A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELETRICISTA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELETRICISTA."— Transcrição da apresentação:

1 ELETRICISTA

2 OBJETIVO DO TREINAMENTO
Preservação da saúde e a integridade física dos trabalhadores, antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüentemente o controle da ocorrência dos riscos ambientais existentes ou que venham a existir nos locais de trabalho.

3 RISCOS FÍSICOS AGENTE DE RISCO; Ruído Vibração FONTE GERADORA;
Poli Corte Rolo Compactor

4 RISCOS QUÍMICOS AGENTE DE RISCO; Poeiras Fumos FONTE GERADORA; Cimento
Gesso Queima de Solda

5 RISCO ERGONÔMICO AGENTE DE RISCO; Postura Inadequada
Movimentos Repetitivos FONTE GERADORA; Aux. Eletricista Servente

6 RISCO DE ACIDENTE AGENTE DE RISCO Eletricidade Queda de Altura
Máquinas e Equipamentos sem proteção FONTE GERADORA Fios desencapados Andaime/Escada Esmeril sem Proteção

7 ORDEM DE SERVIÇO CABE AO EMPREGADO
Cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho, inclusive as ordens de serviço expedidas pelo empregador.

8 FINALIDADE DA ORDEM DE SERVIÇO
É por meio da ordem de serviço que o empregador repassa ao empregado conhecimento sobre ações que deve desenvolver e recomendações que deve atender, visando à sua segurança contra possíveis acidentes e/ou doenças de trabalho.

9 EPI-EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
Item 6.3 – A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente,EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento .

10 EPI-EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
NR-6/ Item Cabe ao empregador quanto ao EPI: Adquirir o adequado ao risco de cada atividade; Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado , guarda e conservação; Substituir imediatamente quando danificado ou extraviado;

11 EPI-EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
Item – Cabe ao empregado: Usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se pela guarda e conservação; Cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado;

12 EPI-EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

13 EPC-EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA
São todos dispositivos de uso coletivo, destinados a proteger a integridade física dos trabalhadores.

14 MEDIDAS DE PROTEÇÃO COLETIVA
As medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização elétrica.

15 EPC-EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA
VANTEGENS DO EPC: Menor Custo a médio e longo Prazo; Atinge a todos funcionários direto ou indiretamente; Maior facilidade no controle da manutenção; Redução no número de acidentes;

16 MEDIDAS DE PROTEÇÃO COLETIVA; NR-10
Na impossibilidade de implementação da desenergização devem ser utilizadas outras medidas de proteção coletiva tais como: Isolação das partes vivas; Obstáculos; Barreiras;

17 NR-10 Sinalização; Sistema de seccionamento automático de alimentação;
Bloqueio de religamento automático; Aterramento das instalações elétricas;

18 NR-10 Nos locais de trabalho só podem ser utilizados equipamentos , dispositivos e ferramentas elétricas compatíveis com a instalação elétrica existente; As instalações deve ser mantidas em condições seguras de funcionamento e seus sistemas de proteção inspecionados e controlados periodicamente

19 NR-10 Para todos os demais trabalhos, é necessário que o profissional seja qualificado, tendo recebido o treinamento de segurança para trabalhos em instalações elétricas energizadas;

20 NR-10 O responsável pelo serviço deve suspender as atividades quando verificar situação ou condição de risco não prevista, cuja eliminação imediata não seja possível.

21 EPC-EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA

22 ATO INSEGURO São todos aqueles praticados pelo trabalhador, devido à sua atividade no trabalho. É o comportamento do trabalhador, consciente ou inconsciente, que pode leva-lo a sofrer uma lesão pessoal causada por uma exposição a uma determinado risco.

23 ATO INSEGURO Eliminar apenas as condições inseguras é insuficiente, pois as pessoas também causam acidentes. Os atos inseguros dos funcionários são: - Carregar materiais pesados de maneira inadequada. - Trabalhar em velocidade insegura - muito rápida ou lenta. - Utilizar esquema de segurança que não funciona. - Usar equipamentos inseguros ou usá-los inadequadamente. - Não usar procedimentos seguros. - Assumir posições inseguras. - Subir escadas ou degraus depressa. - Distrair, negligenciar, brincar, arriscar, correr, pular, saltar, abusar etc.

24 ATOS INSEGUROS

25 ATOS INSEGUROS

26 CONDIÇÕES INSEGURAS São aquelas que comprometem de alguma forma a segurança do trabalhador, devido a defeitos de máquinas, equipamentos, processos de trabalho ou riscos ambientais não controlados. Uma condição insegura é uma situação de trabalho referente ao local, que pode causar lesões ou danos materiais, se não for devidamente controlada. Ex: instalações elétricas, pisos escorregadios, etc.

27 CONDIÇÕES INSEGURAS Constituem as principais causas dos acidentes no trabalho. Incluem fatores como: - Equipamentos sem proteção. - Equipamentos defeituosos. - Procedimentos arriscados em máquinas ou equipamentos. - Armazenamento inseguro, congestionado ou sobrecarregado. - Iluminação deficiente ou imprópria. -Ventilação imprópria, mudança insuficiente de ar ou fonte de ar impuro. Condições físicas ou mecânicas inseguras que constituem zonas de perigo.

28 CONDIÇÕES INSEGURAS

29 CONDIÇÕES INSEGURAS

30 FIM


Carregar ppt "ELETRICISTA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google