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Projeto C - CheCar
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Introdução Trata-se de um aplicativo de reconhecimento de caracteres, e com o objetivo principal de capturar informações de placas e documentos como CPF e RG para facilitar a geração do contrato de aluguel no Sistema Operacional Android
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Introdução Funcionalidades Básicas Cadastros e listas Sistema mobile
Cadastrar e listar os clientes Cadastro e listar os veículos Banco de dados SGBD com as marcas, modelos e placas de veículos disponíveis para aluguel Sistema mobile Conexão com a internet Fácil acesso ao aplicativo Reconhecimento de caracteres. (Exemplo: CPF, RG, Placa do veículo...) OCR Integração da câmera do smartphone com o leitor de caracteres Sistema de verificação do veículo (Através da placa).
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Introdução Sistema web Locadora associada
Integração do sistema mobile com sistema web Conexão com a internet Acesso ao banco de dados Melhor visualização dos cadastros e das listagens Sistema de pagamento (Boleto, Paypal, Cartões...)
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Sumário Tutorial 1 – How To Setup The Environment
Tutorial 2 –Criando um novo projeto Android Tutorial 3 – Primeiros passos para criar sua aplicação Tutorial 4 – Ciclo de vida Tutorial 5 - SQLite
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Tutorial 1 – How To Setup The Environment
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Tutorial 1 – How To Setup The Environment
Instalação do kit de desenvolvimento java (JDK) Fazer download a partir do website da Oracle:
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Tutorial 1 – How To Setup The Environment
Instalação do kit de desenvolvimento java (JDK)
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Tutorial 1 – How To Setup The Environment
Instalação do kit de desenvolvimento java (JDK)
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Tutorial 1 – How To Setup The Environment
Instalação do Android Studio Fazer download a partir do website do Android Studio :
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Tutorial 1 – How To Setup The Environment
Instalação do Android Studio
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Tutorial 1 – How To Setup The Environment
Instalação do Android Studio
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Tutorial 1 – How To Setup The Environment
Instalação do Android Studio
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Tutorial 1 – How To Setup The Environment
Configuração e Interface do Android Studio
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Tutorial 1 – How To Setup The Environment
Configuração e Interface do Android Studio
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Tutorial 1 – How To Setup The Environment
Configuração e Interface do Android Studio
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Tutorial 2 –Criando um novo projeto Android
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Tutorial 2 –Criando um novo projeto Android
Ao abrir o Android Studio aparecerá essa janela, um novo projeto está pronto para ser criado. Start a new Android Studio Project
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Tutorial 2 –Criando um novo projeto Android
Clicando em Start a new Android Studio project, será exibido a janela de New Project.
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Tutorial 2 –Criando um novo projeto Android
Na opção “Application name”, o desenvolvedor irá completar com o nome da sua aplicação. Esse será o nome pela qual sua aplicação será referenciada e identificada dentro do Android Studio e que será usado quando for para o Google Play. “Package name” é usado para identificar unicamente a aplicação dentro do ecossistema Android. Next
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Tutorial 2 –Criando um novo projeto Android
A próxima tela é onde será escolhido o SDK, clicando da opção de “Help me choose” nos mostra a porcentagem de dispositivos Android no mercado. O SDK escolhido será o API8: Android 2.2(Froyo), assim a aplicação terminada estará apta a executar em um número maior de dispositivos Android. OK
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Tutorial 2 –Criando um novo projeto Android
O próximo passo é definir o tipo inicial da activity que será criada. Existe diferentes tipos de activity, para esse Tutorial, foi escolhido a opção “Blank Activity” Next
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Tutorial 2 –Criando um novo projeto Android
Deve-se nomear a activity, nesse exemplo usaremos o nome “activity_android_sample” e no campo Menu Resource Name nomearemos de “menu_android_sample” Finish
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Tutorial 2 –Criando um novo projeto Android
Nesse ponto, o Android Studio já criou o exemplo da aplicação e abriu o projeto principal. O novo projeto e arquivos associados são listados na aba “Project”, automaticamente, este painel já estará no modo Android, caso não esteja, clique no menu Android e troque para o modo Android.
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Tutorial 2 –Criando um novo projeto Android
Pode ser visto que na activity criada há a frase “Hello World” O design da interface para nossa “activity” é armazenado em um arquivo denominado “activity_android_sample.xml” que fica localizado sobre app -> res -> layout
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Tutorial 2 –Criando um novo projeto Android
Acima da representação do dispositivo Android, existe uma barra com algumas opções, uma delas especifica o layout do atual dispositivo, eeste caso, Nexus 4. Nessa opção, é mostrado vários outros dispositivos aptos a serem escolhidos.
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Tutorial 3 – Primeiros passos para criar sua aplicação
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Tutorial 3 – Primeiros passos para criar sua aplicação
Esse tutorial tem como objetivo montar um aplicativo simples que ilustre algumas ferramentas básicas da IDE. Para um melhor aprendizado, é aconselhável ter conhecimento básico de JAVA. Criação de um novo projeto, com o nome Soma.
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Tutorial 3 – Primeiros passos para criar sua aplicação
O AndroidManifest.xml é responsável por definir as características do projeto como permissões, versão, logo, nome e seus componentes. Ao longo dos estudos, você aprenderá várias configurações desse arquivo. Veja um exemplo do arquivo:
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Tutorial 3 – Primeiros passos para criar sua aplicação
Palette (Paleta): A Paleta contém os elementos necessários para configurar as suas interfaces gráficas. Esses elementos incluem, botões, caixas de texto, barras de progresso, campos de texto, entre outros. Desing View e XML Text: Caso você queira alterar entre Desing View que é a tela mostrada na imagem acima ou em XML Text que é uma opção caso você queria configurar manualmente a interface do seu aplicativo. Selected View Properties: Ao selecionar um widget, você pode configurar todas as suas propriedades utilizando desses campos, tais como nome, style. GUI Views Represented as Tree: Esse é uma área que contém as Views representadas através de uma árvore.
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Tutorial 3 – Primeiros passos para criar sua aplicação
No pacote java, automaticamente é criada uma classe com o nome da Activity e um arquivo .xml que representa o layout da tela. Por enquanto vamos trabalhar utilizando esse arquivo. <RelativeLayout xmlns:android=" xmlns:tools=" android:layout_width="match_parent" android:layout_height="match_parent" tools:context=".Soma"> <TextView android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="wrap_content" /> </RelativeLayout>
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Tutorial 3 – Primeiros passos para criar sua aplicação
O match_parent que informa ao componente/view para preencher automaticamente todo o conteúdo de seu layout pai, assim você pode esticar suas view tanto na horizontal quanto na vertical. O wrap_content por sua vez, informa ao componente/view que ele deve ocupar apenas o espaço necessário na tela, deixando assim a view de com uma forma mais natural.
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Tutorial 3 – Primeiros passos para criar sua aplicação
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Tutorial 3 – Primeiros passos para criar sua aplicação
protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) { super.onCreate(savedInstanceState); setContentView(R.layout.activity_soma); //Disparar tela } public void operar(View v){ EditText n1 = (EditText)findViewById(R.id.n1); int n1Num = Integer.parseInt(n1.getText().toString()); EditText n2 = (EditText)findViewById(R.id.n2); int n2Num = Integer.parseInt(n2.getText().toString()); long soma = n1Num + n2Num; Toast.makeText(this, "Resultado: "+ soma, Toast.LENGTH_LONG).show();
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Tutorial 4 – Ciclo de vida
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Tutorial 4 – Ciclo de vida
Implementação de retornos de chamada do ciclo de vida
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Tutorial 4 – Ciclo de vida
Todo o tempo de vida de uma atividade acontece entre a chamada de onCreate() e a chamada de onDestroy(). O tempo de vida visível de uma atividade acontece entre a chamada de onStart() e a chamada de onStop(). O tempo de vida em primeiro plano de uma atividade ocorre entre a chamada de onResume() e a chamada de onPause().
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Tutorial 4 – Ciclo de vida
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Tutorial 5 - SQLite O SQLite é um banco de dados relacional open-source e fornece suporte para comandos SQL. Classes para criação do banco SQLiteDatabase SQLiteOpenHelper
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Tutorial 5 - SQLite
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OCR A biblioteca que possui suporte ao android que utilizaremos, será o Tesseract. É um software livre. É distribuído sob a Licença Apache, Versão 2.0, e desenvolvimento foi patrocinado pelo Google desde 2006. Desenvolvido pela HP.
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