A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA"— Transcrição da apresentação:

1 A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA
Docente: Cristina Abrunhosa Disciplina: Sociologia Série: 1º ano EM

2 A epistemologia das ciências sociais
O que é? Vertentes filosóficas voltadas para o conhecimento: - Racionalismo (Descartes); - Empirismo/Positivismo (organicismo social). A “ditadura do método”.

3 A relação sujeito/objeto nas ciências naturais e humanas
Hermenêutica do conhecimento: Busca interpretar a realidade humana em seu próprio desenvolvimento histórico. Representante: Wilhelm Dilthey ( ). Obra: Introdução às Disciplinas Humanistas.

4 A relação sujeito/objeto nas ciências naturais e humanas
Posições: - Se a realidade deve ser conhecida através da interpretação, como usar os métodos das c. naturais? É impossível o cientista social ser distante do objeto de estudo. As c. humanas possuem caráter interpretativo porque o pesquisador é parte integrante do estudo.

5 A relação sujeito/objeto nas ciências naturais e humanas
Objeto de estudo: fruto da ação do homem incluindo valores, emoções etc. Impossibilidade de criar leis gerais. A subjetividade nas c. humanas não reduz a sua cientificidade.

6 O método nas ciências sociais
A importância do método. Campo bastante amplo e diversificado. Exs: levar em conta a historicidade, o discurso, valores, emoções.

7 O método nas ciências sociais
Karl Popper ( ) critica o método indutivo. O problema: confronto o que se pensa (conhec. prévio) X os fatos (conhec. real); A validade do conhecimento é garantida via capacidade de elaborar problemas e originalidade das respostas.

8 O método nas ciências sociais
A diversidade de elementos na vida social impede um só paradigma dar conta de tudo. Diálogo entre a Psicologia, História, Filosofia, Antropologia. Atenção aos níveis microssociais (família, equipe de trabalho, escola) e macrossociais (político, social e econômico).


Carregar ppt "A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google