nas curvas, há também uma ruptura de direção,quanto mais aumenta a pressão , maior será o seu desvio, provocando uma tendência de fechamento da linha sobre si mesma, que resulta no circulo.

11 Um desvio regular da direção da tensão do círculo cria uma espiral
Um desvio regular da direção da tensão do círculo cria uma espiral. Se na pintura ou nas artes gráficas o círculo pode ser considerado um plano, a espiral é vista apenas como uma linha. Concluímos que diferente do ponto, a linha terá sempre uma direção.O ponto tem uma única tensão e não tem direção, enquanto a linha possui sempre tensão e direção.

12 DESENHOS TIPOS

13 A representação do homem vitruviano, como imaginado por Leonardo da Vinci, é um dos desenhos mais conhecidos do mundo

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15 DESENHO DE OBSERVAÇÃO O desenho de observação é sobretudo um meio para se adquirir o domínio sobre os fundamentos do desenho (que não são regras), sobre a percepção visual e sobre o espaço no qual se desenvolve a obra de arte, seja ela bi ou tridimensional, e leva-nos a conhecer todos os elementos que compõem a linguagem gráfica. É um meio para que se conheça a linguagem da arte visual, através de uma investigação da realidade plástica à nossa volta.

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17 Esboço a mão livre O esboço a mão livre é o meio mais útil pra registrar o que você vê a sua frente. Para fazer um bom esboço, você deve compor seu desenho quase instintivamente sem perder tempo com a elaboração de medidas. Com que você aprendeu em proporção e em perspectiva seus olhos e mãos devem estar prontos para seguir as regra básicas de um desenho.

18 Esboço prático Há diversas maneiras de fazer um esboço, dependendo da atmosfera, forma e detalhes que você pretende transmitir. É bom conhecê-las para poder escolhes a técnica que lhe parece mais apropriada.

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21 PARTES DE UM ROSTO HUMANO
Atende – se ao conjunto central do rosto observado e perceba a relaçao entre nariz, olho e boca – seus tamanhos e a distancia entre eles. Com o lapis grafite bem apontado, risque o nariz sem fazer muita pressão sobre o papel pra não marcá-lo . Comece a criar as linhas em seu tamanho natural para tornar o trabalho mais realista. Trace as laterais do nariz e, para compor as narinas , faça dois semicírculos voltados para baixo. Para a ponta do nariz, faça um semi circulo voltado pra cima. Ela devera ser mais aberta ou mais fechada, dependendo do formato do nariz.

22 A largura da base do nariz corresponde a distancia do olho em relação a mesma base. Deixe a curva inferior do olho mais fina que a superior, levando em conta que a largura dos olhos será a mesma do nariz. Muitos possuem olhos mais fechados, outros mais abertos e outros, mais profundos e a curva superior indicara esta variação. A altura e o formato da sobrancelha também variam muito. A dica é manter o olhar atento para reproduzir o rosto da maneira mais fiel possível. O canal lacrimal dos olhos segue a direção da abas das narinas. Isso pode variar um pouco, para dentro ou para fora. Logo abaixo da linha superior do olho, faça um circulo para compor a Íris e um ponto escuro para a pupila.

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