A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é Estratégia de Operações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é Estratégia de Operações"— Transcrição da apresentação:

1 O que é Estratégia de Operações
EAD 0763 Aula 1 Livro Texto – Cap.1 Profa. Adriana Marotti

2 Agenda 1 Programa, objetivos e métodos de aprendizado da disciplina 2
Estratégia de Operações

3 Fichamentos e provinhas 2 Provas (sendo uma unificada)
Método de avaliação Programa da Disciplina Estudos de casos O foco da disciplina é tratar as questões pertinentes ao conteúdo, formulação e implantação da Estratégia de Operações Fichamentos e provinhas 2 Provas (sendo uma unificada) Projeto da disciplina

4 Trabalhos, participação em aula e provinhas (online e presencial)
Avaliação 40% Trabalho Trabalho final da disciplina. Descrição do trabalho em breve será divulgada 20% Participação Trabalhos, participação em aula e provinhas (online e presencial) 40% Prova unificada Provas unificada

5 Apresentação dos casos
Método de ensino Estudos de casos Apresentação dos casos Aula expositiva Apresentação breve dos principais tópicos ou questões referentes ao conteúdo da disciplina Resolução de estudos de casos em grupo Os alunos deverão apresentar os resultados dos casos

6 Trabalho da disciplina
A equipe deverá funcionar como um time de empreendedores , construindo a estratégia para operacionalizar um negócio Estruturar um plano de negócios relacionados a uma inovação radical, empregando os conceitos e abordagens ministrados na disciplina Uma competição entre os grupos das duas salas. Os três melhores avançaram para a fase final, na qual uma banca da especialistas irá definir o melhor plano Este tipo de competição é comum nas melhores universidades do mundo.

7 Apresentação dos casos
Como funciona a aula 30 a 40 minutos são dedicados ao conteúdo da aula Aula expositiva Entre 30 e 40 minutos são dedicados à resolução do caso Estudos de casos Os últimos minutos são dedicados à apresentação dos casos Apresentação dos casos

8 PARCERIAS COM EMPRESAS
Estratégias Didáticas GAMES PBL TIMES DE INNOVAÇÃO FLIPPED CLASSROOM MENTORIA PARCERIAS COM EMPRESAS LIVE CASES OPEN CASES Fliped class (Cesar) Casos não estruturados (open cases) e casos vivos (live cases) – EXEMPLO? Games – EXEMPLO? PBL – times globais / inovação (sugar Project) Mentoria Service learning (projeto Cambridge) Parceria com empresas

9 MÉTODO DA DISCIPLINA Fonte: Fonte:

10

11 Estudar, estudar e estudar muito
Como as grandes escolas de negócio do mundo, a diferença está na dedicação aos estudos...

12 Referência bibliográfica principal do curso

13 Mas por que Estratégia de Operações é importante?

14

15

16

17 Que elementos ou aspectos um administrador precisa levar em conta ao?
Desenvolver inovações radicais ou a criar uma empresa de base tecnológica Implementar negócios globais Reestruturar a estratégia de operações de um negócio existente

18 http://www. estadao. com
Se o seu grupo fosse contratado para operacionalizar a visão de negócio da Uber e da Tesla, o que vocês fariam? Quais seriam as principais decisões estratégicas devem ser analisadas e tomadas? (exemplo: análise do posicionamento do negócio no mercado) O seu grupo acha essa visão de negócio arriscada. O que vocês fariam para lidar com os riscos?

19 Capítulo 1 – O que é Estratégia de Operações?

20 Estratégia de operações é uma das razões que explica o sucesso até surpreendemente duradouro.

21 Estratégia de Operações
Indo além do senso comum Estratégia de Negócio Estratégia de Operações Estratégia de Negócio Estratégia de Operações As operações permitem a efetiva implementação da estratégia de negócio

22 E por que as operações importam?
Mas o que é “operações”? E por que as operações importam?

23 Mas o que é “operações”? “Operações" é a atividade de gerenciamento de recursos e processos que produz e entrega mercadorias.

24 Operacional Operações Operações é a atividade de gerenciamento de recursos e processos que produz e entrega mercadorias. Detalhado Cotidiano Rotineiro

25 E por que as operações importam?

26 Filme – “The Big Bang Theory – The Worksong Nanocluster “
O que aconteceu de errado com a empresa de Penny? O que você sugeriria?

27 Redução de custo, aumento de receita e base para inovação futura
Mas o que é “operações”? Operações é a atividade de gerenciamento de recursos e processos que produz e entrega mercadorias. Cadeia de suprimentos Fluxo entre processos Fluxo entre recursos Redução de custo, aumento de receita e base para inovação futura

28 Abordagem tradicional de estratégia
E que é estratégia? Abordagem tradicional de estratégia Determinar os objetivos gerais Planejar o caminho Enfatizar os objetivos de longo prazo Não se deixar levar pelas questões da rotina Problemas: objetivos do negócio nem sempre são claros; mercados são instáveis; e decisões são menos formais

29 Conceito de estratégia
Origem etimológica que remete à arte de combater Estrategos General na língua grega Arte do general Estratégia é a adaptação prática dos meios postos à disposição do general para o alcance do objetivo em vista (Gen. Von Moltke) (BETHLEN, 1981) Estratégia representa uma adaptação entre um ambiente dinâmico e um sistema de operações estável (MINTZBERG, 1988)

30 Conceito de estratégia
Estratégia é o desenvolvimento de uma fórmula ampla para o modo como uma empresa irá competir, quais deveriam ser as suas metas e quais políticas necessárias para levar-se a cabo estas metas. É a criação de uma posição exclusiva e valiosa, envolvendo um conjunto de diferentes atividades. Ainda, estratégia é efetuar trade-offs ao competir e escolher o que não fazer. (PORTER, 1980; 1985)

31 Conceito de estratégia
Decisões estratégicas são aquelas que estabelecem objetivos globais que direcionam uma empresa para o seu objetivo global, planejam o caminho (meios) que alcançará esses objetivos, dão ênfase aos objetivos de longo prazo e lidam com o quadro geral (não com atividades individuais). (SLACK; LEWIS, 2009) Por onde devo seguir?

32 Os três níveis da estratégia empresarial
ESTRATÉGIA CORPORATIVA Definição da estratégia da corporação como um todo ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS Definição da estratégia para obter vantagem competitiva em cada negócio da corporação ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS Definição da estratégia das diversas áreas de uma organização.

33 Abordagem tradicional
Estratégia Abordagem tradicional Nos anos 80 e 90, os autores focaram em abordagens de negócio visando a obtenção de uma vantagem competitiva sustentável É possível alcançar e sutentar uma vantagem competitiva Michael Porter (planejamento estratégico) David Teece Ajuda a posicionar a firma no setor Mudar incrementalmente

34 Estratégia Visão mais atual A partir de meados da década de 90 até os dias de hoje, vários autores passaram a ressaltar a importância de se organizar para investir e desenvolver projetos de inovação mais radical. Indepedente do setor, toda vantagem competitiva é transitória Clayton Christensen Gina O’Connor Rita MacGrath O dilema do inovador Abordagem do DNA Vantagem competitiva transitória

35 Estratégia Corporativa Estratégias Funcionais
Os três níveis da estratégia empresarial (Nível 3 – Estratégias Funcionais) Estratégia Corporativa Visão, Missão, Atributos e Valores Stakeholders Estratégia de Negócio Estratégias Funcionais Marketing P&D Operações RH Finanças

36 O que é Estratégia de Operações?
Prof. Jaume Ribera O que é Estratégia de Operações? Estratégia de Operações Perspectiva Top -Down O que a empresa deseja que as operações façam Perspectiva Bottom-Up O que a experiência diária sugere que as operações devam fazer Perspectiva dos Recursos da Operação O que os recursos de operações podem fazer Perspectiva do Mercado O que o posicionamento do mercado requer Supply Chain ManagementChina Logistics Market

37 O que é Estratégia de Operações?
Prof. Jaume Ribera O que é Estratégia de Operações? Estratégia de Operações Perspectiva Top -Down O que a empresa deseja que as operações façam Perspectiva Bottom-Up O que a experiência diária sugere que as operações devam fazer Perspectiva dos Recursos da Operação O que os recursos de operações podem fazer Perspectiva do Mercado O que o posicionamento do mercado requer Estratégia corporativa - Qualidade Velocidade Confiabilidade Flexibilidade Custo Capacidade Redes de Suprimentos Tecnologia de Processo DNP e Organização Experiência Operacional Supply Chain ManagementChina Logistics Market

38 ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES
Processo de análise, formulação e implementação da estratégia empresarial ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES É o padrão geral das decisões que determina as competências a longo prazo e suas contribuições para a estratégia da organização, de qualquer tipo de operação, através da conciliação dos requisitos de mercado com os recursos de operações. (SLACK; LEWIS, 2009)

39 Estratégia de Operações
É a reconciliação estratégica de requisitos de mercado com recursos de operações Recursos tangíveis e intangíveis Necessidades Clientes Competências Áreas de Decisão Estratégica Objetivos de Desempenho Posicionamento mercadológico Processos Concorrência Capacidade Rede Suprimentos Tecnologia Desenvolvimento Objetivos de Desempenho

40 Até a próxima aula.


Carregar ppt "O que é Estratégia de Operações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google